Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Cara, carregou e tambem atrapalhou a Dilma.

O presidente entrou na sala improvisada nos fundos do palanque, em Belo Horizonte. Naquela tarde de agosto, vestia uma típica jaqueta boliviana. E estava inquieto:— Vocês acreditam que o Aécio (Neves) teve a coragem de me mandar um recado pedindo para não vir? O tom irritadiço de Lula surpreendeu os políticos do PMDB e do PT que o recepcionavam.— Como é? — quis saber Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo mineiro.
— Ele mandou o Sérgio Andrade (empresário mineiro, acionista dos grupos Oi e Andrade Gutierrez) telefonar para o Gilberto (Carvalho, chefe de Gabinete de Lula). O Gilberto contou que o Sérgio ligou, falando em nome do Aécio, com pedido para eu não vir a Minas. Quem o Aécio pensa que é? Em quem ele acha que manda? Eu sou presidente da República, vou aonde quiser e agora vou para o enfrentamento.
Lula assumira o papel do político em transe com a adrenalina da vingança. E assim continuou. Nas últimas dez semanas empenhou-se num acerto de contas com a oposição. Embriagado com o próprio protagonismo, radicalizou na reta final e acabou por ofuscar sua candidata, Dilma Rousseff, com ofensivas como a promessa de "extirpar" o DEM do mapa político-partidário, o confronto aberto com a imprensa ("nós somos a opinião pública", anunciou) e o elogio ao "antigo radicalismo" petista, que ele próprio revogara na a campanha de 2002.
Resultado: os pouco mais de 46% obtidos por Dilma ontem nas urnas ficaram muito abaixo das projeções do governo e do partido, que já haviam reservado a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a "festa da vitória" no primeiro turno.
Lula construiu, conduziu e viabilizou a candidatura de Dilma, mas acabou atrapalhando-a na reta final. Na votação, delineou-se o limite da sua influência. Ele perdeu nos campos de batalha onde deu ordens aos aliados para que não deixassem sobreviventes entre os oposicionistas.
Em Minas fez um desafio aberto a Aécio Neves e viu seu candidato (Hélio Costa, do PMDB) ser derrotado com quase 30 pontos de diferença por Antonio Anastasia (PSDB).
Em Santa Catarina, onde pregou a "extirpação" do DEM, a sua candidata Ideli Salvati (PT) foi derrotada com 31 pontos de diferença por Raimundo Colombo (DEM).
Blog do Ricardo Noblat

8 comentários:

  1. A grande imprensa diz: Alkmin teve vitoria apertada. Avaliem o numero de votos entre o Alkmim e o revogador do irrevogavel?

    ResponderExcluir
  2. Essas eleições trouxeram muitas novidades e uma delas é a vitória do humorista Tiririca com mais de um milhão de votos em S. Paulo. Outra grande lição que as urnas nos dá é a derrota da oposição DEM e PSDB na maioria dos estados. Caso o Serra venha a ganhar nesse segundo turno terá fificuldades em governar, terá que fazer acordos que eles, o PSDB, haviam criticado no atual governo e que começou em minas, o chamada toma lá dá cá. E é no, dá cá, que a porca torce o rabo. Outro fenômeno foi a subida da Marina na reta final da campanha. O povo não quis saber se ela era negra, evangélica e orionda de um pequeno estado, o povo descobriu que para cerscer é preciso que se quebre determinados pradígmas que só beneficia quem já está no poder. Estou muito feliz com o resultado e vou arriscar aqui um palpite em relação ao apôio da Marina, ela deve apoiar o Serra onde seu partido na maioria dos estados já é aliado. Mas, o voto é do eleitor e não dela, isso é o que vamos ver.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Francisco.

    Toda eleição deixa ensinamentos. E o resultado das urnas deve ser respeitado porque emana da livre vontade do Povo. Veja bem: O DEM tinha um governador apenas, O de Brasilia que foi cassado. Fez dois, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, dobrando os cargos, e logo derrotando a Lider do governo Lula Ideli Salvati e os aliados no Rio Grande do Norte. A Marina cresceu porque é humilde, simples, não mente, não é arrogante nem prepotente. Teremos mais alguns dias, agora com tempos iguais na TV. O favoretissimo da Dilma é inconstestavel, mas teremos uma nova eleição e se surgir pela frente novas Erenices poderá haver dificuldades. Não se pode negar o desempenho do PSDB elegendo tudo em Minas, O governador de São Paulo e um senado e adiando a festa da presidente. O povo deu prova que gosta de quem é honrado, honesto e decente, exemplos deixados por Covas e não esquecidos pelo povo paulista.

    ResponderExcluir
  4. A oposição foi derrotada os Senadores Mão Santa e Eraclito Fortes do Piaui não dirão mais suas bobagens no Senado. Outro opositor chato, o Artur Vírgilio do Amazonas perdeu lugar para Vanessa Grazziotin do PCdoB. O Tasso no ceará também foi derrotado, em São Paulo a escolha foi correta, ficando o estado representado por Marta e Aloisio, do jeito de São Paulo "meso a meso" como dizem os italianos, meio a meio. Mas, quero só ver o Serra ganhar e governar sem maioria na câmara. Será que teremos uma nova versão do mensalão...

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o Golçalves agora já acredita no MENSALÃO....

    que bom que o Golçalves ver virtudes nos eleitos do PSDB...

    Agora, caso tenhamos mais "uma versão do mensalão", VOCÊ, GOLÇALVES, deve apoiá-la, defendê-la, como fez várias vezes nesse blog... ou pelo menos fazer "vista grossa...

    Outra coisa, não acredito que o CRISTO CONVIDARIA O DIABO, SOMENTE PELA GOVERNABILIDADE"..

    Agora, se o SERRA GANHAR, o que não é impossível, será que teremos um PT com os pensamentos atuais (bolsa-esmola, PAC???, pre-sal, mensalão, erenice, corrupção,) ou voltaremos à idade da pedra lascada... (vamos à rua, vamos fazer greve, vamos invadir as fazendas, vamos quebrar tudo).

    Seria bom a segunda opção.....

    ResponderExcluir
  6. No Congresso PMDB, PR, PTB, PP, PRB etc. são sempre GOVERNISTAS, não importa qual seja o governo. Para bom entendedor meia palavra basta...

    ResponderExcluir
  7. Prezados amigos.

    Acompanho o Senador Aluisio Nunes Ferreira ha muitos anos na politica de São Paulo. Homem de posições firmes, intelectual e de muito inteligente, vai contribuir para elevar o nivel dos debates do senado. A Marta não veja o que ela pode acrescentar. Será ouitra Ideli Salvati. Derrotas merecidas as do Mão Santa, que falava do Lula e votava a favor de todas as materias. Heraclitos foi quem primeiro obteve uma liminar do Gilmar Mendes para disputar a eleição. Artur Virgilio nem se fala, nunca fez sua vontade, estava sempre a serviço dos outros muito subserviente. Tasso pelas bobagens que fez pensando que mandava na vontade do povo do Ceará. Por fim o povo é sabio e responsavel pelas alterações na composição do congresso.

    ResponderExcluir
  8. Passos
    Sempre disse aqui e repito o mensalão é invenção do PSDB, não sou eu que diz é a imprensa. Agora nesso o PSDB foi esperto, deixou para o adolescente PT O ONUS do crime. Mas não nego que dentro do PSDB haja pessoas sérias. Tenho muitos amigos tucanos aqui em S. Paulo, e sempre tive com eles boas relações. Mas, o jogo continua e vai ser interessante.

    ResponderExcluir