Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 24 de dezembro de 2023

407 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Uma das coisas difíceis de antigamente era o consentimento para namorar uma moça. Todo mundo dava palpite. Os vizinhos, os irmãos se metiam. O pai, hum, nem se falava, estava com ele a palavra derradeira, embora a mãe sempre tenha sido muito cuviteira.

Uma filha de Joaquim Vieira do Chico, o conhecido Joaquim de Libércia, arranjou um namorado pras bandas do Sanharol. O rapaz passou seis meses sem ir a casa da moça de tanto medo do velho.

Um dia a filha tomou coragem a foi ter uma conversa com o pai. O velho deu o maior pinote. O que? Namorar com um frajola sem futuro do Sanharol? Nem pensar.
Pode tirar o cavalinho da chuva.

Mas pai, eu gosto dele e ele gosta "deu", ele é "trabaiador", é filho dos André, tem dez tarefas de algodão na Macambira, um tubo com dez quartas de feijão, cinquenta quartas de arroz no paiol, um jumento pra ir pilar o arroz na piladeira de Zé Carlos, duas vacas no curral, e, ouvir dizer que tem guardado, no baú, trinta contos de reis.

Eu não tenho "merecedência" maior não! Oia pai, aqui está um retrato que ele me ofereceu. O velho Joaquim Vieira apanhou o retrato, deu uma cubada, despertou o interesse e respondeu pra filha:

Ele é muito jeitoso.


3 comentários:

  1. Tarde demais. O rapaz já tinha se desenganado e arranjado outra nas Panelas.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que o rapaz botou um "agôro" e pelas informações a moça demorou muito a se casar, e, ainda se descasou. Casamento é como angú quanto mais gente mexe mais caroçudo fica. hahahaha

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Coitada da moça!! Perdeu um casamento com um rapaz tão afortunado.......

    ResponderExcluir