Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MOTE DO SEXTO DE FUXICO - Por Mundim do vale

Para os poetas do Blog.

Nem arreio e nem cabresto
Nem cavalo e nem jumento,
Nem o décimo mandamento
Nem panela nem o texto.
Sávio só quer o pretexto
Do texto com a panela
E uma velha na janela
Pra fazer o mexerico.
ONDE TIVER UM FUXICO
SÁVIO PINHEIRO REVELA.

O Sávio foi convidado
Por um colega doutor,
Pra servir de contador
De fofoca e de babado.
Deixou o Cristo de lado
Não acendeu nem a vela,
Só faltou uma passarela
Ou um banco de angico.
ONDE TIVER UM FUXICO
SÁVIO PINHEIRO REVELA.

O texto de sexta feira
É só para disfarçar,
Ele gosta é de falar
No sério ou na brincadeira.
Fala até de rezadeira
Que tropeça na capela,
Do periquito de bela
Que se afogou no pinico.
ONDE TIVER UM FUXICO
SÁVIO PINHEIRO REVELA.

Para fazer a zoeira
O poeta se aprofunda,
Já começa na segunda
Pra postar na sexta feira.
A rima sai de primeira
Mas a fofoca congela
E assim cai na esparrela
Parecendo ser do Chico.
ONDE TIVER UM FUXICO
SÁVIO PINHEIRO REVELA.

Mundim do Vale

9 comentários:

  1. Mundim.

    Sabado o Savio contou tanto fuxico que esqueceu guardar segredo até dos dele. hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Que saudade das violas
    Do presidente castelo
    Tinha eu somhos tão belo
    M as eu fuji da escola
    Preferia jogar bola
    À ter uma formação
    Hoje na luta de peão
    Carrego o neu lamento
    Só aprende domar jumento
    Nas quebradas do sertão.


    Quem me dera ser tu, meu manhoso jumento!
    Não ter, da humanidade,orgulho,ódio ouambição;
    Não pensar,um só dia,ou sequer um momento,
    Emter que apodrecer, sepultado em um caixão...

    O jumento e a instrução.pg 147,
    PADRE ANTÓNIO VIEIRA.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Mundim
    Uma vou te revelar
    Mesmo sendo católico
    Sávio não sabe rezar.
    Ele adora se divertir
    Criando seus personagens
    Não revelando seu talento
    Para o mundo apreciar
    Esconde suas molecagens
    Quando o sino ia tocar.....

    Fideralina, 27/12/2010

    ResponderExcluir
  4. Não conheço os personagens em questão, mas que esse poema está hilário, não tenham nenhuma dúvida.
    Mas o que eu realmente gostaria de ler, seria a resposta do Sr. Sávio...
    Rindo muito aqui no meu canto.

    ResponderExcluir
  5. Dr.Savio eu conheci
    Conto agora e não invento
    Olhei para o firmamento
    E nunca mais esqueci
    A Deus eu agradeci
    Até parece novela
    Acendi cinquenta vela(S)
    Mas se quiser eu explico
    ONDE TIVER UM FUXICO
    SÁVIO PINHEIRO REVELA.


    Lá na casa de Morais
    Todo mundo se alegrou
    Com os causos do "dotô"
    Pra não esquecer jamais
    Mas de repente o rapaz
    Foi girando a manivela
    Soltando a lingua e a tramela
    Esse doutor eu indico
    ONDE TIVER UM FUXICO
    SÁVIO PINHEIRO REVELA.

    ResponderExcluir
  6. Meu Caro Cesar Augusto.
    O Ze Savio é assim
    Corre pra lá e pra cá
    Mas, chega antes do fim.
    E pra ninguem assustar
    Ele não faz reboliço
    É o testo da panela
    Uma porta sem tramela
    E onde tem um fuxico
    O Dr. Savio revela.

    ResponderExcluir
  7. Vocês são formidáveis para tê-los como amigo, como inimigos, nem pensar....rssss

    ResponderExcluir
  8. Mundin,

    Eu nasci no Ceará
    Numa cidade distante,
    Que quem tem língua garante
    Um prato de mugunzá.
    Basta trazer para cá
    Uma história singela.
    Nem que seja à luz de vela
    Mostre as conversas do Chico
    Na lorota e no fuxico
    Mundin do Vale nivela.

    Ele fala do vizinho
    Do colega e do patrão
    Das loas de Damião
    E também do seu padrinho.
    A sua língua traz o espinho
    Quando fala de donzela.
    Da mulher que engabela,
    Que namora ou faz um fico
    Na lorota e no fuxico
    Mundin do Vale nivela.

    Um abraço.

    ResponderExcluir