Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sabedoria Antiga - Por A. Morais

O Sanharol de antigamente era tido como um lugar especial. Os seus habitantes se esmeravam em honestidade e correção. Diziam: aqui não há cachaceiro, ladrão, mulher falada, homem daqui não anda no cabaré, não espia mulher tomar banho ou coisa que o valha. Dos meus quatro tios, Luiz André era o mais exigente. Em 1966, na campanha política que elegeu Dr. Pedro para o seu primeiro mandato, houve um comício na Boa Vista. Então a rapaziada do Sanharol pediu permissão aos pais e foi prestigiar o evento do amigo. Eu e Pedro meu irmão, Raimundo de Tio Luiz André e Jonas, Bile de tio Chico André e Pedro, Francisco de tio Joaquim André e Luiz Lisboa.
De passagem pela bodega de Raimundo Sabino nos cotizamos e compramos uma garrafa de Sapupara. Saímos fazendo a festa. Como não tinha copos cada um dava uma golada na teimoza. Os netos de madrinha Zefa bebendo cachaça? Não se podia acreditar. Pois é que o Jonas tomou umas goladas maiores e se embebedou. Foi o maior sacrifício para se recuperar: Tomou Banho, tomou meizinhas, café amargo na casa de Paulo de Santiago e nada do Jonas ficar bom. No outro dia a ribeira estava toda comentando: os netos de madrinha Zefa melaram a medalha. Jonas dormiu na casa de um dos primos para não se denunciar, e, quando foi três dias depois, já tudo calmo, todos pensando que o caso fazia parte do passado, tio Luiz André chegou para o Jonas e perguntou: Oh meu filho, o que foi mesmo que Dr. Pedro falou no discurso que fez na Boa Vista? Jonas: Ele falou umas coisas lá. Tá conversando sujeito? Sabedoria antiga. Você acha que numa época em que Frazo do Garrote estava em plena atividade uma historia destas ficava em sigilo? Impossível!

2 comentários:

  1. Depois, com a modernidade o Sanharol passou a ser uma Arca de Noé: de tudo tem um pouco.

    ResponderExcluir
  2. É QUE O SANHAROL TAMBÉM É MUNDO QUE SE EVOLUI; INFELIZMENTE EVOLUÇÃO CONTURBADA ESSE NOSSO MUNDO ATUAL. O QUE EU ACHO INTERESSANTE SAO ALGUNS FOCOS DE RESISTENCIA QUE AINDA EXISTE EM MUITAS FAMÍLIAS DE NOSSA VÁRZEA, VALORIZANDO A MORAL A ÉTICA ENTRE OUTROS VALORES QUE A CADA DIA SE DISTANCIAM DA MAIORIA

    ResponderExcluir