Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Gratidão por Dona Eliza - Por Fafá Bitu

Fafá Bitu.
Nasci em Várzea Alegre - Ceará onde passei a infância e parte da adolescência. O Educandário Santa Inês foi minha primeira escola. Estudei também no Ginásio São Raimundo de onde tenho as melhores recordações. Depois vim á Fortaleza onde cursei Letras e trabalhei durante 25 anos como professora de Francês. Passei a vida inteira me preparando para fazer a tão sonhada viagem à França. A coragem e a vitória de fazer um curso de verão em Paris de onde guardo as melhores recordações, tendo a oportunidade de conviver com estudantes russos, italianos, gregos, espanhóis, poloneses e japoneses falando o idioma mais bonito do mundo: o francês. Andar sozinha pelas ruas de Paris e Lisboa sem medo do trânsito e da violência e me achando a pessoa mais saudável desse mundo. Só tenho motivos para ser feliz: a família, os alunos que foram meu instrumento de trabalho que exercia como se fosse um lazer. Ainda hoje recebo homenagens as mais diversas. No carnaval passado, voltei ás ruas de minha cidade, pelas mãos do meu sobrinho Freitas Neto, portando o estandarte FAFÁ BITU - VULTO VARZEAALEGRENSE. Obrigada, MOCIDADE INDEPENDENTE DO SANHAROL! Bela homenagem. Fiquei muito orgulhosa e dedico esta bela homenagem ao meu irmão Luiz Alves Bitu que era meu companheiro motorista quando eu não podia caminhar.
Fátima Bitu
Comentário do Blog;
Fafá.
Agratidão é a princiapal qualidade do ser humano. Parabéns pela manifestação de carinho e afeto por nossa saudosa professora Eliza Gomes Correia. Quantas pessoas passaram pelas mãos benfazejas de Dona Eliza? Saiba, quem colhe somente colhe aquilo que planta, você há de colher essa mesma manifestação de consideração da parte de seus estimados alunos. Tenho certeza que muitos não se dispuzeram a comentar , mas nenhum que viu a postagem deixou de reconhecer a importância de Dona Eliza em sua vida.
Uma boa noite.
A. Morais

14 comentários:

  1. Prezados Amigos.
    na minha relação de abnegados professores nominei: Dona Eliza, Dozina, Iracy, Maria Luiza Correia, Ormicinda, Rivandir, Dolores Pimpim. Já Dr. Savio lembrou Rita Vieira e Zulmira Siebra, e volto com o Raimundo Valquirio Correia Lima que depois se destacou em Sergipe com a fundação de um dos mais tradicionais Colegios do estado. São tantos. Vamos lembrar os nossos herois.

    ResponderExcluir
  2. FAFA BITU, além de ser muito querida por todo seu círculo de amizade, é um grande exemplo de
    dedicação e competência para todo magistério do Ceará ou melhor do Brasil a nível Internacional.
    Salve o dia do PROFESSOR.

    Carlos Airton

    ResponderExcluir
  3. tem a dona Janoca, que foi uma das primeiras educadoras do municipio mãe de J. C Alencar Araripe

    ResponderExcluir
  4. maria afonsina a primeira formada de varzea alegre

    ResponderExcluir
  5. Na verdade,o meu objetivo era homenagear o professor em geral, referi-me a Dona Elisa porque foi minha primeira professora. Além de ter me passado as primeiras lições me ensinou também a superar os obstáculos que nós duas enfrentamos. Dona Iraci Bezerra, esposa do Sr. Pedro Piau foi uma forte referência na minha vida.Até hoje lembro de suas palavras mágicas que ecoam até hoje: " Estude, Fafá, vc gosta muito de ler e com certeza vai se dar muito bem". Sou feliz porque não decepcionei nenhuma das duas.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Israel Batista.

    Sem querer polemisar tenho informações que a primeira normalista de Varzea-Alegre foi Dona Dolores Menezes. Naqueles tempos a "Normalista" era a professora graduada para cursos superiores que não dispunha ainda a cidade. De qualquer modo meu respeito por todos.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Fafá.

    Minha primeira professora de francês foi Dona Aniete Ferreira. Lembro-me da versão do primeiro texto: "Após dois meses e meio de deliciosas ferias, eis-me aqui novamente entre meus professores e meus camaradas".
    Em frances não lembro mais.Escreva em frances para que eu me lembre do Livrinho velho, do Ginasio São Raimundo e de Minha professora. Um bom final de Semana.

    ResponderExcluir
  8. Morais, é que estou fazendo as homenagens por etapa. Depois do admissão fui para o ginásio São Raimundo que era a princípio na Rua Getúlio Vargas. Surgiu o primeiro obstáculo: era longe para mim então Luiz Bitu, meu querido irmão me levava na garupa da bicileta. Pensa num trajeto!Meu primeiro contato com a língua francesa foi através da professora Aniete Ferreira. Veja o texto original: " Après un mois et demi de delicieuses vacances, me voici de nouveau entre mes professeurs et mes camarades." Portanto devo á profa. Aniete meu primeiro contato com a língua mais suave desse mundo. E ainda estou narrando a antiga quinta série. Há muito o que dizer ainda. Um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. O Blog está de parabéns por tão honrosa contribuição de Fafá Bitu. Um grande exemplo de vida com muita sensibilidade e inteligência.
    Beijos Fafá e continue enriquecendo a nossa leitura com seus belos textos.

    ResponderExcluir
  10. FAFA BITU sempre será um grande espelho de dignidade, cultura e acima de tudo, exemplo de Vida a ser seguido por todos seus amigos e conterrâneos.

    ResponderExcluir
  11. Estou muito feliz, com a chegada de Fafá no nosso blog.
    Abraços a todos do blog.

    ResponderExcluir
  12. Amigos.

    Sou um saudosista roxo. Ontem, pus-me a lembrar aquele inicio de Março de 1965 quando iniciei o curso Ginasial no Colegio São Raimundo. Estou tentando lembrar a Direção da Escola, os professores e os colegas de classe do primeiro ano. Se a memoria velha não falhar farei a postagem em breve.
    Um grande abraço.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  13. Dr. Jose Savio Pinheiro - Disse:

    Quantas recordações eu sinto em relembrar as personagens Fafá, Zezê, seu Zé Bitu. A casa grande, em frente a pracinha da igreja, e a imortal esquina são tintas vivas do quadro da minha memória. A dedicação e a idolatria que o seu Chiquinho de Louso, meu saudoso pai, guardava de vocês é coisa que eu ainda guardo no lado esquerdo do peito.

    Parabéns e um grande abraço extensivo a toda a sua família.

    ResponderExcluir
  14. O Sr. José Bitu era cumpadre do meu pai duas vezes:
    Meu pai é padrinho de Zezê e
    Zé Bitu era padrinho do meu irmão
    Luís Sérgio.

    ResponderExcluir