Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 16 de janeiro de 2011

AJUDANTE DO BRASIL - Por Mundim do Vale.

Cordel e Educação
Ricardo Oliveira da Silva
MATEMÁTICA
Depois do desempenho do BICAMPEÃO varzealegrense Ricardo Oliveira da Silva na Olimpíada Nacional de Matemática, o mínimo que posso fazer é trazer aos leitores de MundoCordel os versos de outro varzealegrense vencedor, MUNDIM DO VALE, para homenageá-lo:
Para ver a matéria veiculada no Fantástico sobre o fato, clique aqui.




AJUDANTE DO BRASIL


O fantástico apresentou
Em matéria sistemática
Campeão de matemática
Que Várzea Alegre mandou.
O garoto até falou
Com o seu jeito infantil:
- A educação juvenil,
Com boa vontade muda
Hoje o Brasil me ajuda
Depois ajudo o Brasil.

Garoto determinado
Deu exemplo ao estudante
Que tem saúde bastante
E anda em carro importado.
Depois fica reprovado
Vai pra recuperação
Repete a decepção,
Enquanto um deficiente
Foi até o presidente
Emocionar a nação.

Falei em deficiência
Mas pretendo corrigir
O garoto há de sair
Do estado de carência.
Ele tem inteligência
Ainda com pouca idade,
Pra conter dificuldade
Imposta pelo destino.
Pois tem aquele menino.
Futuro e prosperidade.

A sua limitação
E uma vida sofrida,
Foi o ponto de partida
Para condecoração.
Quem mora aqui no sertão
Tem a plena consciência,
Que existe deficiência
De educação e transporte.
Porém Ricardo foi forte
Comprovando eficiência.

Várzea Alegre despontou
Na mídia nacional
E o gestor municipal
Muito contente ficou.
Foi ele quem indicou
Um jovem de qualidade,
Que mostrou capacidade
Erguendo a nossa bandeira.
E assim Ricardo Oliveira
Projetou nossa cidade.


Mundim do Vale

Esta reprise é dedicada as educadoras; Claude Boris, Renata Bitu e a francesinha Fafá Bitu.

9 comentários:

  1. Mundim,

    Lendo " AJUDANTE DO BRASIL" onde você brilhantemente relata o esforço de Ricardo que ganhou a Olimpíada de Matemática fico me perguntando como fui bem mais beneficiada. Eu quase não caminhava, caía muito, era meu irmão Luís que me levava ao colégio na garupa de uma bicicleta. Nesta época era tudo mais difícil. Não havia tv, nem net, eu só tinha acesso à leitura. Morava distante da capital e tinha muita vontade de frequentar melhores escolas. Meu irmão veio estudar em Fortaleza e eu perdi meu motorista mas antes de partir ele me ensinou a pedalar. Quando completei 18 anos minha irmã ISABEL me trouxe para Fortaleza e resolvemos consultar um ortopedista. Fomos à luta mesmo, me submeti a uma cirurgia, passei 3 meses engessada, um ano sem estudar entre hospitais e clínicas de fisioterapia mas voltei a Várzea Alegre de aparelho ortopediico ( meu troféu) e caminhando bem para grande orgulho de minha mãe que sofrera muito desde que contraí poliomielite.
    Voltar para minha cidade caminhando foi uma benção para toda minha família. Desde então procuro aproveitar cada minuto da minha vida intensamente. Estudei, fiz Letras/Francês, trabalhei 25 anos no Centro de Línguas - IMPARH. Conquistei grandes espaços, fui à França, tenho bons amigos, ex-alunos que me dão muito orgulho. Aposentei-me aos 50 anos porque minha irmã Socorro contraiu Alzheimer e precisava de cuidados especiais. Foram 8 anos de luta, ela faleceu em agosto 2008 e a saudade ainda é muito grande. Estou agora com Zezê, a irmã mais nova que também necessita de cuidados especiais. A luta não acabou, como muita gente pensa.
    Acho que já conquistei muito, posso dizer, "VIM, VI E VENCI" mas sempre falta algo.Meu grande sonho é poder publicar minhas memórias, embora me falte apoio.Não tenho patrocínio mas seria a maior realização da minha vida,poder mostrar às pessoas os obstáculos que superei. Seria como dar um exemplo a tantos jovens que tem tudo. Os pais se esmeram para dar tudo de bom e melhor e esses garotos ainda ficam de recuperação. Vejo também Ricardo na sua luta e dedico esse comentário a esse garoto que tem mostrado que a sua inteligência e seu empenho são superiores a qualquer dificuldade que ele possa enfrentar. Obrigada, Mundim, por essa reprise. Abraço Renata e Claude,
    A francesinha de Várzea Alegre

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mundim.

    Como você, este menino é um garoto prodigio. Voce como sempre, com bastante competencia e grandeza d'alma, presta esta homenagem justa e merecida.

    Ricardo Oliveira merece, de todo Varzea-Alegrense, o reconhecimento e a gratidão. É exemplo de superação, e, nos ultimos anos, ninguem elevou tanto nossa cidade no cenario nacional quanto ele.

    Mundim:

    Ontem eu perguntei ao Google por Mundim do Vale. Sabe quantas vezes voce aparece só em postagens do Blog do Sanharol? 351 vezes. Voce está ficando famoso, os seus escritos recebem elogios até do exterior. O nosso problema é que só lemos as ultimas postagens e pratrasmente é que temos surpresas. Existem pessoas que gostam de lê e vão buscar bem longe os seus causos e poemas. E se divertem com eles.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mundim.

    Duas fotos do Ricardo nos deixam felizes: A primeira ao Lado do Presidente da Republica e a segunda num carrinho de mão levado pelo pai para escola. A segunda é que enobrece o cidadão Ricardo.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  4. irdiesorMinha querida fafá.
    Eu conheço a sua história melhor do que a do Ricardo. me lembro da sua luta, do seu retorno de Fortaleza e da sua determinação junto aos seus irmãos. Lembrei do Ricardo porque achei muita semelhança nas duas histórias.Pela nossa vizinhança, a minha idade e a amizade das duas famílias, eu acho só você e a sua família conhece a sua luta melhor do que eu.

    Transmita o meu abraço para Zezê.

    ResponderExcluir
  5. Pois é João Pedro.
    A foto do Ricardo com o Lula, estava no cabeçalho desse texto, mas o seu primo aquí só sabe fazer versos e contar causos. Quando parte para a informática é 0.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  6. Raimundinho, entendo até demais o recado que você passou. Naquela época da monareta, tinha gente que procurava papai pedindo para me tirarem do colégio porque era muito sacrificado, já pensou, se papai tivesse dado ouvido a essas pessoas? Eu só soube muito tempo depois,ele ficava chateado e escondia de mim.Se eu tivesse visto eu daria a resposta merecida. Zezê está do meu lado vendo tudo e comentando. Adora você poeta. Abraço Fafá

    ResponderExcluir
  7. Esse Ricardo muito nos orgulha. E a saga continua na ultima olimpíada foi vice-campeão. E a peculiaridade do outro fenômeno, o Mundim não estar somente em saber desenvolver um tempo em uma excelente poesia mas capacidade de gravar e depois lembrar fatos, causos personagens épocas e etc. parabéns aos dois

    ResponderExcluir
  8. Mundim

    A históra do nosso povo é uma história de superação. Vejo muitos vídeos motivacionais, e pesquisando no Youtube encontrei um que contava a história do Ricardo Oliveira.
    Fui à sua casa e chegando em sua rua perguntei a alguem se conhecia o Ricardo Oliveira e para minha surpresa a pessoa não o conhecia, embora, houvesse uma faixa na rua que o parabenizava.
    É como diz o dito popular: Santo de casa não faz milagre.

    ResponderExcluir
  9. Só agora depois de tanto tempo estou vendo este oferecimento. Coincidência, no dia do aniversário de Mundim.

    ResponderExcluir