Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 16 de novembro de 2010

SÓ O MÍ - Por Mundim do vale

Certa vez o Sr. Antônio Costa inventou um comércio de milho cozido em Várzea Alegre e botou seus filhos Antônio Ulisses e Chico Neném ainda garotos, para vender o produto na cidade.
A empregada Tereza era encarregada de cozinhar e dividir o milho em dois caldeirões grandes. Os clientes de Antônio Ulisses eram os comerciantes. Já os de Chico Neném eram: carpinteiros, Alfaiates, padeiros e estudantes.
O mercado estava excelente mas quando era na hora do retorno, Chico neném voltava com o caldeirão todo amassado.
Tereza resolveu chamar Chico a atenção:
- Chico! Pruque qui todo dia tu vorta cum esse caldeirão todo amassado? E Antônio Ulisses vorta cum o dele bem dereitim. Será qui tu tá é jogando bola cum o caldeirão?
- É não Tereza! È porque meu irmão vende SÓ O MÍ. E eu vendo o mi e sabugo.
- E o qui é qui o meu caldeirão tem a ver cum isso?
- É porque nós vende a espiga a dez mil réis. Mais os caba me pergunta se eu quero vender a vinte mil réis pra quando eles acabar de comer, tacar o sabugo neu. Aí eu topo né? Mais eu boto o caldeirão assim na frente, qui é pra livrar pelo meno o peduvido.
Dedicado ao Dr. Rolim.

6 comentários:

  1. Chico Nenem teve poucos dias de vantagem sobre o irmão. Ele dscobriu que enquanto protegia o
    pé do ouvido, deixava descoberta uma área muito mais sensível. Foi quando lembrou-se que vendia era milho e não omelete.

    ResponderExcluir
  2. ESSE FOI MUITO BOM ; MUITO BOM MESMO VALEU POETA. RINDO DO INICIO AO FIM

    ResponderExcluir
  3. Mundin e Morais...
    Eu ja gosto demais das historias contadas aqui. E curto mais ainda quando os causos trazem como personagens pessoas tao queridas como meus dois tios...
    Grande abraco....

    ResponderExcluir
  4. Flavin.

    O meu neto João Pedro adotou a segunda-feira para postar "Cruezas e proezas de nossa gente" ele vai contar uma historia de Antonio Ulisses que eu ainda não ouvir ninguem contar. Um abraço e muito boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Mundim,eu estou imaginando a aflição dos dois irmãos quando fosse prestar contas com o pai.O percentual do ganho deveria ser uns 0,000001%.Um abtaço

    ResponderExcluir
  6. Mundim, Cláudio, Flávio, Morais e Rolim

    Do esperto Chico Neném
    Leio uma história engraçada,
    Que começa com Tereza
    Tendo a panela amassada
    Devido a uma guerrilha
    Chamada de Sabugada.

    O sabugo pelo ar
    Complementava a ação,
    Que rendia mais dinheiro
    Ao Chico, nessa missão,
    Desbancando Antônio Ulisses,
    Que tinha dedicação.

    Conheci muito bem os três protagonistas dessa história.

    ResponderExcluir