Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 27 de março de 2020

Leonel de Moura Brizola - Por Antonio Morais



Quando me entendi de gente chegou a revolução de 1964. Tempo conturbado, perseguição, falta de liberdade, período difícil de ser esquecido. Mesmo no pior momento da ditadura militar se tinha uma luz, uma esperança. Era o Costa e Silva, o Garrastazu, o Geisel e o Figueiredo no poder e a esperança do povo em Tancredo Neves, Paulo Brossard, Jose Richa, Marcos Freire, Fernando Lira, Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Mario Covas, Freitas Nobre, Dante de Oliveira, Thales Ramalho, Leonel de Moura Brizola e tantos outros que tiveram a bravura de ficar ao lado do povo, muitas vezes, sacrificando suas próprias vidas.
Hoje em dia, os políticos se nivelam por baixo que não há escolha. Comem todos no mesmo coxo. É uma unanimidade, todos se arrumando. Escolhe-se o menos ruim ou aquele que tem mais capacidade de enganar e convencer a ingenuidade alheia. Quem está com a chave do cofre solta dinheiro e o marqueteiro se encarrega de transformar satanás em deus e vice versa.

De sã consciência não se tem em quem votar. Ou você votaria em Sarney, Renan, Collor, FHC, Roberto Jéferson, Jose Dirceu ou nesses débeis mentais que andam por aí falando besteiras? Este estado de coisas que deteriora o executivo, legislativo já estar entrando pela porta da frente do judiciário. Mesmo no regime autoritário o Brizola conseguia um direito de resposta, e hoje não há quem peça nem quem conceda.
Um dos momentos belos de nossa historia, o Leonel de Moura Brizola obriga a Rede Globo a colocar no ar seu melhor apresentador do Jornal Nacional em todos os tempos Cid Moreira para falar a verdade para o Brasil inteiro ouvir. Salve Brizola.

3 comentários:

  1. Morais.

    Eu e Brizola nascemos no mesmo dia. Acho que por essa razão sempre o respeitei, também tínhamos afinidades políticas, claro.
    Tentou defender o cunhado Jango, mas foi impedido pelo rolo compressor autoritário.

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo é um documento histórico. Nenhum outro politico brasileiro teve o peito de encarar o império global. Brizola tanto encarou como derrotou. Hoje em dia, temos 39 partidos políticos, todos amontoados no ardente desejo de bajular e tirar proveito do puder.

    ResponderExcluir
  3. Minha emoção se repete, bem mais forte do que a época, toda vez que vejo o anúncio pelo jornalista José Augusto Ribeiro do direito de resposta, no vídeo e na locução do Cid Moreira.

    ResponderExcluir