Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 23 de outubro de 2010

Imunidade: Você sabe o que significa?

Esfriou de novo? Infecções respiratorias e alergias outra vez? A primeira solicitação que chega ao consultório: "Doutor, eu vim aqui para aumentar a minha imunidade". Vamos deixar claro: não há como aumentar uma imunidade normal. Nem na alopatia, nem na homeopatia. Explico melhor:
Existe um quadro caracteristico como imuno-deficiência, que é doença.
Existe outro quadro conhecido como imunidade baixa - mais um dos mitos da medicina, assim como achar que muita Vitamina C protege contra resfriados e gripes.
A Palavra imunidade vem de immunitas, que, em latim, designava a isenção de taxas que se oferecia aos senadores romanos. Com o tempo, passou a significar a proteção contra doenças( mais especialmente as infecto-contagiosas) desenvolvida pelo nosso corpo para se defender de agressores externos, como virus, bactérias e fungos.
Dispomos de agentes físicos ( cílios, pelos, muco, líquidos corporais ) em locais estratégicos do nosso corpo, nariz, boca, entre outros capazes de neutralizar os agressores externos, que acabam destruídos por células destinadas a essa função. Quando esses mecanismos falham, ou acorrem uma agressão mais especifica, o que entra em ação é a nossa imunidade adquirida composta por anticorpos de nomes linfócitos T, B, plasmocitos. Esse é o sistema imune que garante nossa sobrevivencia em relação as infecções.

Um comentário:

  1. Loló, casada com Zé Paca, moravam no Serrote. Um dia Loló teve uma gripe das grandes. Foi se consultar com o Dr. Lemos e perguntoo: Dr. Lemo, faz mal comer carne de porco com catarro? Catarro era como se chamava gripe naqueles tempos distantes. Dr. Lemos respodeu: faz não, mas é muito seboso.

    ResponderExcluir