Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uma justa homenagem.

Despertei na meditação primeira do dia focalizei um nome: Ribamar nos escaninhos da memoria viajei ao Maranhão onde prevalece o nome Ribamar. Pensei no "Ribamar do Crato", homem determinado nos seus valores de cidadania perfeita.
O Ribamar do Crato nada tinha de Ribamar. Era José Peixoto de Alencar Cortez. Promotor de Justiça, cratense puro no seu ufanismo de ser louco pelo "Cratinho de Açucar". Bairrista. Ribamar era e é conhecido alem fronteiras. Aqui em Fortaleza, nos meios jurídicos, todos fazem referencia ao Ribamar promotor.
O Ribamar do Ministério Publico como exemplo de correção, equilibrio, ética profissional. Ribamar tão grande no amor ao trabalho que se tornou sinonimo da entidade lá no cariri. Juizes, promotores, advogados quando em idas ao Crato tinham, necessariamente, de fazer visita ao nosso Ribamar. Homem simples até no vestir. Gostava de branco. Roupa limpa. Imaculada. Personalistica. Paletó e gravata só nas audiências do juízo. Toga no júri. Elegante na oratória. Disciplinado no exercício da"magistratura de pé". Sorridente. Simpatia inerente ao ser humano de bom coração que transpira solidariedade. Amigo fiel na correta acepção do termo. Bos conversa. Humor bem dosado no desempenho sereno da sua cidadania. Ribamar um cidadão do bem. Excelente exemplo de seriedade e ética funcional. Defensor intransigente dos direitos iguais, nenhum preconceito na convivência social. Amava a vida com a inteireza de ser justo. Aqui e alem o Robamar vai permanecer nos guardados da memoria que vale perpetuar.
Fonte - A Província.

2 comentários:

  1. NOSSA VÁRZEA ESTAR REPLETA DE RIBAMARES DA VIDA; TANTO NO CARACTER. COMO NO NOME, O CONHECIDO SEM TER NADA HAVER COM O PROPRIO.

    ResponderExcluir
  2. Fui amigo do Dr. Jose Peixoto de Alencar Cortez, Ribamar. Sou parente proximo de Raimunda Bitu Cortez, viuva do Saudoso Ribamar. Ela filha de Jose Alves Bitu, Dedé Bitu do Mari em Varzea-Alegre. Vi essa homenagem justa e merecida na Revista Provincia e a transcrevi para o Blog. Infelizmente a Revista não identifica o autor, lamentavel fato ocorrido tambem na postagem para o professor Zuza Bizerra na mesma edição. Cronicas dessa importancia não devem e não podem deixar de apresentar seus autores. Meus cumprimentos aos Familiares do Dr. Ribamar: Mundinha Bitu, Dr. Inacio Cortez, Dr. Jose Bitu, e Ismalia.

    ResponderExcluir