Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

QUEM FOI O AUTOR - Por Mundim do Vale

PELO SINAL.

A fome nos faz sentir
Da desgraça o duro corte,
Estou conhecendo a morte
PELO SINAL.

Se não chover em geral
Em dezembro com franqueza,
Se acaba toda pobreza
DA SANTA CRUZ.

Roubar nunca me dispuz
Morrer de fome, acho feio,
Porém pegar no alheio
LIVRAI-NOS DEUS.

Possa ser que com os meus
Escape deste estandarte,
Só temos de nossa parte
NOSSO SENHOR.

Se ficarmos a favor
Dos mais arremediados,
Nós seremos desprezados
DOS NOSSOS.

Já vendi todos os troços
Só não diga que roubemos,
Porque do dono seremos
INIMIGO.

Vamos ter novo castigo
E vamos ter coisa pouca,
Só dá pra botar na boca
DO FILHO.

Já não tem feijão nem milho,
Nem farinha, nem crueira
Só nos resta uma palmeira
DO ESPÍRITO SANTO

Não sirva a ninguém de espanto
Não tenho profetizado,
Que vai morrer tudo inchado
AMÉM.


Esse bem feito verso de pé quebrado, é de autoria de um poeta do Chico ou da Varzinha.
A minha fonte não soube dizer o nome do autor, Eu espero que os poetas do Blog consigam identificar o artista.
Feliz ano novo a todos.
Mundim do Vale.

9 comentários:

  1. Mundim do Vale.

    Eu tenho ideia de quem são esses belos versos, mas vou deixar para outros fazerem a identificação do autor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mundim, posso não identificar quem é o autor, mas que os versos são vem feitos não há dúvida.

    Num dá pra entrar na brincadeira de adivinhação, mas é sempre bom ler coisa inteligente.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  3. Estes versos fazem parte do poema `"O Cearense" do nosso inesquecível Luis Lucas Bidinho -Bidim

    ResponderExcluir
  4. Prezado Amigo Geovani.

    Onde voce encontrou Luiz no nome do nosso Bidim? O nosso Diamante Negro chamava-se Raimundo Lucas Bidinho. No resto voce está certo. Vamos aguardar a confirmação do Mundim do Vale.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo Giovani, me perdoe
    por dizer que você está equivocado.
    O verso de pé quebrado do poeta Bidim, é O Cearense. para me resguardar do que estou dizendo.
    Estou com o livro do poeta, aberto de frente ao monitor.
    É muito claro que o poeta Bidim tinha capacidade para fazer um verso deste nível, mas o autor é outro.
    Eu óuví um fuxico que você vai herdar alguma coisa do Judas do Sanharol.
    Feliz ano novo pra você.

    ResponderExcluir
  6. Mundim.

    Eu agora vou de Joaquim Jose Vieira, seu Quinco ou Ze Pequeno.

    Abeaços.

    ResponderExcluir
  7. Em nome do pai se eu soubesse
    Eu juro que eu diria
    Mas nem mesmo ave-maria
    Eu sei rezar.

    Imagine identificar
    Quem foi o autor do verso
    Neste que grande progresso
    Tem

    Quero dizer pra quem vem
    No blog da uma espiada
    Deixe sua passagem marcada
    Com comentário

    Siga nosso itinerário
    Valorizando a cultura
    Que coisas que se apura
    Você acha

    Chá de cidreira e bolacha
    Mungunzá feijão com pão
    E outras muitas que vão
    Com tempero

    Pois no nosso blog inteiro
    Você vai sempre encontrar
    Causos do nosso lugar
    E poesia

    Pelo sinal Ave-maria
    E também em nome do pai
    Rezas que daqui nao sai
    Sem resposta

    Mas tem gente que não gosta
    Mas nós também respeitamos
    Pois sendo assim nos estamos
    Democratizando

    Até de política falamos
    De deputado e prefeito
    Mas sempre com muito respeito
    Cobramos

    O que estava nos planos
    Quando estavam em campanha
    De cobrar ninguém se acanha
    O cumprimento

    Aqui não se tem lamento
    Tem causo e tem poesia
    Tem vida e tem alegria
    Natural

    O (a) aqui fica ( )normal
    O (in) aqui fica( )feliz
    Capela vira matriz
    Também

    Da reza só digo amém
    Mas mamãe sabe rezar
    E Evilásio também estar
    No caminho

    E Cláudio Sousa vai sozinho
    Por esse caminho mal
    Sem fazer o pelo sinal
    O da cruz

    ResponderExcluir
  8. Parabens Claudio.

    Voce não soube a autoria, mas, fez um de igual modelo. Muito bom.

    ResponderExcluir