Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de novembro de 2010

Meu inesquecivel A-S-D-F-G - Por Xico Bizerra

Dona Hermenegilda era muito mais que uma simples professora: era uma doce criatura que ensinava e torcia pelo sucesso de todos que se debruçavam sobre suas velhas Remingtons para aprender os segredos da datilografia, sabedoria indispensável a quem, naquela época, desejasse obter um bom emprego (o melhor deles era o do Banco do Brasil, que exigia um não-sei-quantos-toques-por- minuto para habilitar o candidato). Tive que sair antes da conclusão do curso pra morar na Capital, mas, bom aluno que era, fui presenteado por Dona Hermenegilda com a concessão do diploma de datilógrafo, mesmo antes do curso findo. Botei o ‘canudo’ embaixo do braço e dele nunca precisei (que ela não saiba, se ainda viva for). Mas nunca esqueci o ASDFG que, carinhosamente, D Hermenegilda exigia que batêssemos com os dedos certos. Hoje, cutuco as teclas do computador apenas com os indicadores de cada mão, mas com uma rapidez e um sem-erro que faria orgulhosa Dona Hermenegilda. O ‘A’, que deve ser batido com o dedo mindinho, já se acostumou com o meu indicador da mão esquerda. Que Dona Hermenegilda não saiba.

12 comentários:

  1. Pois é Xico. Eu tambem tive a minha professora de datilografia. A escola ficava proximo ao Colegio Santa Teresa e a professora era Dona Loudinha. A finalidade era a mesma: se preparar para um concurso. Não cheguei a concluir o curso, mas ninguem nunca me pediu para comprovar. O que ficou da escola foi a saudade daquele jovem destemido, esperansoso e disposto e enfrentar a vida e suas dificuldades.
    Um bom Domingo.

    ResponderExcluir
  2. Xico,

    O seu ASDFG e o GFDSA me fizeram recordar de uma época memorável e também melhorar a minha auto-estima curricular, pois eu não lembrava mais desse diploma na minha vida.

    Que saudades de Leni, a minha dedicada professora das dactiloteclas.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpem a ignorância caros blogueiros do Sanharol. Nunca fui um aluno muito prendado e na matéria "blogação" acho que perdi uma lição. Já postei alguns comentários e enquanto estou na página o comentário aparece, quando saiu desaparece. Eu estou sendo censurado ou não estou sabendo como proceder? Faço este comentário aqui porque pode ser que aconteça da mesma forma com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Amigo Robson.

    Inicialmente agradeço o seu comentario. Ele nos desperta para um detalhe que pode acorrer com muitos ou seja; algum tipo de erro na postagem. O blog está aberto para todos os comentaristas colocarem o seu entendimento, seu ponto de vista sobre o tema da postagem e sobre qualquer assunto. Não há censura. Para comentar basta ter uma conta no google e a senha. Em toda a existencia do Blog eu deletei comentarios de um só comentaristas e foi em respeito a ele proprio. Espero vê-lo novamente comentando e enriquecendo as postagens. No seu caso devo informar que é um prazer enorme te-lo colaborando com os seus depoimentos. O que pode ter ocorrido é um errinho qualquer na postagem e a internet não aceita. Este nosso esclarecimento serve tambem para todos os amigos que por acaso tenha acontecido esse tipo de problema.
    Um bom dia um grande abraço.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Xico,

    que boa lembrança essa de escrever sobre o curso de datilografia. Eu nunca fiz. Lá em casa tinha uma máquina, de Rocélio, que estudou e passou no concurso do BB. Eu aprendi em casa mesmo dedografia, mas depois me aprimorei na prática e uso uns três dedos de cada mão (mais ou menos).
    Agora tem uma história é com meu outro irmão Antônio Augusto: quando ele terminou o curso de datilografia escreveu um texto sobre a importância da datilografia para quem queria vencer na vida. E não esqueci até hoje do final do texto, bem eufórico e vitorioso, ele escreveu:
    "Hoje sou Datilógrafo."

    Pois é, o curso de datilografia era uma conquista para um jovem que queria ter um futuro primissor.

    A vida é boa por isso, em constante mutação, e a gente acompanhando e aprendendo novas lições.
    Abraços de
    stela

    ResponderExcluir
  6. Anteriomente tentei postar uma mensagemmais ou mais ou menos assim:
    Nunca fui um aluno muito dedicado, eu e meu irmão José Bitu cursávamos o curso de datilografia, ele o concluiu com méritos, eu, alegando falta de tempo, pois já trabalhava aos 14 anos, o abandonei. Logo que completei 18 anos passei num concurso da CEF na 1ª fase, mas fui reprovado no teste de datilografia. Dois anos depois a história se repetiu, novamente reprovado na prova de datilografia. E por não ter me tornado um datilógrafo não fui um bancário. Ests foram umas das oportunidades que perdi por não ter levado os estudos a sério.

    ResponderExcluir
  7. Robson, eu também já passei por essa experiência, e na época pensei também que estava sendo censurada mas não era. Um mínimo detalhe na hora de editar ou publicar. Não desista, esperamos sua postagem com carinho. Abraço Fafá

    ResponderExcluir
  8. Amigo Robson.

    Eu fiz o concurso do Banco do Brasil e não fui aprovado. As provas eram todas feitas no mesmo dia. Quando saia o resultado não se sabia qual materia havia provocado reprovação. Agora sair reprovado duas vezes na prova de datilografia deve ter lhe dado uma raiva e tanto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Realmente inesquecível o ASDFG, Xico Bezerra. Fui aluna de NENI de Vicente Cesário, competente professora de dactilografia, me apaixonei por um teclado e fui orientar meus irmãos e amigos em casa. Tenho boas recordsções daquela época. Abraço, Fafá

    ResponderExcluir
  10. Pois agora está sem jeito, Magnólia, você foi reprovada, eu tenho o diploma de dactilografia. É o novo!!!!!!!!!!
    Fafá

    ResponderExcluir
  11. Morais, eu fiz o Curso, só que nunca me adaptei. Fui Secretária de Escola por 15 anos e ficou a prática.kkkkkkkkkk
    Bom, aproveito e envio meu e-mail: fridda43@hotmail.com
    Postei um e-mail pra vc pelo hotmail.
    Abraços.
    Fideralina

    ResponderExcluir
  12. Fafá, Magnólia nem o diploma de "datilogra" tem e é chefA !!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos a Neni, minha professora de datilografia.

    ResponderExcluir