Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Terra disso, terra daquilo - Por A. Morais

Há quem diga que o Sanharol é a terra do fuxico. Dizem até que um transeunte carregava um saco de fuxico e outro de besteira. Cansado e sem forças deixou o primeiro no Sanharol, o segundo no Chico. Alguns afirmam sem medo de errar que Frazo do Garrote foi o rei do fuxico, especialmente em períodos de eleição. Eu não entendo assim. Nesta ocupação eu acho que a campeã da modalidade foi a Laura da Formiga. Uma moça velha, naqueles tempos, como poderia saber de historias do tipo abaixo?
Antonio do Sapo descia a cidade para fazer a feira semanal, quando passou pela Formiga foi interpelado por Laura nos termos seguintes: Tio Antoe do Sapo, eu quero saber se o senhor num tá sabendo que Chagas seu filho está passando o dia todo no cabaré jogando xibiu com as quengas! Num perde uma, joga com oito pedras e ganha de tudim.
Eu acho que a historia vai mostrar, um dia, que a Laura é uma grande ameaça ao Frazo do Garrote. Quanto ao Chico, aguardem, depois eu conto.

2 comentários:

  1. Frazo do Garrote morreu solteiro, Laura da Formiga tambem não se casou. Um dia Mininim Bitu tentou arrumar um casamento para os dois e quando Laura soube disse: Frazo vai chorar-godê! Era banqueira a menina.

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que a comunidade conhecida como terra do fuxico era o Gibão. Existiam pessoas pós – graduados na citada profissão. Contudo, Frazo do Garrote, além de fuxiqueiro era babão. Gostava de aparecer fazendo média utilizando-se de outras pessoas com vista a galgar de prestígios falsos. Mas com certeza tinha também mestrado em fazer fuxicos.

    ResponderExcluir