Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aldenisio Correia - Por A. Morais

Autoridades de Varzea-Alegre. Ao centro Jose Odmar Correia, presidente da Camara Municipal de vereadores dando posse ao prefeito e vice: Antonio Diniz e Carlos Renir.

Mensagem para um amigo.

Prezado conterrâneo amigo, camarada e poeta Aldenisio. Rebuscar o passado não é tarefa fácil. Precisa-se ter uma memória prodigiosa, ter muita paciência e não se importar de ser chamado de chato. Na verdade ninguém quer saber do passado. Esta tarefa está em desuso.

Hoje, voltei aos velhos tempos da rua Major Joaquim Alves, Educandário Santa Inês da sempre lembrada e exaltada Elisa Gomes Correia. Da turma lembro todos, mas vamos falar de poucos, afinal a historia é pra você. A professora era eclética, ensinava na mesma sala a alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto anos primários. Eu e o Pedro meu irmão de saudosa memória, você e a Maria Célia sua irmã também de muitas saudades, fazíamos parte de uma turma bem aplicada e disciplinada.

Você um garoto franzino, calmo, super-inteligente e também meio sonso, lembra, não se aborreça nem se zangue. Você sempre fugia para o lado da cozinha e ficava enrolando por lá e quando saia trazia o baldinho de alumínio do leite. Dona Elisa tinha uma roça de milho e feijão no quintal da casa, lembra? Um dia ela me chamou e disse: Antonio, você conhece quando o milho está no ponto de se cozinhar? Porque se abrir a espiga pra ver os morcegos e os pássaros destroem o milho depois. Se você conhece vá quebrar umas espigas. Conheço, respondi na maior cara de pau. Então ela disse: vá e reze para São Bento. Bateu a preocupação: será que São Bento é o santo que descobre mentiras? Se for tô lascado. Depois descobri que nossa professora estava preocupada com as cobras.

Trouxe o milho verde que foi cozido num caldeirão e como o milho era pouco e os alunos eram muito, nós ficamos de fora da comelança. Prezado amigo, muito bom e prazeroso bater esse papo com você. Visite o Blog rapaz, e, permita que as meninas postem seus belos poemas. Um grande abraço e que Deus abençoe o amigo e toda sua família.

Clic na foto para ampliar.

4 comentários:

  1. Prezado Aldenisio.

    Como uma espingarda espalha os chumbos o tempo espalhou a todos nós. Mas aquelas amizades firmadas no concreto da sala de aula devem ser conservadas. Agora que nos localizamos vamos efetivar estes laços e continuar fazendo a comunicação.

    Um grande abraço.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Morais, uma aquisição fabulosa do poeta Aldenisio para o Sanharol. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Caro Antônio Morais,

    Agradeço demais suas saudosas palavras sobre meu pai e os momentos de vossas infâncias. O senhor não imagina como este texto o sensibilizou, principalmente ao ver a foto de vovô e lembrar da rotina em sala de aula com Dona Elisa!!
    Obrigada!! E não se preocupe, continuaremos a nos comunicar e enviar mais poesias!!

    Abraços!!

    Cecília Correia.

    ResponderExcluir
  4. Saudades de vocês e do meu primeiro patrão seu avô José odmar correia

    ResponderExcluir