Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Afinal qual foi a primeira mulher? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Jornais, Rádio e Televisão apregoam que agora nós temos a primeira mulher como Presidente da República. Que nada! Somente agora é que resolvemos mostrar a cara, nos despir de nosso encardido machismo e assumir definitivamente que há muito vivemos num reino do matriarcado. O que os meios de comunicação social deveriam propagar é que agora não temos mais necessidade de usar intermediários. A maioria dos brasileiros, cansada dos “paus mandados” resolveu colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Antes de uma mulher assumir pessoalmente pela primeira vez o cargo da Presidência da República, nós tivemos um número bastante elevado de mulheres que igualmente mandaram nesse país. Lembremo-nos de algumas daquelas senhoras que, nos últimos sessenta anos comandaram nossos destinos, quase sempre às caladas da noite: Darcy Vargas, Carmela Dutra, Sarah Kubitschek, Eloá Quadros, Maria Tereza Goulart, Iolanda Costa e Silva, Scila Médici, Dulce Figueiredo, Marly Sarney, Rosana Collor, Ruth Cardoso e Marisa Letícia. Aos respectivos maridos, a quem nós apelidávamos de Presidentes da República cabiam sempre a última palavra: “A pois tá certo, minha querida.”

A propósito desse assunto, havia na época do Regime Militar um prefeito de uma capital que além da sua própria mulher, recebia ordens da mulher do governador. Certo dia, um jornalista quis saber dele se era verdade que ele fazia tudo que a mulher do governador mandava. “É sim, se ela mandar eu faço e, antes que ela mande eu já estou fazendo.”

Agora eu acredito que assumimos de fato nossa real condição, pois uma mulher foi eleita pelo povo brasileiro como a primeira Presidenta da República. Espero que ela use a sensibilidade da qual toda mulher é possuidora para olhar pelos pobres, e reduzir ainda mais as enormes desigualdades sociais e conduzir nosso país para dias melhores ainda.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

13 comentários:

  1. Prezado Carlos.

    Muito bom artigo. Muitas mulheres mandaram nos maridos presidentes, mas a Dilma recebeu do povo o direito de ser a presidente. Vamos aguardar que ela mande no governo, não permitindo que ele se contamine por costumes outros constantes em titulares que lhe antecederam.

    Em tempo.

    A postagem anterior a esta sua titulada: "Boas lembranças" dediquei a voce e a Magali.

    Dê uma olhadinha.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais

    Esse é o desejo de todos os brasileiros. Que nossas perscpectivas não sejam contrariadas.
    Vi a postagem anterior e escrevi um livro a respeito nos comentários.
    Se você tiver paciência, leia.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. É...

    Carlos Eduardo

    Jamais fui contra mulher no comando de qualquer coisa, por que é sabido que quem manda é ela, pelo menos no ociddente, e isto vem de longe.

    Conforme a sua descrição já tivemos várias presidentes por trás das cortinas. Quem discorda?

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Caro Vicente Almeida

    Muito obrigado pela complementaçao que você deu ao texto. Não precisamos negar o que todo mundo sabe, não é mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM CARLOS, SUA CHAMADA DE ATENÇÃO. E MESMO MANTENDO AQUELE VELHO DITO POPULAR DO MACHISMO QUEM MANDA NA CASA É A MULHER QUEM MANDA NA MULHER É O MARIDO. SE A CASA DO POVO BRASILEIRO É O BRASIL E SE A DILMA NÃO MARIDO. A VEZ AGORA É DELA SEM PEDIR A ULTIMA PALAVRA "TÁ BOM QUERIDO"

    ResponderExcluir
  6. Caro Cláudio Souza

    È isso aí amigo! Vamos todos torcer para que dê tudo certo.
    Obrigado pela sua participação!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Homem ou mulher pouco importa! O que vale é que a presidência seja exercida por uma pessoa de princípios, o que essa senhora Dilma e Lula definitivamente não são!!!

    ResponderExcluir
  8. Prezado Cláudio Sousa.

    Agradeço sua participação, que serviu de contraponto ao meu texto, de certa forma enriquecendo-o.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Caro A. André L. Pinheiro

    Respeito seu ponto de vista, mas não concordo com ele. Nos últimos oito anos não tivemos nenhum pacote econômico, cujas conseqüências recaem sempre sobre os assalariados e os operários. A inflação anual variou entre 5 e 6 por cento, índice que há cerca de vinte anos não correspondia nem à inflação de uma semana. Se o amigo der uma volta no comércio de qualquer cidade, verificará que as pessoas nunca compraram tanto como agora. Por que? Mais pessoas estão empregadas. É preciso que tenhamos consciência crítica e nos dispamos de qualquer apego político partidário para verificar o que ocorre em nossa volta. Afinal, quem somos nós para julgarmos os princípios dos outros? O importante são as atitudes positivas em benefício da coletividade e principalmente dos mais pobres. Precisamos dar um crédito de confiança no novo governo e torcer para que o Brasil continue crescendo, em vez de desejar o pior somente para que nas próximas eleições o candidato do nosso partido seja eleito.

    ResponderExcluir
  10. Como eu já disse lá no Blog do Crato, aqui no Crato saiu uma crônica num jornal dizendo que D. Bárbara de Alencar foi a primeira "Presidenta" do Brasil. Não sei se é pra rir ou pra chorar. D. Bárbara de Alencar tem seu valor, mas isso é absurdo!

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  11. Prezado Carlos Eduardo,

    A demagogia econômica já está cobrando seu preço. Que o digam os assalariados que passarão a receber a grande fortuna de 30 reais a mais... O noticiário vem divulgando diariamente que o governo precisará fazer inúmeros cortes no orçamento. Já se fala até em compromissos que não poderão ser honrados... A dívida pública atingiu 1,7 TRILHÃO!!!! Vários obras públicas que vinham sendo tocados a todo vapor até 31 de outubro já estão paralisadas. A mentira tem perna curta. Felizmente, nunca me deixei seduzir pelo canto da sereia, digo sapo barbudo. Veremos agora se o PT não terá que fazer aquilo que dizia ser típico dos tucanos...

    E para fechar com chave de ouro seus oito anos de demagogia, a Mula de nove dedos esperou COVARDEMENTE até o último momento para decidir não extraditar o terrorista assassino italiano Battisti. Será que isso é ter princípios? Na minha opinião não!

    Em 2014, Kátia Abreu Presidente! Contra a bruxa vamos votar na musa que derrotou a CPMF no Senado!

    ResponderExcluir
  12. Caro André

    Continue com seu ponto de vista. 87% dos brasileiros não pensam assim.

    ResponderExcluir
  13. Hahahahah e ainda mais essa... Acho que se o ano de 2010 durasse mais um pouquinho esse percentual seria de 120%. Curioso que mesmo com toda essa idolatria a candidata do semi-deus precisou disputar segundo turno, o que a deixou bem decepcionada... Como me sinto leve por fazer parte dos lúcidos 13%.

    ResponderExcluir