Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 31 de agosto de 2019

Criação da Paroquia de São Raimundo Nonato - Por Antônio Morais

Padre Jose Alves de Lima - Padre Lima foto. Vigário de 1918 a 1923. Neste período a Diocese do Crato decidiu fundar o Banco do Cariri. Algumas paroquias resolveram se desfazer do patrimônio para subscrever ações. A venda do patrimônio de São Raimundo causou o maior riboliço na comunidade católica. Surgiu o primeiro foco de protestantes do município, inicialmente na Vacaria com as famílias Aniceto, Gino e Camilo depois se pulverizando pelo sitio Varzinha onde o poeta Manuel Antônio de Sousa se notabilizou com o verso da venda do patrimônio, uma critica contundente a decisão do padre Lima.  Padre Lima  sucedeu o Padre José Gonçalves Ferreira  que cometeu  suicídio  em 1917.

Criação da Paroquia de São Raimundo.

Na historia da origem dos municípios, religião e política andam juntas. A sua criação vêm bem próximas uma da outra. Em Várzea-Alegre não foi diferente. A paróquia de São Raimundo Nonato foi criada em 30.11.1863 pela lei 1.076 emanada de Dom Antônio dos Santos primeiro Bispo do Ceara. O patrimônio da igreja contava com 400 braças quadradas de terra doadas pelo Major Joaquim Alves Bezerra, sua esposa e outros amigos. Seu primeiro Vigário foi Padre Benedito de Souza Rego. Das famílias Morais Rego dos Inhamuns.

Abaixo relacionamos os vigários, a naturalidade e os períodos de cada um deles na Paróquia de São Raimundo Nonato em Várzea-Alegre.

1864 a 1875 = Padre Benedito de Sousa Rego -  Tauá.

1875 a 1878 = Padre Vicente Férrer Pontes Pereira - Assaré.

1878 a 1883 = Padre José Alves Bezerra - Várzea-Alegre.

1885 a 1904 = Padre Joaquim Manuel Sampaio - Milagres.

1904 a 1917 = Padre José Gonçalves Ferreira - Aurora.

1918 a 1923 = Padre José Alves de Lima - Barbalha.

1923 a 1928 = Padre Raimundo Monteiro Dias - Icó.

1928 a 1932 = Padre José Ferreira Lobo - Missão Velha.

1932 a 1969 = Padre José Otávio de Andrade - Aiuaba.

De 1969 até os nossos dias o Padre José Mota Mendes - Assaré.

De todos os vigários com mandato  na Paróquia de São Raimundo, em Várzea-Alegre apenas o terceiro Padre José Alves Bezerra  era filho natural da cidade. 

2 comentários:

  1. A historia da paroquia de São Raimundo é muito bonita, muito rica de religiosidade e fé. O Major Joaquim Alves foi decisivo para criação da paróquia fazendo a doação do patrimônio exigido pelo bispo e determinando o local a ser construída a igreja. Atendendo ao pedido de sua mãe o templo foi edificado no local de sua casa.

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade - De todos os vigários com mandato na Paróquia de São Raimundo apenas o terceiro Padre José Alves Bezerra era natural de Várzea-Alegre. Os demais eram todos filhos de outras cidades.

    ResponderExcluir