Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Padre Vieira - Por A. Morais


A Mocidade Independente do Sanharol homenageia neste carnaval a figura do Padre Vieira. Homenagem justa, merecida e oportuna. Peço permissão para falar um pouquinho do nosso conterrâneo.
Em 1986, quando foi composta a chapa majoritária para disputar o Governo do Ceara e as duas vagas para o Senado Federal ficou assim constituída: Governador Tasso Jereissati, Senadores Mauro Benevides e Padre Vieira. Nada mais era do que uma nomeação. Quando o governador Gonzaga Mota procurou a padre para comunicar a decisão o padre lhe disse: Excelência Senhor Governador, agradeço o convite, más não o aceito. Neste período eu vou escrever um livro, esse livro vai me eternizar, e uma cadeira no senado poucos anos depois ninguém saberá quem a ocupou. E assim o fez. Veja que visão, o Cid Sabóia de Carvalho foi o escolhido em seu lugar, e, quem lembra, hoje em dia, que ele o foi Senador da Republica?

Já em 1988, eu era presidente do Lions Club de Crato Centro e fui procurado pelo padre Vieira para convidar os companheiros Leões para uma reunião. Reunimo-nos em nossa casa, cerca de 50 pessoas, onde o padre Vieira fez uma significativa preleção a respeito do meio ambiente e da defesa do animal jumento, isto quando ninguém se preocupava com meio ambiente. Homem com grande visão de futuro.

3 comentários:

  1. Neste período eu vou escrever um livro, esse livro vai me eternizar, e uma cadeira no senado poucos anos depois ninguém saberá quem a ocupou.

    Padre Vieira.

    Voce já pensou na grandeza desta frase?

    ResponderExcluir
  2. Morais, Padre Vieira, para o meu conhecimento foi um dos mais inteligentes e dono de uma larga cultura aqui no Ceará, Brasil e até no exterior.
    A frase que você cita é realmente de muita grandeza.E, ocupou uma Cadeira na Câmara Federal tendo sido cassado.
    Alguém sabe porquê???? Ele em seu livro:"POR QUE FUI CASSADO" fala sobre sua cassação.
    Veja um pequeno trecho:
    POR QUE FUI CASSADO?

    "Não sei! E sei!
    Não sei porque o Serviço Nacional de Informação (SNI) nada me informou.....
    E sei!..."
    Imaginem o que escreveu. Aí a onça bebeu água.kkkkk
    E o melhor dele é que mandou um recado para os brasileiros.
    "Fui cassado politicamente. Mas não fui castrado moralmente".....
    "Morri como político, mas sobrevivi como homem.!"
    Fideralina ,08/12/2010

    ResponderExcluir
  3. Uma de Pe. Vieira.
    Estava eu no Rio, e trabalhei uns meses na Universidade Santa Úrsula. Lá revi o Pe. Vieira, que era professor de línguas neolatinas. Nós grudamos um no outro a ponto de ele me chamar de "meu secretário ad hoc", pois me passava todos os seus trabalhos para datilografar. Um dia, me disse:
    olha, você vai ter que ter paciência, porque eu vou fazer uma revalidação em grego, e você vai "bater" meus trabalhos.
    Sofri que só, escrevendo os caracteres gregos pro Vieira.
    Um dia ele chegou e me disse:
    - Olha, você se salvou de meus trabalhos.
    - Por que, ó homem ?
    Disse em tom jocoso:
    - É que a professora de grego que veio da França, foi embora e me deixou para terminar o curso. Agora eu sou o professor de grego e vou botar é a turma para trabalhar, quá, quá, quá. Tá vendo?
    Esse era o Vieira, intelectualíssimo!

    ResponderExcluir