Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PEQUENA CRONICA PARA UMA MANHA DE SOL - Por Xico Bizerra.


Que é do sol? Pra onde se escafedeu? Brincar de esconde-esconde durante a semana, tudo bem, mas manter-se encoberto logo no domingo é uma grande sacanagem. A gente abrir o olho, espiar pela janela e só avistar pingos de chuva e um céu escuro é brincadeira de mau gosto. Resta voltar pra cama e repetir o ritual de embrulhar-se com o lençol branquinho e cheiroso. Levantar-se, quem há de? Nada a fazer a não ser escrever essa ‘croniqueta’ e dedicá-la a uma manhã sem sol e sem o azul do mar. E aguardar outros domingos com seus sóis convidativos, com o sal do mar se contraponto à doçura das crianças que, sem noção do bem que fazem, adoçam o coração e a alma de quem as vê num domingo de sol, ‘areiando’ os pezinhos antes de molhá-los no mar...



4 comentários:

  1. Xico Bizerra.

    A lua durante a noite, o sol durante o dia, nada mais belo. Mas para o sertanejo que está com a roça se acabando pelo chão resequido nada melhor que uma chuvinha escondendo ambos.

    Chico Biloto toda noite ficava olhando um relampinho no nascente, e nada do relampago se aproximar. Um amigo ia buscar sal em Aracati, em lombos de animais e Chico Biloto disse para mulher: vou essa viagem com meu amigo, quero vê onde é aquele relampago. Chegando no Aracati Chico Biloto foi a beira da praia e avistou a relampinho em alto mar.

    Retornando a mulher perguntou: Chico onde é o relampago? Ele respondeu no inferno. A mulher que era muito catolica disse: Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria.

    Abraços.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. MORAIS ESSE NINGUÉM LÊ SEM RI MUITO BOM MESMO; NO INFERNO KKKKK.....
    CHICO INTERNACIONALMENTE COM "X". EM DIAS ASSIM A CRIANÇA DAQUI NÃO TEM CERIMONIA NÃO; VAI SIM SE AS MAES DEIXAREM.. AH TEM MAIS ISSO NÃO DE A MAE DEIXAR MAS NÃO. VAI SIM BRINCAR NA CHUVA NÃO TEM COISA MELHOR. FAZER AÇUDES E VER A AGUA ARROMBAR FAZER O LEITO DE UM PEQUENO RIO E SUJAR A ROUPA TODA NA LAMA DEPOIS DA CHUVA MUITO BOM... E DEPOIS OS COCOROTES DA MAE OU NO MEU CASO QUANDO CRIANÇA DA IRMÃ MAIS VELHA.

    ResponderExcluir
  3. Xico Bezerra,

    A minha mãe costumava dizer: - hoje, está bonito pra chover - contrapondo-se aos banhistas que admiram e curtem o sol todo poderoso.

    Quanto a mim, a meteorologia só serve para definir a meu primeiro gole.Num domingo sem sol e sem sal cai bem uma caninha.

    Em Crato, no momento, está céu de brigadeiro.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. chuva no sertão, sol na capital, receita certa dos deuses. aqui, quando chove, as ruas alagam, o trânsito, já lento, para totalmente. no interior, que se acendam os 'relampos', que soem os trovões, que caia a chuva, ainda que seja uma neblina, para acariciar o coração do homem sertanejo.

    ResponderExcluir