Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SEXTA DE TEXTOS – Sávio Pinheiro

GATA PINTADA
Dedico a Magnólia Fiúza e a Fafá Bitu


Desde os primórdios da civilização, a mulher demonstra ser mais inteligente que o homem, dando a esse bípede vaidoso a falsa impressão de possuir o domínio da razão, da emoção e da criação. Cleópatra, Maria Bonita e Yoko Ono, que o diga.

Nas brincadeiras infanto-juvenis, ela mostrava uma enorme capacidade de domínio, através da sua precocidade biológica e psicológica. Nas Cantigas de Roda, ela já transmitia uma energia diferente, que favorecia as ideias de Freud, o pai da Psicanálise, na teoria do desenvolvimento psicossexual.

Enquanto os garotos estavam entretidos em dominar o bodoque, a baladeira e a funda - que fez David se sobrepor ao poderoso Golias - para investidas heróicas; as meninas, no auge da sua puberdade, utilizavam nas mais inocentes brincadeiras, a inteligência e a sensualidade para o domínio do jogo.

Senão vejamos. Uva, pêra e maçã era uma brincadeira, que escondia nas suas entrelinhas, um desejo despretensioso dos adolescentes em ter um aperto de mão, um abraço ou um simples beijo nos rosto. O homem estava ali, nervoso, porém as meninas detinham o domínio da situação numa visão bem mais consciente do que os meninos.

O Passa-anel era uma forma carinhosa de colocar um pequeno objeto nas mãos postas da garotada, por uma criança ou adolescente recém-escolhido (a), a fim de que uma terceira pessoa adivinhasse com quem havia ficado aquela prenda. No entanto, aquele leve contato físico já produzia um arrepio diferente no homem, contextualizando uma superioridade feminina em detrimento da sua puberdade precoce.

Brincar de casinha, de boneca e de cozinhar em pequenos utensílios sempre foi, inconscientemente, uma forma preparatória para a vida a dois, numa demonstração infanto-juvenil de agregar valores nos quesitos da arrumação, criação e degustação. Estava implícita a capacidade criativa e organizativa da futura mulher.

Portanto, historicamente, a mulher, quase sempre, se sobressaiu muito bem. Não participava das guerras, no tempo dos povos conquistadores; possuía tratamento diferenciado durante a gestação e no pós-parto; era respeitada, igual a uma rainha, durante a fase romântica dos anos dourados; sempre foi cortejada pelo deslumbramento masculino; e hoje, após a superação de tantas lutas a favor da sua emancipação, já não manda, tão-somente, em nós, simples mortais, mas no nosso belo, impávido, gigante e colossal território chamado Brasil.

5 comentários:

  1. Prezado Dr. Jose Savio.

    Valeu nossa espera pelo "Sexta de Textos", desta feita você abordou com precisão um assunto interessante, e, a dedicação não poderia ter sido mais eficiente, justa e merecida. O texto fala, sem esquecer nada, de uma epoca muito bonita e de lembrranças vivas.
    Já estou esperando o outro "Sexta de Textos" da proxima Sexta-Feira.
    Obrigado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sávio, você me emocionou duplamente: pelo belo texto e por dedicar a Magnólia e a mim. Fiquei muito orgulhosa. Aposto que Mag também.
    "BOTE AQUI, BOTE AQUI O SEU PEZINHO, BEM JUNTINHO IGUAL AO MEU. AO TIRAR, AO TIRAR O SEU PEZINHO, UM ABRAÇO E UM BEIJINHO EU TE DAREI.... SOU LEITEIRA, SOU LEITEIRA VENDO LEITE NA CIDADE NA CIDADE DE LISBOA TODOS GOSTAM TODOS GOSTAM DA LEITEIRA, A LEITEIRA A LEITEIRA É COISA BOA....
    OS CABELOS DE MARIA SÃO LOUROS E CACHEADOS QUANDO ELA PASSA O PENTE ABALA TODA A CIDADE, NO MEIO DE TANTAS COISAS NÃO SEI QUAL ESCOLHEREI, AQUELA QUE FOR MAIS BELA COM ELA ME CASAREI.
    Sávio, com a ajuda de Zezê consegui teclar algo de nossas brincadeiras infantis. Estou apenas confirmando o que vc tão bem escreveu. Obrigada pela homenagem dupla. Abraço Fafa e Zezê

    ResponderExcluir
  3. Sávio
    As experiências e brincadeiras vividas na infância e adolescência reflete o adulto que somos. Brinquei de algumas como cai no poço, sou leiteira, gata pintada...tudo isso era interessante, infelizmente já observamos outros tipos que marcam crianças e adolescentes sendo influenciados e vivendo histórias traumáticas. A mulher hoje se destaca e isto lembra-me Eva, esperta e influente...o que não puxando para o nosso lado você faz esta homenagem contando histórias através de textos e assim sentimos como que tentando reinventar o tempo, para que a gente não se anestesie com a existência e conquiste instrumentos para uma vida mais plena.
    Tereza Régia. VALEUUU!

    ResponderExcluir
  4. É com ansiedade que espero a "SEXTA DE TEXTO". Adoro ler seus ditos. Só tenho uma a acrescentar nas brincadeiras da infância: Aquela que a gente falava: "MEU LADO DIREITO ESTÁ DESOCUPADO". Pois não é que até hoje não foi ocupado!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk
    Abraços: Fideralina.
    03/12/2010

    ResponderExcluir
  5. Adorei os textos, o blog etc Especiamente o texto de Sávio Pinheiro e o comentário de Fafá Bitú. Estou tentando resgatar cantigas de roda para meus netos e o Bota aqui o seu pezinho só tem a versão gaucha. Esta que a Fafá fala é a da minha infância. Como conseguir? Sou leiteira...também Muito grata Meu e-mail: magdalamelo@gmail.com Obrigada mesmo
    Parabéns ao Antonio Morais. Minha familia é de Pernambuco e ano fazendo a genealogia dos Velho de Mello, Cavalcanti de Mello, etc Obrigada

    ResponderExcluir