Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

DEIXA - Por Mundim do Vale

O poeta Cláudio pediu, para que eu explicasses com minhas palavras o que é uma deixa, para os leitores.
A DEIXA é palavra final deixada por um violeiro, para que o seu colega comece com uma rima obrigatória daquela palavra.

Exemplo:

Ivanildo Vilanova, filho de José Faustino, é acusado por muitos companheiros de seguir as pegadas do pai, que é decorar os versos, prejudicando os colegas. Na linguagem dos violeiros isso se chama BALÁIO.

O cantador João batista, conhecido por João Furiba, respondeu a Ivanildo, fazendo referências a Zé Faustino, Ivanildo no término de uma estrofe, menospreza a João Furiba:

Já estou ficando velho
De dar em cantor ruim! ( RUIM ) é a DEIXA,

A palavra final da estância de Ivanildo foi boa deixa para a formulação da resposta:

Teu pai também era assim...
E se dizia professor;
Tudo que lia, decorava;
Usava anel de doutor.
Cantou trinta e cinco anos,
Morreu sem ser cantador!

8 comentários:

  1. Mundim

    Voce é professor em tudo. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. NÃO É ATOA QUE EXSITE O PROJETO PRA O POETA VIR A VÁRZEA ALEGRE DAR AULAS EM UM SEMINÁRIO DE POESIA

    ResponderExcluir
  3. Prezado Claudio.

    Neste dia eu quero voltar a ser aluno.

    ResponderExcluir
  4. Me avisem que também vou...

    Abraço poético

    Claude

    ResponderExcluir
  5. OK COM CERTEZA ESTAREMOS DIVULGANDO NO NOSSO BLOG; E DESDE JÁ SINTAM-SE CONVIDADOS

    ResponderExcluir
  6. Morais, Cláudio e Claude.
    Obrigado pelo título de professor e pela confirmação das presenças no suposto encontro.

    ResponderExcluir
  7. Cláudio.
    Você me cobra a autoria daquele verso de pé quebrado, mas como eu já disse, a minha fonte só sabia apenas, que o autor era do Chico ou da Varzinha.

    Sobre aquele assunto do outro blog,
    eu imagino mais-ou-menos qual é o seu comentário, eu ví alguma coisa por lá, que foi tendencioso e agressivo contra você e outros conterrãneos.

    ResponderExcluir
  8. sim quanto ao poema meu parente e poeta disse quando era pequeno conheceu uma pessoa recitando esse poema e ele disse que o dito cujo dizia que o autor era lá pras bandas da formiga, ele me perguntou se eu conhecia essa localidade falei que sim e com isso deduzi que o poeta deve ser do chico abraços

    ResponderExcluir