Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Historia Politica - Antonio Morais

Foto - Aureliano Chaves.

Está o Vicente Almeida a me pedir um texto sobre o Aureliano Chaves, eu retardei um pouco, mas no momento em que se monta um novo governo e um dos ministros indicados pagou a conta de um Motel com verba idenizatoria, dinheiro do povo, é bom que se leia o exemplo deste homem serio, honrado e de conduta ilibada.

Vai o texto Vicente.

Este cidadão mineiro era a medida padrão da decência, honradez e honestidade moral. Foi governador do Estado de Minas Gerais e seu ultimo cargo publico foi o de vice-presidente da Republica no governo João Batista de Figueiredo.

Algumas passagens históricas marcaram a vida de António Aureliano Chaves de Mendonça: Com a viagem do presidente Figueiredo aos Estados Unidos para tratamento de saúde o Aureliano assumiu a Presidência da Republica. Logo nos primeiros dias no cargo é comunicado pelo Ministro Chefe da Casa Civil Leitão de Abreu que um avião havia sido preso no Rio de Janeiro carregado de muamba. Está correto respondeu para o ministro. Acontece que a muamba é do filho do Presidente Figueiredo, disse o Ministro. Prenda-o, respondeu Aureliano! Esta historia foi resolvida com a alta médica forçada e o retorno imediato do presidente Figueiredo ao Brasil, suspendendo o tratamento. Por conta deste fato o Ministro do Exercito General Silvio Frota passou a nutri indiferença pelo Aureliano e numa solenidade no dia de Independência o ministro não prestou continência ao Vice - Presidente e foi preso por determinação deste. Depois o ministro se demitiu.

O fato mais importante de todos: o Aureliano foi indicado pela convenção nacional do PFL para candidato a presidente da Republica na eleição de 1988. Com Collor de Melo disparado nas pesquisas, surgiu à possibilidade da candidatura Silvio Santos, único nome, segundo as pesquisas de opinião, capaz de derrotar o Collor. O presidente do PFL senador Jorge Bornhausen reuniu o diretório nacional que decidiu formar à chapa Silvio Santos - Marcondes Gadelha, chegando a veicular no horário eleitoral. Acontece que para registrar essa candidatura haveria a necessidade de Aureliano renunciar. Quando houve a comunicação ao Aureliano da decisão da cúpula do partido ele disse: Vocês deram esse encaminhamento sem me consultar, em razão disto eu não renuncio, serei candidato. Assim o fez mesmo sabendo que não tinha chances. É isto aí, a mesma Minas Gerais que nos deu Aureliano Chaves, no passado, nos oferece Welington Salgado hoje.

4 comentários:

  1. É...

    Bem na hora meu compadre.

    O povo precisa relembrar ou conhecer homens de bem e tentar imitá-los.

    Obrigado ai pela postagem.

    Um forte abraço do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. Prezado Vicente.

    Pedro Novaes, um maranhense afilhado do Sarney foi indicado por Dilma Roussef para o ministerio do Turismo. Apesar dos jornais e Tvs divulgarem e o proprio confirmar o pagamento de 2.156,00 a um Motel em São Luiz com verba idenizatoria, dinheiro do povo. Ele simplismente disse: eu vou devolver o dinheiro. E os conceitos onde ficam. O deputado Ciro Gomes disse um dia que Fortaleza era um puteiro. Vamos aguardar a difinição que ele dará para o Ministerio do Turismo e seu ministro Pedro Novaes..

    ResponderExcluir
  3. Vovô

    Li no Blog do Ricardo Noblat que esse tal de Pedro Novaes tem 80 anos. Que mal pregunte - o que um velho com 80 anos foi fazer num motel?

    ResponderExcluir