Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Cruzeiro do Beco de Ze Bitu - Por A. Morais

Este Cruzeiro localizado no Beco de Zé Bitu próximo a Praça de Santo Antonio precisa resgatar sua historia. Quem construiu? Qual a razão de ser? Em que ano foi construído? Eu sou muito curioso e não conheço nada da historia do Cruzeiro. Citam-se como um contraste, dizem que é isolado, nem sei se é dele que falam. Precisamos levantar informações, o puder publico precisa fazer o resgate da memória religiosa do município. Quando não a Igreja devia, outras cidades sabem explorar a historia da fé de seu povo. O que conhecemos nós da nossa. Sobre padre Vicente Ponte pouco sabemos, do cruzeiros quem sabe? Onde estão sepultados os restos mortais de Maria Firmino vitima do Bil? Li outro dia que é ignorado. A igreja que administra o cemitério não sabe? Não conhece? Precisamos esquecer mais os vivos e cuidar melhor dos mortos, de sua historia e de sua memoria, pelo menos da historia.
Dedicado ao Jornalista, Historiador, Poeta, Radialista Claudio José de Souza.

2 comentários:

  1. Não me tenham como chato. Estou apenas levantando umas questões que interessam a historia do povo de Varzea-Alegre. Se há alguem que conhece que escreva faça o registro e não permita que um marco historico seja jogado na vala do esquecimento. Com a palavra Pedro Alves de Morais, Pedro Piau.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. A lacuna que meu pai deixou aumenta mais ainda ao me deparar com um assunto desse e eu não ter a quem perguntar.Feliz é Mundim que tem seu pai ainda em Várzea Alegre e pode esclarecer melhor esse assunto.Só sei que nãovamos permitir que um marco histórico seja jogado no esquecimento.

    ResponderExcluir