Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 2 de julho de 2022

MOMENTO PARA A PROSA

Mundo Acalentado
- Claude Bloc -

Claude Bloc, Célia Ribeiro, Ismênia Brilhante,
Gracinha Pinheiro, Simone Brilhante

Há dias em que toco a vida transcendendo meus propósitos. Tento me prender à racionalidade, mas acabo descambando para sentimentos pardos, nostálgicos. Sei, tenho consciência disso, simulo realidades. Perambulo pelo tempo como se pudesse domá-lo. Uma hora, sinto-me presa a ele, outra me sinto livre... De repente, tudo aparece como num sonho mesclado de cheiros, gostos, sons, sentimentos antigos, empoeirados... aí, então, percebo em que se transformou o meu mundo. Aí então, desperto.

Esse meu mundinho acalentado, atualmente, não passa das paredes de meu quarto (que nem é meu). Ele foi se estreitando, se delimitando, pois já não cabe tanta coisa.
Pela estante e prateleiras muitos livros, alguns CD´s, computador, notebook e uma parafernália de fios e telefones portáteis... enfim, minhas coisas mescladas a tanta tecnologia quanto nostalgia. Certas vezes, essas lembranças me fazem chorar de saudade dos (meus) tempos de gravador , da vitrolinha de mamãe que tocava, com o auto-falante na própria tampa, os discos de vinil estampando aos meus ouvidos a bossa-nova, as canções francesas, as italianas, as baladas americanas, o violão de Dilermando, as músicas clássicas... Um pouco de tudo.

Recebi outro dia um e-mail de uma amiga que falava sobre as lembranças que temos de determinadas coisas... Lá estavam fotos de gente sorrindo, gente com as roupas do meu tempo, cabelinhos cortados com franja, brincadeiras de amigos pela rua, pela casa... Minha nossa, foi um chororô danado... Inclusive porque me lembrei das brincadeiras no Pio X, o jogo do ”mata” que fez com que nossa farda de educação física mudasse, para que os meninos não conseguissem ver as nossas pernas adolescentes...

 Lembrei-me também dos problemas que atravessava, próprios da idade, como a minha incorrigível timidez, a insegurança que sentia quando meu corpo de menina se transformava provocando, agora, olhares... e aquela palavra que me fazia encolher-me de vergonha: francesinha!

Tinha também problemas de adaptação com os modos de algumas pessoas como a implicância de D. Chiquinha Piancó. Beliscões nos braços se ela me encontrasse sem mangas. O acintoso observar dos meus pés com o objetivo de saber se o pé que ia pra escola sem sapato, estava machucado de fato... Como eu era bobinha e inocente!

Pensando bem, como o tempo voa! Ainda ontem eu saia para as festas de 15 anos. Ainda ontem, eu dei o primeiro beijo (já bem tardio)... Ainda ontem, passei no vestibular, e não é que até hoje estou lá na URCA presa no passado - que queria que passasse, mas que teima em não sair de minha vida.

Pois então, com um passado tão doce, como eu poderia me preparar para o futuro? Enganaram-me dizendo que tudo ia ser lindo, que eu ia dar certo e que tudo ia ser florido e lindo em meus lindos e sorridentes dias.

Esqueceram-se de me mostrar e me preparar para esse mundo sem fronteiras, esse mundo que me engole na primeira mordida e me prende pelas grades de meu quarto a um passado lindo, cheio de sonhos, mas sem perdão...

Claude Bloc

9 comentários:

  1. "Esqueceram-se de me mostrar e me preparar para esse mundo sem fronteiras, esse mundo que me engole na primeira mordida e me prende pelas grades de meu quarto a um passado lindo, cheio de sonhos, mas sem perdão"...

    Muito bonito. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante, Claude, eu me vi em cada frase do seu " MOMENTO DE PROSA". Pensei que só acontecia comigo.Sou muito ligada também a meu quarto cheio re recordações, esse mundo sem fronteira, às vezes me assusta.Parabéns mais uma vez, confesso que sou sua fã. Abraço Fafá

    ResponderExcluir
  3. Morais,

    Creio que as pessoas de nossa geração sofrem um pouco desse mal - nostalgia. Para isso e por isso fomos uma geração em que o homem era conduzido a um caminho bem diverso da mulher, cada um com sua função bem definida...

    Hoje o que acontece é que a vida desregrada das pessoas acabou com o romantismo e com as coisas bonitas da vida tão envolventes quanto doces.

    Abraço e obrigada

    Claude

    ResponderExcluir
  4. Fafá,

    Obrigada, antes de tudo por sua gentileza.

    Realmente meu quarto é meu mundo. Cada coisinha ali me fala de um momento e muitas vezes revivo as horas boas em lembrança, emocionada.

    Saiba que eu também tenho apreciado muito suas postagens. Muita coisa coincide com meu jeito de pensar...

    Je t'embrasse fraternellement...

    Claude

    ResponderExcluir
  5. É, Claude, a gente tem alguns pontos em comum, estou adorando esse nosso contato. Fazia tempo que eu visitava o blog mas " en passant" até que me encorajaram a fazer comentários e para receber o convite do Morais não demorou muito. A gente também tem tudo a ver porque somos conterrãneos, já com vc eu me identifico muito com o que vc escreve, não que eu esteja á altura mas acho que temos gostos parecidos. Não me arrependo de ser colaboradora, tenho aprendido muito com vcs.Je t´embrasse amicalement,
    Fafá

    ResponderExcluir
  6. Claude,

    Fico pensando. Será se essa geração vai se cansar de tanta tecnologia e vai se voltar para um mundo menos solitário? E, se isso acontecer, também haverá nostalgia?

    Melhor não pensar e me deixar rolar nesse mundo, vivendo o meu presente e relembrando o meu passado, em dueto.

    ResponderExcluir
  7. Savio,

    Daí o motivo para nós nos "prendermos" às lembranças de um mundo que achávamos melhor.

    O dueto a consonância nos ajuda a (sobre)viver.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  8. Claude.

    Lendo essa preciosidade "Mundo Acalentado", se tem uma ideia clara de que mundo era mais feliz e mais bonito.

    ResponderExcluir
  9. O que dizer....??? Mais uma vez Claude nos cala!

    Parabens.

    Manoel Severo

    ResponderExcluir