Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

IDIOMA SEM NAÇÃO - Por Mundim do Vale


Reprisado para; Lourival Manga Murcha e Zé Pimpim

Quando os nossos conterrâneos que estavam em São Bernardo, vinham de férias a V. Alegre, era aquela festa, Chegavam ricos e falando num idioma sem nação, como dizia o saudoso Zé Clementino.
Uma vez chegou Pedro de Raimundo Leandro vestindo calça boca de sino, calçando um sapato cavalo de aço, um gravador a tiracolo e um relógio oriente.
No sábado pela manhã foi dar uma volta na cidade, acompanhado de algumas garotas. Passou pela feira onde Renato de Zé Sobrinho vendia frutas e aproximou-se da banca. Abriu a mão e bateu forte numa melancia dizendo:
- Oh meu. Quanto que é o cocômero?
Renato respondeu:
- Inteira é 5,00 e uma banda é 3,00.
Com a mão sobre a melancia Pedro disse:
- Corta essa. Bicho!
Renato passou a faca na melancia e dividiu em duas bandas, pegou uma das bandas e foi entregando a Pedro.
Pedro rejeitou dizendo:
- Qualé malandro? Eu não quero isso não.
Renato com a banda da melancia numa mão e a faca na outra falou:
- Você tem que levar. Tá pensando o que? Chegou aqui falando ingrês, me chamando de bicho e fez eu cortar a tamboroca agora vai levar.
Pedro vendo a raiva explícita do vendedor e a faca pingando aquele suco vermelho, deu uma nota de 5,00 e saiu sem nem olhar pra traz.
Taveirinha que tinha acompanhado tudo gritou:
- Ei Pedro! Tu num vai levar a cocom não.

3 comentários:

  1. È verdade Mundim. Os meninos chegavam todos bonitões, cheios da grana,roupas extravagantes, as meninas faziam a maior festa, e, "nois" encostados, só espiando e aguardando que eles fossem simbora pra "nois" voltar a ter cartaz com as paqueras. Quanto sofrimento.

    ResponderExcluir
  2. IH! CHEGAVAM??? AINDA HOJE CHEGA. SÓ QUE AGORA MUDOU-SE UM POUCO O QUE TRAZEM. CELULAR DE TRES CHIPS AQUI SÓ TENDO 2 OPERADORAS. É UM NET OU UM NOTBOOK E PORRAÍ VAI.

    ResponderExcluir
  3. Antes tinhas uns que quando iam não conheciam nem mais uma lagarticha, achavam que era um crocodilo. Claudio vamos dar um desconto, pois quem nunca comeu mel, quando come se lambuza. Olha no carnaval vou levar o meu celular de apenas um chip, kkkkkk, bj.

    ResponderExcluir