Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Símbolo da Estupidez - Confundir a Pessoa Humana com a Preferência Política



As amizades precisam sobreviver às diferenças de opiniões !

A
s eleições estão nos trazendo o que de pior o ser humano tem dentro de si: O ódio desenfreado por aqueles que têm opinião política contrária. É notório aqui neste Blog ( como em todos os outros ), bem como na Internet de maneira geral, nos bares, nas lanchonetes, as inúmeras demonstrações de ódio não apenas pela opinião política ou religiosa, mas pelo próprio ser que a manifeste em público.

Carcomidos pela mais profunda intolerância Política, essas pessoas são capazes de destruir amizades aparentemente sólidas que atravessaram décadas, por uma simples divergência de pensamentos. Isso me lembra a velha Inquisição, quando aqueles que não concordavam com os ditames da época, eram incinerados vivos.

Quantas e quantas amizades já não foram desfeitas nos últimos meses apenas porque uma pessoa vota no partido Azul e outra vota no partido vermelho ? Será que a vida humana e os valores tão pregados por alguns se resumem a isto ? Nestas eleições vi jovens se degladiando, vi velhos quase se matando, vi pessoas que eu considerava inteligentes, como médicos, advogados, pessoas que têm até um bom nome na cidade, descerem do salto e ir brigarem no meio do povo, numa mais profunda demonstração de vileza, de baixaria, e de loucura!

Será que o Ser Humano não vale mais que a sua mera opinião política ?
Será que as amizades não deveriam estar sempre acima das convicções políticas e até religiosas ?

Porque afinal, o homem no seu íntimo se mostra tão ruim ? Essa pode ser até uma perguntinha infantil, tola, que se poderia fazer. É preciso todos percebermos o momento atual, e saber que tudo isso irá passar em poucos dias. Que as convicções que temos hoje, nos servem ocasionalmente, e que no futuro, poderemos mudar de opinião. Então, porque sacrificar nossas amizades por uma simples divergência de idéias ? A política deixa muita gente cega, é verdade. Pode fazer amigos brigarem, mas até certo ponto. Lembro-me de um ditado antigo, que já dizia que "As idéias brigam, mas as pessoas não deveriam brigar". Que tenhamos opiniões diversas. Nossos pensamentos não precisam ser concordantes em tudo. Mas há que permanecer sempre o respeito, a amizade, porque afinal, estamos tratando de seres humanos.

Parece-me incrível que alguns possam ainda nutrir um ódio tão mortal, tão descabido, e tão desproporcional pelos outros seres, a ponto de querer ver a aniquilação do próximo, somente pelo fato de não comungarem das suas idéias políticas. É provar para o mundo a grande estupidez que guardam dentro de si próprios, e a criticam nos outros. É mostrar que não são capazes de aceitar os que pensam de forma diferente, por desejarem a sua morte. É mostrar que aquilo de bom que fazem no dia-a-dia, vira fumaça, perdidos na noite escura da loucura, na mais absurda das insanidades humanas.

"Que valor há numa amizade incapaz de sobreviver a uma simples diferença de opinião política ou Religiosa ?"

Por: Dihelson Mendonça

3 comentários:

  1. Parabens Dihelson.

    Pela lucidez. É isso mesmo. As amizades eram aparentes, não existiam, por essa razão foram pelo ralo com tanta facilidade.

    ResponderExcluir
  2. Dihelson:

    Que o povinho com instrução primária brigue com amigos e demonstre intolerância, não justifica, mas explica.

    Entretanto, existe uma minoria ínfima -- formada por "doutor-escritor, professor em vésperas de doutorado e fanáticos" -- postando matérias ofensivas, piadinhas de mau gosto e gozações reles, num blog (felizmente de acesso mínimo).

    Aquele Blog se transformou num desaguadouro de intolerância dos que -- não tendo ação política pessoal de destaque -- se vangloriam das ações de seus ídolos numa ação servil desprezível que revela a real personalidade daquelas pessoas...

    ResponderExcluir
  3. Perder um amigo ou 3 é tolerável, até porque quando eles morrem, perdemos. Pior ainda é perder a nosso caráter. Isso é imperdoável.

    Morais disse bem:

    "As amizades eram aparentes, não existiam, por essa razão foram pelo ralo com tanta facilidade."

    Eu creio que uma amizade de verdade jamais deve se desfazer por nenhuma razão deste mundo. Só se desmancha, aquilo que era podre. Eu prezo muito aqueles que eu considero amigos. Mas eu não quero amigos feitos de algodão doce. Minhas amizades são de pedra. O amigo, deve ser amigo em todas as horas e para sempre.

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir