Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de julho de 2022

Em nome da Cultura - Por Antônio Morais.

A esposa Bezinha, Prof. Walquirio e o Secretario de Estado da Educação de Sergipe.
23/07/08.

Faleceu nesta manhã em Aracaju, aos 84 anos de idade o Professor Raimundo Walquírio Correia Lima. Perde a Associação Desportiva Confiança, um dos maiores presidentes da sua história, responsável pela conquista do bi-campeonato sergipano 1962/1963 como também pela estupenda participação do clube proletário nas V e VI Taças Brasil. 

Professor Walquirio escolheu Sergipe desde 1948, quando aqui chegou do Ceará e ao lado de sua querida esposa Bezinha, fundaram o Colégio Dom José Tomás, homenageando o primeiro Bispo de Aracaju, Dom José Tomás Gomes da Silva. 

Pelo modelar Estabelecimento de Ensino, passaram sergipanos ilustres que militam em diversas atividades da vida em Sergipe D´El Rey. Funcionário do extinto INPS ( Instituto Nacional de Previdência Social), Professor Walquírio plantou em nosso Estado a semente do profissionalismo em Relações Públicas , e também, em Comunicação Social. 

Sergipe chora a perda do sergipano-cearense de Várzea-Alegre Walquírio Correia Lima, exemplo de seriedade, honradez, e competência.

Foto de 2003, o Secretário de Estado da Educação ao lado do casal Prof. Walqurío e Dona Bezinha, visitando o Colégio Dom José Tomás. 

9 comentários:

  1. Varzea-Alegre é muito rica em cultura. A cultura aflora em todos os segmentos da sociedade. São muitos os exemplos, Padre Antonio Batista Vieira, Jornalista Joaquim Ferreira, Jose Clementino, Damião Carlos, o homenageado Raimundo Walquirio Correia Lima, José Felipe dentre outros. No presente temos Pedro Piau, estudioso da nossa Genealogia, Dr. Savio Pinheiro na Academia Brasileira de Cordeis, Linda Lemos na Academia Cearense, o poeta Israel Batista e o nosso querido Mundim do Vale espalhando cultura pelo Brasil a fora.
    Parabens Varzea-Alegre por sua reconhecida cultura.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela citação nesse seu comentário, mas eu sou o menor de todos aqui da terrinha, mas sou o mais preocupado com as coisas antigas, quem tem fotos de seu Disceu? delegado Antonio Costa? DOlores e Ormicinda quando Jovem? o poeta Joaquim Piau? tenho uma infinidades de fotos no meu arquivo, decerto que adquiri mais umas aí nesse blog, povo sem cultura é povo sem história, e vou construindo a minha pequena mais digna nas artes abraços

    ResponderExcluir
  3. também procuro adquiri obras dos mesmos para o meu acervo

    ResponderExcluir
  4. Prezado israel.

    Se voce puder enviar as fotos de Seu Dirceu, Antonio Costa e Joaquim Piau eu ficaria muito grato.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Israel, tem nos dado um bom acervo de informação, de vez em quando ele me surpreende com sua digital e mexe com meu passado em Várzea Alegre. Obrigada, poeta!

    ResponderExcluir
  6. Raimundo Walquirio Correia Lima foi vereador em Varzea-Alegre por varias legislaturas. Foi professor e locutor da amplificadora do seu primo Hamiltom Correia. Depois que chegou em Sergipe foi locutor da Radio Cultura de Aracaju. Informações que não constam do texto. Era irmão de Valdeliz Correia.

    ResponderExcluir
  7. Morais.
    Algumas personalidades citadas aqui no blog, pelo conhecimento que tenho adquirido através de conversas com famíliares, a fortes indícios de serem parentes meu, ainda que distante. É o Caso do homenageado, Raimundo Walquirio Correia Lima. Acontece que em minha família sempre foi exaltada mais a família Vieira por causo de um certo "coroné" Pedro Camilo Vieira, meu bisavô, mas deixemos esse caso para outro momento, e vamos ao que quero dizer. Meu avô Antônio Gonçalves de Almeida, pertencia às famílias Caldas e Siebra. Essas famílias se cruzam com os Correia. Um caso intrigante: Meu avô paterno chamava-se José Correia Lima e meu Pai José Carlos Filho, "chupa essa manga!"(Riso). Um caso para "Sherlock Holmes!" Essa coisa de "pedigree" sempre foi deixado de lado, pela minha família, por achar que Eles não estavam interessados em reconhecer pobres como sendo seus parentes. Até pode ser verdade, porém isso não elimina a ação genética.

    ResponderExcluir
  8. Morais.
    Algumas personalidades citadas aqui no blog, pelo conhecimento que tenho, adquirido através de conversas com famíliares, há fortes indícios de serem parentes meu, ainda que distante. É o Caso do homenageado, Raimundo Walquirio Correia Lima. Acontece que em minha família sempre foi exaltada mais a família Vieira por causa de um certo "coroné" Pedro Camilo Vieira, meu bisavô, mas deixemos esse caso para outro momento. Meu avô Antônio Gonçalves de Almeida, pertencia às famílias Caldas e Siebra. Essas famílias se cruzam com os Correia. Um caso intrigante: Meu avô paterno chamava-se José Correia Lima e meu Pai José Carlos Filho, "chupa essa manga!"(Riso). Um caso para "Sherlock Holmes!" Essa coisa de "pedigree" sempre foi minimizado pela minha família, por achar que Eles não estavam interessados em reconhecer pobres como sendo seus parentes. Até pode ser verdade, porém isso não elimina a ação genética. Acredito eu.

    ResponderExcluir
  9. Tenho feito alguns questionamentos quanto ao reconhecimento do povo de Várzea-Alegre a seus filhos ilustres. Walquirio foi um homem que militou nas áreas da comunicação, educação e politica de nossa terra. Pouco encontramos na historia a respeito deste bem feitor, foi preciso que Sergipe fizesse o seu reconhecimento. Várzea-Alegre está se tornando a cidade do presente, pouco interessa a sua historia e a memoria de seu passado. Isso não é bom.

    ResponderExcluir