Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

413 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Tenho lido muito nestes blogs do cariri sobre comidas típicas. Baião de Dois é a predileção de todos. No Sanharol, na década de 1980, numa semana santa a família toda reunida, filhos, noras, netos amigos, depois de um bom vinho e muitas historias de causos, minha mãe começou a preparar o almoço. Sábado de aleluia, todos enjoados de peixes. 

Um baião de dois com queijo, costela de porca torrada, carne de sol, carneiro assado e é claro piqui. A namorada do  meu segundo irmão, uma moça fina dos lados da Fortaleza, muito espilicute, cheia de riquifife, que só queria ser as pregas, se desmanchava em mimos com minha mãe, menos pela futuro sogra, e, mais para mostrar o quanto era prendada para o futuro esposo.

Quando minha mãe cortou os piquis que reacendeu aquele cheiro forte a moça se arrepiou toda, saiu engoiando casa a fora. Minha mãe imaginou: essa danada está é buchuda? 

Daí por diante não foi mais prus lados da cozinha. Na hora de servir o almoço, colocaram as panelas na mesa grande e cada um ia se servindo.  A ante piqui, fez o pratinho e por educação colocou o menor caroço de todos. 

Sentou-se numa janela e ficou aguardando o melhor momento de jogar o bicho fora. Olhava pru caroço de piqui e olhava pru povo. Determinada hora uma porca passava pelo terreiro e ela aproveitou a oportunidade. Jogou o caroço de piqui, e, a porca aparou no ar. Ninguém viu.

Aparentemente estava tudo resolvido. Mas que nada, minha mãe muito atenciosa, lhaneza no trato com todos, supervisionava os visitantes, e, passando por perto, deu uma cubada no prato da futura ex-nora e disse: Eu nem  botei piqui no teu prato. 

Foi na tigela apanhou três caroços de piqui dos maiores numa concha e colocou no prato da  danada. 
Daí por diante deixo a conclusão com vocês.


10 comentários:

  1. Piqui é como diz o Deputado Tiririca: Quem gosta gosta, mas quem odia odia.

    Um bom domingo, com um bom baião de dois com ou sem piqui.

    Abraços

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. ESTOU FAZENDO ESSES PLANOS NÃO SEI SE QUANDO EU CHEGAR EM CASA E FALAR MAE BOTO O MEU SE SERÁ BAIAO COM PIQUI. MAS LÁ EM CASA KKK PORCA NÃO SE INTOPE COM CAROÇO DE PIQUI...

    ResponderExcluir
  3. Morais,

    A convidada e ex-futura cunhada não foi sincera no início do almoço, saiu perdendo. Teve que degustar os três caroços extras - azar.

    Acabei de encontar a Claude em frente a URCA, onde nos conhecemos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Savio.

    Agora voce me deixou numa duvida danada. Dois intelectuais renomados. Não sei se quem saiu ganhando mais desse encontro foi voce ou a Claude. Com certeza os dois e eu acho que o Blog do Sanharol contribuiu para que esse encontro se desse.

    Deus abençoe as nossas amizades.

    ResponderExcluir
  5. Morais, acho que tanto Sávio como Claude ganharam com esse encontro mas quem ganhou muito mais foi o BLOG DO SANHAROL.
    Em relação a comida típica eu lembrei logo de papai, com certeza ele teria dado uma resposta daquelas, rs

    ResponderExcluir
  6. É lendo que se aprende e lendo textos que a pessoa escreve que se começa a entender melhor a pessoa.
    Eu confesso que morro de vergonha do Moraes e as vezes tenho vontade de pedir-lhe algo, então confidencui com a Imbaixadora do Sanharol, Magnólia e ela tenta tranquilizar-me que ele não é nenhum bicho papão, e diz que vai realizar o que eu quero, mas eu digo não! Deixe que eu pedirei. Ela fala que ele é brincalhão e alegre, pois eu o vejo como um professor, ui! Morro de medo!Quem sabe um dia chego aí.
    Beijos Moraes.
    Íris pereira

    ResponderExcluir
  7. "Prezada Iris
    Estou esperando aqui
    Com a humildade e singeleza
    E a doçura do Dalci".

    A. Morais

    Ha poucos dias fiz uma postagem no Blog para o teu pai. Se quiser ver é só colocar no Google - Dalci Brito Siebra - Blog do Sanharol.

    ResponderExcluir
  8. Morais,

    Obrigada por me dedicar esse nosso néctar - pequi - tão cheiroso quanto saboroso...

    A história me provocou muita risada. Acho que foi bem feito pra noiva... mas até entendo a bichinha, pois pequi ou se ama ou se odeia. Minha cunhada de Sobral, no dia que aparece pequi na mesa, reage com firmeza. Almoça tapando a venta com um pano... (risos). Um "labacé" danado.

    Pois é, né?

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  9. Morais, e tem coisa melhor no mundo do que comer um baião de dois com feijão verde, piqui, nata, toucinho torrado no caco de louça, quiabos, maxixes, ovos estrelados na gordura do toucinho, e uma costela de porco bem assadinha na brasa do fogão a lenha num dia de chuva, frio, olhando o serra do Quincuncá cheia de névoa pela janela ?

    Tem coisa melhor no mundo não, meu filho!

    É comer e morrer!

    rs rs rs

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  10. Morais, cadê você, rapaz ? Olha meu comentário aí...

    Abração!

    DM

    ResponderExcluir