Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de dezembro de 2023

425 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Quem conhece a parte territorial do município de Várzea-Alegre deve estranhar porque aquela ribeira iniciada no sitio Gamelas, passando pelo Capão, Amaro, Charneca, Unha de Gato e parte do Riacho do Meio, apenas a Charneca, a parte ao centro não pertence ao nosso município e sim a Cariús.

Fontes serias asseguram que nas décadas de 40 e 50 um cidadão conhecido por Emídio, agricultor e analfabeto, de uma hora para outra virou doutor. Em breve os caminhos e as veredas que levavam ao lugar estavam cheias de pessoas achegando-se ao local para se receitar. 

Por conhecimento ou adivinhando filas eram atendidas, Emídio fez fama e clientes é o que não lhe faltava. Pessoas das mais distantes localidades e de outros municípios acorriam em seu socorro e o homem receitava remédios que eram encontrados em quaisquer farmácias e de efeito positivo.

Várzea-Alegre sempre foi uma cidade adiante das demais circunvizinhas, e, nesta época já tinha medico, e, dizem, não sei se verdade, que este vivia na cola de um erro qualquer do Emídio para denunciá-lo e proibi-lo da pratica que já era um habito. 

Para fugir destas perseguições e das autoridades locais, Emídio se valeu do então Deputado Mário da Silva Leal que por meio de um decreto desmembrou aquela área do município para fugir as possíveis penalidades impostas ao Emídio. 

Assim a Charneca deixou de pertencer a Várzea-Alegre e se integrou ao município de Cariús. Há quem diga que Várzea-Alegre não perdeu nada.


32 comentários:

  1. O fenomeno Emidio precisa de estudos. Apesar de cientistas desmerecerem o fato, não podemos negar, que muitos se curaram pela orientação do Emidio.

    Os depoimentos são diversos sempre dando este testemunho de credibilidade. Deveras é que o mapa de Varzea-Alegre perdeu aquela parte territorial por conta de sua influencia. Poucos conhecem este fato. Saibam não é facil fazer um desmembramento destes. Mas foi feito.

    ResponderExcluir
  2. MUITO INTERESSANTE ESSES CASOS. CHEGANDO A SER ATÉ IMPRESSIONANTE. AOS QUE ACREDITAM EM INTERVENÇÃO ESPIRITUAL, A EXPLICAÇÃO PARA AQUELES QUE NÃO ACEITAM, COMO EXPLICAR ESSE FENÔMENOS. ALGUMAS HISTÓRIAS ENVOLVENDO O NOME DO SR EMIDIO PODEM ATÉ TEREM SIDO INVENTADAS PELO IMAGINÁRIO POPULAR. MAS SÃO TANTAS QUE COM CERTEZA MUITAS DELAS SÃO VERÍDICAS. PARABÉNS MORAIS PELO RESGATE CONTINUE COM A TAMPA DO BAÚ DAS REVELAÇÕES ABERTA ESTA DA PASSAGEM DA CHARNECA PARA O MUNICIO DE CARIÚS, EU E ACREDITO MUITOS VARZEALEGRENSES NÃO SABIA.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Claudio

    Que o Emidio receitou milhares de pessoas todo mundo sabe. Que a Charneca pertencia a Varzea-Alegre e foi desmembrada todo mundo sabe tambem. Agora eu acho que pouco gente conhece a historia do desmembramento. Não é brincadeira para fazê-lo. Envolve Assembleia legislativa estaudl, governador e olhe lá. E foi feito com esse objetivo citado na postagem. Lamento que outras pessoas não tragam depoimentos complementares para tornar a postagens
    mais consistente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro das histórias que meus avós contava, do meu bisavô Emidio

      Excluir
  4. Morais,

    Um fato interessante ocorrido em Várzea Alegre é a localização do Posto de Saúde do Novo Jordão. Trabalhei naquela localidade durante anos e sempre tive muita dificuldade em chegar ao postinho na época das chuvas, pois aquela unidade de saúde ficava entre dois rios, o que dificultava o acesso da nossa equipe. Ora, se uma das principais metas da saúde é a Acessibilidade, perguntei a membros da comunidade o porque daquela construção naquele lugar tão inapropriado. Resposta: - É que deram emprego a dois funcionários e eles pediram para que a construção do referido posto fosse realizada próximo às suas residências. Como dizia Leó Cassundé: "Histórias do Povo".

    ResponderExcluir
  5. Morais,eu desconheço desse desmembramento,embora eu vi muitos Jeeps cheios de doentes em direção a Charneca

    ResponderExcluir
  6. Dr. Rolim.

    Pode acreditar no desmenbramento, da mesma forma, que voce acredita no que viu: Os Jeeps cheios de gente a procura de atendimento. Nós
    devemos registrar os fatos como foram e não como interessam a muitos.

    Dr. Savio.

    Esse é o problema. O que valem dois votos? Em 1955 Né de Almeida se elegeu prefeito do Quixará com um voto de diferença. Já contei esta historia no Blog. O eleitor que fez a diferença morava no Crato, é meu amigo e está vivo para contar a historia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Morais,

    Conversando com o Dr. Mário Leal, sobrinho do Coronel Mário Leal, ele afirma que a Charneca sempre pertenceu ao município de Cariús. Houve uma tentativa de se trocar a Charneca (Cariús) pelo Logradouro (Várzea Alegre), mas não deu certo.

    Em tempo: A criação do município de Cariús se deu em 25 de Março de 1945. A sua história está aquém deste fato.

    Se você tem certeza que a Charneca pertencia a Várzea Alegre até 1945 fica entendido que ela foi anexada ao recém-criado município de Cariús no ano da sua criação.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Savio.

    João Francisco, homem ligado aos cartorios e a historia foi quem me passou a versão apresentada na postagem. A criação oficial do municipio de Carius é de 22 de Novembro de 1951, coincide com a epoca em que o Emidio viveu a sua esperiencia receituaria. Desmembrado de Jucás. Nesta epoca Varzea-Alegre perdeu a Charneca.

    ResponderExcluir
  9. Dr. Rolim.
    Para a história de Emídio da Charneca, há uma expilcação na doutrina espírita kardesista.
    Independente de verdadeira ou não,
    o Emídio deveria ser lembrado na região como uma peça cultural, como foram vários outros em outras regiões.
    Há! Eu ia esquecendo. eu ví a foto da sua família, é bonito o seu jardim familiar.
    Abraço.
    Mundimdo Jatí.

    ResponderExcluir
  10. Morais,

    A comemoração do dia do município de Cariús é 25 de março e a data em que se comemora a criação do mesmo é 1955 - 56 anos completos (eu havia citado 1945). Portanto, procede a perda de território na época do famoso e conhecido Emídio da Charneca.

    ResponderExcluir
  11. Dr. Savio.

    Como diz o grande Mundim do Vale a historia de Emidio precisa pelo menos ser descutida como nós estamos fazendo. Emidio marcou uma epoca de tempo em que muitas pessoas o procuraram e encontraram nele algum conforto espiritual para o seu problema. Não podemos negar esse fato. Eu mesmo fui atendido por Emidio e farei em breve um depoimento na pagina principal do Blog contando.

    ResponderExcluir
  12. sou da charneca e meus avos e parentes mais velhos falam muito de emidio fiquei curiosa e perguntei tudo sobre ele mas eles nao sabem + de emido queria saber se voces podem me ajudar a saber a vida dele : nascimento,falecimento etc

    ResponderExcluir
  13. Ola meu amigo,miha mae já e falecida ela e natural de sitio olho daqua ceara,como eu n/ tive a o portunidade de conhecer nin/ da parte dela , vendo este blog deparei com seu comentário e me lembrei q/ gnd criança ouvia minha mae dizer ke ela tinha um tio ke curava as pessoa ela chamava tio zidio era o ke eu entendia vendo isso agora eu tenho certeza q e stamos falando da mesma pessoa , Fiquei curiosaem em vc falar ke seus parentes conheceu, sera que eles n/ pode saber d alquns dos meus parentes ke n/ conheço? por favor entre em contato comigo.Meu fone 0146592620704.

    ResponderExcluir
  14. Existe em algum lugar material que fale a respeito do SR. Emidio da Charneca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou bisneta de Emídio da Charneca, e há muito tempo procuro mais informações oficiais . Pois todas que sei foram passadas oralmente. Mas soube que em um livro "fragmentos da história varzealegresse" fala algo sobre ele.

      Excluir
    2. Ele era meu bisavô, tem várias histórias que meus tios e avós contam

      Excluir
    3. Minha vó também contava essas histórias

      Excluir
  15. Podem acreditar.... Emídio da Charneca era um fenômeno, meu sogro conta que levou três potinhos de vidro com urinas e ele sem informar de quem era, ouviu de Emídio: Essa urina é de uma velhinha bem durinha, ela vai longe e está sadia...(Tratava-se de sua Mãe...morreu com 98 anos, continuou... essa urina é de uma pessoa com problema nos rins...(tratava-se dele próprio) mande tomar "esse remédio"... e continuou falando: ...essa urina é de uma gestante(acertou quando ninguém ainda não sabia) e o remédio que foi passado quando foi a farmácia, ouviu a seguinte informação... senhor, esse medicamento acabou de ser lançado, ainda não temos... Abraço em todos, Aqui Ricardo Dias.)

    ResponderExcluir
  16. O quero saber d alquem d Carius.Q queira me fazer um grande favor se_ Informar se alquem conhece Chico Maroto pq Ele e meu tio q nao conheco mas gostaria muito d saber se ainda vive ..Na decada d 50...Ele morava em sito Volta municipio d Carius...Ele e filho d Pedro Cadeira d Oluveira e Juvita maria da conceicao..meu hotmal rosacelino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Sou filho de uma neta de Vitor de Caldas de Várzea Alegre e ela até hoje fala sobre Emídio, que inclusive usava um dedo médio como estetoscópio, o fenômeno é natural e conhecido como mediunidade muito bem explicado no livro dos médiuns de Alan Kardec, o mais conhecido médium brasileiro Chico Xavier é prova viva de várias destas faculdades mediúnicas citadas nos comentários acima, vários tios e meu próprio avô e minha mãe, foram medicados por Emídio por volta do ano de 1950, hoje moradores de Goiânia Goias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor gostaria muito d Comnicar com pessoa desta Epoca q e d Varzea Alegre quem sabe Eles conheceram alquem doa meus tios...

      Excluir
  18. Sou bisneta de Emídio da charneca. Sei algumas coisas sobre esse assunto e também procuro saber mais coisas. Qualquer coisa entrar em contato ak.oliveiracosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Desde muito criança a minha avó(filha de Emídio da Charneca) me conta várias histórias impressionantes sobre meu bisavô e seus feitos. Gostaria que mais pessoas soubessem da sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual nome da sua avó?..sou neta do Emídio gostaria de saber mais sobre ele..moro em Goiânia Goiás..

      Excluir
  20. Amanda Karol gostaria muito d comunicar com vc liga pra mim se possivel no numero 015 65 99259 3526.

    ResponderExcluir
  21. Com seis meses eu padecia de um doença que os médicos não sabiam identificar nem encontravam remédios para a cura. Os médicos desenganaram como se falava a época. Minha mãe, contra a vontade do meu pai que não acreditava me levou o Emídio que receitou uma medicação e eu fiquei curado e aqui estou agradecido e escrevendo sobre a historia de Emídio da Charneca.

    ResponderExcluir
  22. Charneca é a denominação de um habitat árido e de plantas xerófilas. O lugar a que se refere o artigo tem essas características, na sua parte Norte, onde, inclusive, fica a chamada "Serra da Malhada da Areia" (ou Madareia, como é conhecida).
    Há mais de trinta anos temos uma propriedade no Sítio Unha de Gato, que fica vizinha à Charneca, portanto, conhecemos a geografia, o caso do curandeirismo de Emídio e outras estórias do lugar.

    ResponderExcluir
  23. Por favor Goncalo.Gostaria d falar com com vc.01465.99259 3526

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavô Emídio nunca se quer ganhou uma simples homenagem daquele município, somos os verdadeiros orgulhosos da história dele e toda minha família que ainda vive na Charneca

      Excluir
  24. Eu sou neta de Dr Emídio ....e posso afirmar que as. Histórias sobre ele são verídicas!

    ResponderExcluir