Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dom Murilo Krieger e o Padre Cícero -- por Armando Lopes Rafael


A primeira vez que ouvi falar no Padre Murilo Krieger foi em Fortaleza (CE), em 1980, durante a Mostra Filatélica Nacional, quando – para surpresa minha – vi lá exposta a coleção de selos daquele sacerdote, com a mesma temática da minha coleção (esta bem mais modesta): Maria, Mãe de Deus e dos homens.

Padre Murilo não foi a Fortaleza naquela ocasião, pois se encontrava em Roma estudando Espiritualidade. Mas, a partir daí passei a acompanhar as sucessivas etapas da vida do colecionador de selos padre Murilo Sebastião Ramos Krieger, nascido em Brusque (SC) num dia que também é a data do meu nascimento: 19 de setembro.

Ele foi nomeado bispo-auxiliar de Florianópolis (SC) em 1985. Depois transferido como bispo de Ponta Grossa (PR) em 1991. Em 1997 foi promovido a Arcebispo de Maringá (PR) e em 2002 foi transferido como Arcebispo de Florianópolis (SC).

Anos atrás precisei de uma informação e fiz um e-mail a Dom Murilo. Lembrei a ele, na minha correspondência, que o conhecia à distância, acrescentando as informações acima escritas. Dom Murilo respondeu-me prontamente com a informação solicitada e até escreveu em tom de brincadeira: “Armando: mais um pouco e você escreverá minha biografia”. No mesmo e-mail ele acrescentou que já tinha ouvido falar em Juazeiro do Norte e no padre Cícero Romão Batista, através da memória que ficou em Maringá (PR) de um sacerdote – juazeirense de nascimento – o cônego José Jesu Flor, que pertenceu ao clero da Arquidiocese de Maringá.

Sacerdote culto, padre Jesu Flor difundiu muito o nome do Padre Cícero no Paraná. Em 1987, idoso e doente, padre Jesu retornou à cidade natal, onde faleceu em 30 de dezembro daquele ano, sob a assistência do saudoso monsenhor Murilo de Sá Barreto, sendo sepultado no túmulo da família no Cemitério do Socorro.

Hoje, dia 12 de janeiro, o Santo Padre Bento XVI nomeou Dom Murilo arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. Para quem não sabe o título “Primaz do Brasil” é dado àquela igreja particular pelo fato de Salvador ter sido a primeira Diocese criada no Brasil.

Agora, Dom Murilo Krieger vai se tornar nordestino com residência na capital da Bahia. Quem sabe, convidado por nosso bispo dom Fernando Panico, ele venha conhecer Juazeiro do Norte e complementar as informações sobre o Padre Cícero que lhe foram transmitidas em Maringá?
Krieger em alemão significa “guerreiro”.
Que venha visitar o nosso Cariri o colecionador de selos, padre, bispo, e – quem sabe – futuro cardeal da Santa Igreja, Murilo (guerreiro) Krieger.
Ele não disse que mais um pouco eu escreveria sobre a biografia dele?
Pois espero que em breve ele seja o primeiro cardeal filatelista do Brasil...

Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

Um comentário:

  1. Prezado Armando.

    Parabens pela postagem. Parabens pelos conhecimentos do Dom Murilo. Parabens pelo colega colecionador de selos.

    Receba o meu abraço.

    A. Morais

    ResponderExcluir