Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

390 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O teimoso - Foi, num foi. Foi, num foi!

Certa feita, o meu amigo e primo de saudosa memória que não revelo o nome nem sob tortura, saiu do Sanharol para vê o reisado no Roçado Dentro.

No Sitio Chico, na passagem do Riacho do Feijão, entre as casas do velho Alencar e de José Fiúza, um "cururu" ousou desafia-lo: FOI.

O amigo parou, ficou esperando o repique que em pouco tempo veio: FOI, novamente.

Então resolveu enfrentar o desafiante atrevido: O cururu – Foi, Ele num foi. Foi, num foi.

Essa cantilena perdurou a noite toda. O amigo perdeu o reisado. Mas, lá pelas quatro da manhã, no quebrar da barra, a passarada desperta, solta os primeiros gorjeios e o cururu cansado se cala.

Então, sentindo-se vitorioso o teimoso que era um gago  muito bem  humorista estufou o peito e disse a presente expressão: "ora mais essa, eu tô atostumado a teimar é com os taba do PT, um tururuzim merda desses vem me desafiar".




6 comentários:

  1. Xandoca tinha razão. Pra teimar cum os tabas do PT dar é fuete. Voce sabe o que é fuete. Eu não sei. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Morais, o convite já foi enviado para o E-mail do ANDRÉ.

    Abraços,
    Sempre à Disposição,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo saudoso Xandoca, que Deus tenha-o conduzido para um bom lugar. Luis Bitu, meu irmão ganho um carneiro Argentino muito gordo do seu grande amigo Otacílio Correia e convidou Xandoca para o churrasco em nossa residência no Sítio Sanharol. Xandoca começou a saborear o carneiro quando foi indagado pela minha irmã Ieda. Xadoca!!!!!!!!!, Cuidado com o colesterol!!!, Xadaco admirado com essa palavra estranha pergunta: o que é colesterol????, Ieda dando uma de médica explica: Xadoca!!!!!!!!!, Colesterol é o exerço de gordura no sangue tapando as veias, impedindo o bombeamento de sangue para o coração. Xadoca admirado com a resposta disse: Ieda!!!!!, Para mim não existe nenhum problema comer essa carne gordurosa, pois não tenho gordura e nem sangue.
    Um forte abraço extensivo a todos os familiares do meu grande amigo Xandoca, cidadão de renome que deixou grandes saudades na comunidade do Sanharol.

    ResponderExcluir
  4. Para lembrar bem do saudoso Xandoca, Vejam a postagem, que vou fazer na sequência.
    CASA COM GOTEIRAS.

    ResponderExcluir
  5. O saudoso "Chandoca" foi um dos maiores goleiros do futebol, na época em que Várzea Alegre se destacaca e dava importância a esse esporte. Aliás na sua família tinham vários craques na bola; exemplo,Tãozinho, Lula, Mascote etc. Jogavam no time do Sanharol, cujo dirigente era José André, como todos sabem, grande desportista e genitor do administrador desse blog.

    ResponderExcluir
  6. Já bem prestes a falecer o médico chegou para ele e disse; Chandoca, será se eu mandar fazer um "arrozim' com carne , será se te ofende, hein?
    Aí ele respondeu com a voz fraca; ofende nada, doutor, já viu carne ofender a ninguém?

    ResponderExcluir