Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

424 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Por volta de 1959, o Quixará, atual Farias Brito, ousou desafiar Várzea-Alegre para uma partida de futebol. As maiores dificuldades diziam respeito á arbitragem. Depois de reuniões seguidas, as partes chegaram a um entendimento. O primeiro tempo seria arbitrado por um juiz do Quixará e a fase final por um arbitro de Várzea-Alegre.

No dia do jogo, por volta das 11 horas da manha, Valdizio Correia estacionou o velho "misto" na praça da igreja e os atletas foram se acomodando em seus devidos lugares. Seguiram por uma estrada carroçável que ligava os dois municípios via Cariútaba.

Pra encurtar a historia o primeiro tempo terminou com um escore de um a zero para o Quixará. Depois de trocarem o campo e o arbitro a contenda recomeçou. Aos 12 minutos os atacantes Raimundo de Bié e Nenên de Canuta já haviam convertido em gols duas das quatro penalidades máximas marcadas pelo arbitro José de Adalio, o saudoso Zé Gatinha.

O jogo seguia em banho Maria para tranquilidade do juiz que não precisou mostrar as suas prerrogativas de autoridade. Aos 42 minutos, quando ninguém acreditava numa reação do Quixará, o zagueiro cobrou um tiro de meta, um bicudo daqueles que a bola sobe, sobe e vai caindo maneira como um gavião peneirador que posa numa ninhada de pintos.

Um gaiato, na geral, usa um apito igual ao do arbitro. O beque de Várzea-Alegre, seu Toe de Cota se atrapalha com o apito e segura a bola com as duas mãos dentro da pequena área. Não houve jeito para o arbitro, o pênalti teve que ser marcado e a bola colocada na marca da cal.

Antes de autorizar a cobrança da penalidade, o arbitro foi até o goleiro Perna Santa e advertiu: Se deixar entrar vai voltar para Várzea-Alegre a pé. Por sorte a bola tinha um manchão estragado e com o impacto do chute explodiu. A câmara de ar se desprendeu "pruuuus "e como um foguete tomou rumo ignorado, a capa da bola entrou mansinha rente a trave esquerda enquanto o goleiro se esparramou para o outro lado da baliza.

Aliviado Zé Gatinha marcou "meio" gol, e, não podia ser diferente, só entrou a metade da bola. A partida foi encerrada dois minutos antes do tempo regulamentar com o histórico escore de “dois a hum e meio" pra Várzea-Alegre.


9 comentários:

  1. Luiz Carlos Correia Diniz disse:

    Meu pai me contou, que o mesmo, foi presidente da liga da V;.alegre nas épocas de 40/50

    Convidaram um time da Paraíba para jogar com a seleção nossa.

    Apresentou-se e ele um jogador dizendo que, era o Center Fuul do time, mais estava magoado e queria se vender.

    Meu pai fez um acordo com mesmo levou para casa da mãe dele ali na praçaAanto Antônio, o campo ficava na praça que é hoje.

    Deixou minha VÒ pastorando o dito cujo mesmo ficou dentro do banheiro.

    Papai ficou dizendo para todo mundo que tinha um trunfo nas mãos pois o melhor do time não jogaria.
    Começou o jogo primeiro tempo perdemos por dois a zero.

    Meu pai foi no intervalo, para ver minha Vó continuava na porta, meu pai abriu o sujeito fugiu pelo telhados.

    depois descobriu que camarada fazia isso em todas as cidades que visitava.


    Ja vem de munto tempo, essas enroladas.

    Luiz Caralos.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luiz Carlos.

    Eu conheço a historia de um jogo entre Varzea-Alegre e Cedro com o envolvimento do seu pai Otacilio Correia. A historia é bem engraçada, e, mais uma vez levamos desvantagens, fomos enrolados. Contarei depois.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a história, Morais...
    É de um árbitro e uma contagem dessas que precisa nos monótonos e pouco emocionantes campeonatos por este Brasil. Relembrando Zé Gatinha e outros protagonistas o Blog do Sanharol registra e documenta nossa história futebolística recente, para deleite de todos nós amantes do esporte mais popualr do mundo...
    Abraçoss...

    ResponderExcluir
  4. Dr. Flavin.

    Os mais velhos lembram dos atletas Raimundo de Bié, Nene de Canuta, Seu Toe de Cota, Tinteiro, Perna Santa, Silva Teté, Carlitos Cassundé, Mascote, esses fizeram a alegria de muita gente. Mais adiante vieram outros atletas tambem famosos, Raimundo de Borgim, Luiz Filho, Fantique e tantos outros que brilharam no estadio do Juremal. Agora Juiz, não houve outro igual a Zé Gatinha. Era arretado.

    ResponderExcluir
  5. Morais,breve farei postagens sobre o nosso saudoso Zé Gatinha,estórias inéditas que fizeram rir muita gente

    ResponderExcluir
  6. Muito bem Dr. Rolim.

    Vamos aguardar ansiosos, Ze Gatinha precisa ser resgatado, são tantos os causos engraçados.

    Espero que o amigo catalogue o maior numero de causos dele e nos mostre. Eu conheço alguns e farei a postagem como um adjetorio ao nobre amigo nesta empreitada da alegria e do humor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Morais, sensacional, obrigado pore nos trazer esse verdadeiro "marco" do desporto nacional, rsrsrs
    Abração meu amigo

    Manoel Severo

    ResponderExcluir
  8. Prezado Manuel Severo.

    Agradeço sua visita e seu comentario. Parabens pelo Cariri Cangaço - Muito bom mesmo. Estou sempre visitando. Vem mais do futebol. hahahaha

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. No Sítio Sanharol -V. Alegre, haviam muitos bons jogadores, mas também exelentesfutebolistas, que, além de insentivarem o esporte, tomavam conta da logística, do preparo do campo e também estabeleciam uma certa moral no escrete.
    O pai do Morais, Zé André, era um desses apaixonados por uma "pelota", contudo, não me consta que tivesse praticado a arte, quando novo.
    Mas havia um personagem que também encarnava bem essas caracteísticas e era um bom craque, inclusive, gabava-se de sua longevidade, pois, com idade de mais de 50 anos, batia bola com a moçada bem mais jovem. Era Luíz Alexandre (Luiz de Lixandre).
    Indago ao Morais se não lembra de algum causo ligado ao saudoso desportista???

    ResponderExcluir