Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

O profeta enfezado - Por Antonio Morais

A principal preocupação do sertanejo era com o inverno.  Luiz André fazia suas experiências e baseado nelas emitia previsões. Um ano lá ele disse que ia ser ruim de inverno, coisa não muito difícil de acertar, pras bandas do Ceará. José André, sei irmão disse Luiz você pode está enganado, nós devemos ter fé e acreditar que pode haver um bom inverno. O agricultor deve acreditar.

Luiz André não gostou de ser contestado e levantou o tom da voz reafirmando que todos os seus estudos indicavam que o inverno ia ser ruim mesmo.

José André  acrescentou que ouviu falar no radio, na hora do Brasil que choveu forte no Piauí.

Luiz André encerrou o papo dizendo: Entonse, você vá botar sua roça lá.

4 comentários:

  1. Veja em que se baseavam os sertanejo para prevê chuvas: Antonio Budu cambitava uma lenha da Macambira, todos conhecem a ladeira que dar acesso ao local, então quando chegou da primeira viagem disse: Ze André vai chover nestes dois dias. Ze André: por que tanta certeza Antonio? Porque quando o jumentinho subiu a ladeira da serra ficou se desmanchando em suor. Ora mais veja!

    ResponderExcluir
  2. certa vez os agricultores reunidos na caloada de Luiz Bastião, discutiam sobre o inverno, isso no começo de fevereiro. todos arriscavam um palpite, até que alguém perguntou: e você, Antônio leandro, qual é seu palpite, o inverno vai ser bom ou vai ser ruim: meu pai, respondeu tranquilamente; home, qunado for no fim de maio eu digo uma coisa a vocês.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Giovane.

    Voce anda meio sumido. Chegue pra perto homem, sua colaboração é importantissima para o Sanharol. Quanto ao palpite Antonio Leandro tinha Razão: no fim de Maio dava para se ter uma resposta que não deixasse duvida. hahaha

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, VARZEA ALEGRE, soube que choveu aí, como é bom sentir o cheirinho de terra molhada novamente, as pessoas nas calçadas saltitantes de alegria.VARZEA tem disso: todos se conhecem, se amam, se estranham mas é nosso canto, nossa identidade, como se fôssemos uma só família. Abraço Fafá

    ResponderExcluir