Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Troco - Por Chico Ontoe.

Raimundo Sabino - foto.

O nosso amigo Geovane Costa colaborador do Blog do Sanharol, contou uma historia do seu irmão Chico Antoe e foi jurado de vingança. Vou dar o troco disse Chico Ontoe em tom de ameaça. Pois bem, o troco veio rapido.

Raimundo Alves Bezerra, o conhecido Raimundo Sabino, antecessor de Jesus no Bar do Buzuga, era o homem mais espirituoso do Sanharol. Dona Carmelita, mãe de Geovane ordenou: Meu filho vá comprar uma cabeça de alho. Geovane saiu destemido e em lá chegando disse: seu Raimundo Sabino mãe mandou comprar uma cabeça de alho, mas ela só quer se for grande.

Raimundo Sabino soltou um sorriso e disse: Do tamanho da sua só se for procurar na Bahia. Ou troco bem dado.

14 comentários:

  1. Raimundo Sabino.

    O que tinha de humilde, tinha tambem de trabalhador e bom. Foi o maior comerciante do Sanharol naqueles velhos tempos. Foi tambem o maior botador de apelidos que ouvir falar. Se aparecer uma pessoa da minha geração que falar que não foi apelidado por Raimundo Sabino está mentindo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Geovane.

    Se zangue não viu, se entenda aí com o Chico Ontoe, conte outra dele. E vamos ri juntos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. BELO TROCO O CHICO ANTº; ELE SÓ PARECE MAS NÃO É BESTA NÃO.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, esse é o povo de Varzea Alegre, não deixa passar nada barato.Muito bom esse troco, rsrsrsrsr.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Jaedna.

    Este é o seu primeiro comentario em nosso Blog,já vi sua foto na galeria de seguidores. Ficamos felizes e agradecidos por sua visita. Precisamos reunir atraves de postagens e comentarios todo acervo que mostre a verve de nossa gente bonita e bem humorada. Obrigado e volte sempre. Seremos grato. Varzea-Alegre merece.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  6. Jaedna.

    Depois do meu comentario é que a enternet liberou o belo comentario da Magnolia. Parabens pela apresentação.

    Magnolia como era o apelido que Raimundo Sabino botou em tu? O meu era "Bolo Cru", eu era muito branco - não era porque gostava de bolo, bolo nesse tempo não tinha. hahaha

    ResponderExcluir
  7. Pois o de Luiz Lisboa era " Amarin " ele era descendentes dos habitantes do sitio Amaro.

    Tinha uma galega do lado do Chico que o apelido dela era " Cenoura " Era tu não?

    ResponderExcluir
  8. Nossa Magnolia, obrigada pela apresentação, fiquei emocionada,snif, snif... Realmente tomei coragem e já estou adorando!! Quanto aos apelidos, acho melhor ficarmos quietas, pois se formos relembrar os apelidos, vamos gerar até discordia entre os conterraneos. Ah, A.Morais, obrigada também pelas boas vindas.

    ResponderExcluir
  9. OUtro dia eu errei o nome de Bidim.
    E o nome dele não era Raimundo Alves Bezerra e sim Raimundo Gomes da Silva, nome de rua no Sanharol. Ou troco bem dado!

    ResponderExcluir
  10. Fico zangado não, Morais, fico feliz pois engrandece o nosso Blog. Inclusive descobrindo novos seguidotes, como nossa amiga jaedna que não conheço mas fico felicíssimo com suas palavras e dizer para ela que aguarde; vem muit a coisa boa por aì. Abraços a todos e e é que nem diz meu amigo Morais: vamos fazer os "cabas= achar graça". E nós também.Feliz 2011 a todos! Felicidades!

    ResponderExcluir
  11. Prezado Geovane.

    Aceito a correção. Mas João meu irmão vai me pagar. Passando com ele na Rua Raimundo Alves Bezerra, no Sanharol perguntei: João quem era Raimundo Alves Bezerra e ele respondeu Raimundo Sabino.
    Geovane voce é um grande colaborador do Blog, tem enviado muitas historias de nossa gente, quando eu lhe pergunbtei se desejava postar direto voce disse que não, preferia enviar para que a postagem fosse feita por mim. Por essa razão voce não consta na relação de colaboradores mas está na minha lista de grandes colaboradores. E viva Raimundo Gomes da Silva. Prometo não errar mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Aproveitando a postagem que também nos traz a memória do saudoso Rdo Sabino, ao qual Morais anteriormente referiu-se como sendo do Inharé, Vicente de Santiago esclarece: As terras do Chico eram as que ficam da antiga estrada do Iputi na direção do Roçado de Dentro e Açude Velho, o Sanharol, então, é do lado oposto da referida estrada, começando do alto dos André's até a propriedade originariamente de Manuel de Pedim, quase em frente da Bodega que era de Rdo Sabino, o Inharé seria compreendido entre a estrada do Iputi, começando nas terras de Manuel de Pedim até o antigo corredor em direção ao Canto, ou Charneca, resumia-se às terras de Manuel de Pedim, de José Bitu e dos Gibãos. Portanto, mesmo os Pretins, os Gonçalos, Rdo Sabino, Os Bastiões, Antônio Leandro, Tomazinho, todos seriam das terras do Chico. Popularmente Inharé, Sanharol e parte do Chico (as teras da margem do asfalto)tudo é Sanharol.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Robson.

    Um bom esclarecimento. Vicente tem razão. Na verdade as divisões das localidades eram as estradas ou rios. Muito obrigado pela contribuição.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Morais,falar em apelidos o velho Antônio Costa,avô de Flavim,o apelido que ele botasse em uma pessoa,pronto,ia com ele no caixão.Tem apelidos de gente em V.Alegre que é pornográfico,mas mesmo assim o povo apelida.Dou uma rapadura quem advinhar algum.

    ResponderExcluir