Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

419 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Coronel Leovigildon Bizarria e as voltas que o mundo deu.

No inicio da década de 70 do século passado, um famoso fazendeiro das bandas de Várzea-Alegre, proveniente de famílias dos Inhamuís, trouxe uma filha para estudar  no Crato. Matriculou no melhor colégio da região naqueles tempos  e hospedou no melhor internato existente na cidade.

Em breve tempo, a turma da classe começou a observar as trocas de olhares, as atenções e a lhaneza no trato da menina moça para com um colega de sala.

O zum zum zum voou rápido e foi um pinote para chegar  na Rajalegue. O pai da moça veio ao Crato, a retirou do colégio e levou de volta, alegando que uma descendente de "Papai Raimundo" não podia namorar um frajola qualquer cujo nome  nem “marca de família" tinha.

Três décadas mais tarde, o famoso fazendeiro padecendo de uma doença grave, e, em fase terminal, veio ao cariri, desta feita, procurar atendimento médico no Hospital São Vicente, em Barbalha.

No terceiro dia, conversando com o médico que o atendia, com lhaneza no trato e atenção esmerada, procurou saber sobre sua origem, sua família, e, para surpresa, o médico era filho daquele de cuja descriminação, preconceito e censura  fora vitima. 

O mundo é um redemoinho, e, nas voltas que dar ficam muitos ensinamentos e lições de grande significado. A felicidade não está no fim da jornada, e, sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la.

Embora existam pessoas orgulhosas, arrogantes e de mente doentia que se imaginam superiores. O final é o mesmo : Debaixo de uma pedra fria com  as indefectíveis palavras : Aqui Jaz.


6 comentários:

  1. "A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa." (Chico Xavier)

    "A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la".

    ResponderExcluir
  2. SE VIVERMOS OBSERVANDO A VIDA NOS DAR TANTAS LIÇÕES QUE NEM OS BANCOS DAS MELHORES UNIVERSIDADES NOS DÃO.
    ESSA FOI MAIS UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA.

    ResponderExcluir
  3. Julgamento precipitado sempre cai nessa. Nada mais importante do que o diálogo, alguém que poderia ser um aliado útil a família deixa por uma simples ignorância. Portanto, não é a cor, a pobreza que denigre a humanidade, todos nós sabemos que aqui na terra é somente uma passagem, somos apenas um pedaço de carne podre, orgulho não faz parte do conhecimento e do saber.

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    Gostei dessa história porque retrata as atitudes de muitos pais de uma época e que não deve ser a única que aconteceu nesses moldes com pessoas de nossa geração.

    Era muito comum acontecerem essas histórias e um amor possível e bonito ser cortado bem pela raíz por causa de soberba ou orgulho.

    Outro dia eu conto uma história dessas.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Sabe-se que, à época, haviam também os casamentos arranjados, ou seja, moça se casava com um rapaz, às vezes sem nem se conhecerem previamente, apenas para satisfazer desejos dos genitires de ambos os nubentes.

    ResponderExcluir
  6. O mundo é um redemoinho, e, nas voltas que dar ficam muitos ensinamentos e lições de grande significado. A felicidade não está no fim da jornada, e, sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la.

    ResponderExcluir