Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

GALO PERVERSO - Por Mundim do Vale

.
Dizia o contador que o Sr. Alcides Peixoto era conhecido no Crato, como uma pessoa que gostava muito de briga de galos e também de apostas. Apostava em briga de touros, galos, canários e até de meninos sem pais.
Disse que uma vez Alcides viajou para a cidade de Araripinas e chegou já de noite. Hospedou-se numa pensão para dormir e na manhã seguinte quando acordou foi até uma janela para contemplar a cidade. Da janela ele avistou alguma pessoas arrumando uma rinha para briga de galos. O visitante vestiu-se muito rápido e desceu para praça, lá chegando já avistou um sujeito com um galo branco e outro com um galo vermelho. Os galos só faltavam pular para a briga antes da hora.
Alcides abordou um matuto perguntando:
- Me diga uma coisa parente! Qual é o miozinho dos dois?
- O miozim é o branquim.
Alcides apostou uma boa quantia no galo branco, sem perceber que todos apostavam no vermelho.
Quando deram a ordem para soltar os galos, o vermelho pulou de bico e esporão sobre o branco, que não agüentou nem dois minutos. Morreu sem nem uma pena.
Alcides aborrecido com o prejuízo abordou novamente o pernambucano:
- Você é muito bom de peia viu? Me disse que o miozinho era o branco e fez eu perder meu dinheiro.
- Mais é divera. O miozim era o finado branquim. Agora esse vermeim aí é prevesso, feito o cão do inferno.

Eu não posso confirmar a veracidade do causo porque não foi em Várzea Alegre. Talvez algum colaborador do Crato possa fazer.

4 comentários:

  1. Mundim,

    Di vera, di vera num sei, mas que podi ser, podi ser, né? ...

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  2. Mundim.

    Na verdade o saudoso Alcides Peixoto era apaixonado pelo esporte da briga de galos, canarios e assemelhados. Já ouvir contar esta historia, mas não sei afirmar se tem fundamentos. O Alcides viajou de Crato para cidade pernambucana de Belo Jardim para assistir uma briga de galos. Teve uma discursão com um apostador e terminou sendo assassinado. Uma triste passagem da historia do Crato> O Alcides era benquisto e tinha um vasto numero de amigos.

    ResponderExcluir
  3. Mundim,

    A informação necessita ser sempre testada. O bom, muitas vezes, pode não ser o melhor para você.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Morais

    Alcides era amigo lá de casa. Era impetuoso, mas boa gente. Me lembro dele.

    Que Deus o tenha...

    ResponderExcluir