Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de outubro de 2010

Saudades - Por Dr. José Bitu Moreno

“O vôo das andorinhas no céu azul, de nuvens brancas. A igreja no espaço retangular, como o quadro de uma santa, vestida em azul e branco. O sol refletindo-se nas pedras das ruas...”
A voz pelo telefone murmurando:
”Nosso primo e amigo morreu”.
Ele, o moço alegre, talentoso, elegante, o bom primo, companheiro de tantas farras. Parecíamos eternos na nossa juventude. Depois soprou o vento de outono, espalhando folhas, transportando-nos, sementes, que onde caíram seguiram o codificado ciclo, semeando a vida, escrevendo a repetida história. Algumas não resistiram e caíram mais cedo, nas águas do mar, no deserto escaldante, ou nas neves eternas das montanhas.
“O vôo das andorinhas desenhando em minúsculos pontinhos pretos as tardes da nossa infância, o cruzeiro da igreja, as ruas de calçamento polido que se alongavam até Recife, até Fortaleza, até São Paulo...”
Ele se foi então, como outros tantos, não aguentou a barra, sequer se despediu. Outro foi vítima da violência gratuita e irresponsável, que varre o Brasil como um vento mau. Seus retratos o vento sopra adiante no céu de lembranças, na manhã petrificada, no cruzeiro de madeira enegrecida, enquanto os sinos badalam e uma lenta procissão atravessa a antiga Rua Major Joaquim Alves.
As ruas de pedras polidas por onde seus passos correram ligeiros e de onde um dia partiram, agora os recebe de volta.
As pipas coloridas estão desaparecendo dos céus.
As andorinhas se recolheram aos campanários.
No interior da velha igreja azul, os santos rezam em vigília.
Deus proteja as nossas crianças.
José Bitu Moreno

12 comentários:

  1. que texto sentimental, li imaginando toda cena, é assim mesmo quando se parte um grande amigo, parabéns pelo bonito texto primo você como sempre nos emociona com as postagens

    ResponderExcluir
  2. atediSAUDADES.
    Na minha imaginação, esse conto
    foi inspirado na falta que o Dr. Iran nos deixou.
    Parabéns ao Dr. Zé Bitu e ao blog,
    Pela excelente matéria.

    ResponderExcluir
  3. Poetas Israel Batista e Mundim do Vale.

    Diante de tão bela cronica, fico sem ação, sem palavras, abstenho-me de comentar, contemplo apenas.
    Abraços aos poetas e parabens ao Dr. Jose Bitu.

    ResponderExcluir
  4. tb penso igual a vc raimundinho já que o doutor iran era amiga do escritor e parente e ele expressou de uma maneira que nos emocionou

    ResponderExcluir
  5. Exceento texto. Muito sentimento e inpiração em bem escohidas palavras...
    Adorei...

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos,
    Talvez a palavra "primo", no texto, atrapalhe um pouco. Na verdade considero parentes,primos, todos de Várzea-Alegre. Pelo menos os da minha época. Se se debulhar a árvore genealógica, a maioria é.
    Mas, voltando ao texto, eu me refiro a todos que foram embora em idade jovem e de forma inesperada, como Serginho Piau, Serginho Carvalho, Mário de Aldair, Henrique de José Carvalho, o irmão de Afonsina Diniz (me foge o nome agora), Antão Bitu, os que perderam a vida em São Paulo, e outros...
    Aqui uma homenagem a todos aqueles.
    Abraços ,
    Bitu

    ResponderExcluir
  7. Ao ler este texto, tive uma reação diferente das grandes gargalhadas que sempre dou quando estou por aqui a ler tantos causos..... Caíram muitas lágrimas... Uma mistura de emoção...Uma saudade uniu-se ao medo da perda... A distancia ...... Uma tristeza por ver tantos tão jovens e queridos irem "embora"... Uma dor doída em meu coração!!!!
    Um belo texto!! Parabéns Dr.José Bitu !!!

    ResponderExcluir
  8. Dr. Jose Savio Pinheiro - Disse:

    A retrospectiva imagem guardada carinhosamente pelo grande poeta, já que essa tão bem confeccionada crônica é poesia das melhores, é passada do oitão da igreja matriz de São Raimundo Nonato até a antiga residência do autor.

    Também vejo, ainda, com muita nitidez o voar suave das andorinhas e das pipas (arraias) naquele céu azulado que agasalhava a nossa retangular matriz.

    Parabéns Zé Bitu pelo resgate poético de uma época que não desapareceu de sua mente adulta.

    Dr. Savio.

    ResponderExcluir
  9. Bonita crônica, me fez lembrar-se do meu querido irmão José Bitu que já se encontra com Deus e que também fez parte de todo trajeto descrito no texto pelo nobre primo José Bitu. Antão Bitu, Pedro Cajarana e outros que se foram, mas marcaram um evo no contexto histórico de nossa querida Várzea- Alegre.

    ResponderExcluir
  10. Caro João,

    Dedé, Pedro Cajarana, Antão...Cada um ficou marcado em nosso coração.

    Zé Sávio, grande a sua sensibilidade de poeta, que captou cada palavra que escrevi e redimensionou.

    Klébia, a sua sensibilidade também me emocionou.

    Abraços a todos,
    José Bitu

    ResponderExcluir
  11. Prezados amigos Israel, Mundim, Flavin, Dr. Savio, Klebia Fiuza e João Bitu.

    O texto do Dr. Bitu é a abertura de uma vereda para a perfeição. Com a estrada aberta por ele em seu comentario: Os Serginhos Piau e Carvalho, Joaquim Esio Diniz, Henrique, Mario, Antão Bitu e muitos outros o texto cresceu no nosso conceito, ficou mais do que perfeito. Só mentes livres e sadias são capazes de tais produções. Em nome da memoria e historia de todos eles os nossos agradecimentos.
    Abraços Dr. Jose Bitu.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Savio.

    Raimundo Wilton enviou junto do texto uma foto da igreja tal qual voce faz a descrição. Infelismente não consegui postar, o arquivo não liberou a foto. Minhas desculpas ao Wilton.
    Abraços.

    ResponderExcluir