Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS VILÕES DA CULTURA POPULAR - Por Mundim do Vale

Eu digito este texto com saudades das coisas que me acompanharam, no longo de todos esses anos. Se algum amigo quiser questionar, eu estou aberto para o debate, na área de comentários.

Vejamos:

. A boneca bárbie atropelou as bonecas feitas de sabugos ou de flor de mandacaru.
. O axé baiano atingiu as marchinas carnavalescas e ficou mandando no carnaval.
. Os vídeos games tiraram os meninos do artesanato de barro e as meninas das cantigas de rodas.
. O autêntico forró de pé de serra perdeu seu espaço para as bandas de forró de litoral.
. As máquinas colhedoras de arroz, liquidaram com os adjuntos das apanhas.
. Os bispos estão pouco-a-pouco acabando com os leilões e quermesses.
. A divisão da religião, acaba a cada dia com os penitentes.
. A sentinela mudou o nome para velório, já já o finado vai para o cemitério sozinho.
. A primeira comunhão já estão chamando de primeira eucaristia, só falta mesmo todo mundo morrer

9 comentários:

  1. É...

    Mundim

    Você tem toda razão.

    Que saudade dos velhos bons tempos, quando a gente brincava de bola de meia e pião, e as meninas de casinha de boneca e guizado.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. Flor do Chico e Vicente.
    Os seus comentário servem de suporte para a minha postagem.
    Agradeço aos dois.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mundim.

    Quem poderia deixar de concordar com voce? O seu texto é completo e faz um alerta. Daqui a pouco tempo ninguem sabe mais o que seja criar alguma coisa, já encontra pronto pra consumo no mercado. Parabens.

    ResponderExcluir
  4. É meu primo Mundim,é o avanço Global.Leia este cordel do Crispiniano Neto.

    Mostraram muitos avanços
    Da Fraça,States e China
    Italia,Russia,Alemanha
    No laser,na quimica fina
    Biogenética,fibra ótica
    Computação e robótica
    Aplicada à Medicina

    Abrindo o primeiro dia
    Com gente do mundo inteiro
    Teve um norte-americano
    E outros três,no roteiro
    Um russo e um japomês
    Também deram voz e vez
    Para um doutor brasilero.

    ResponderExcluir
  5. EH. VICENTE PODE JUNTAR NO QUIZADO TAMBÉM OS MENINOS . OS DA MINHA ÉPCA IAM BUSACR A LENHA E MATAR CIBITO PRO TEMPERO.

    DISCORDO DO MUNDIM NO QUIZITO DAS APANHAS DE ARROZ AQUI EU NUNCA NEM VI UMA MAQUINA COLHEDORA. POR AQUI QUEM MATOU AS APANHAS DE ARROZ AO MEU VER FOI O EU SÓ VOU SE FOR POR TANTO E O ALMOÇO.

    ResponderExcluir
  6. Claudio.

    Uma maquina colhedoura esteve na festa do arroz na decada de 1950 em Varzea-Alegre e deu o maior prejuizo a Ze Piau tio de Mundim do Vale.

    "Tudo isso acabou-se
    Não tem mais arroz doce,
    Nem tem maneiro pau
    Estão cortando pelo tronco,
    E batendo no girau".

    Candeiro.

    ResponderExcluir
  7. Na postagem eu esquecí, que os profetas de chuvas também foram absorvidos pela FUNCEME.

    ResponderExcluir
  8. Às vezes fico a pensar cá com meus botões... Será que sou mesmo antiquado? Concordo com Mundim do Vale. Mas, acho que para contornar essa situação teríamos que resgatar, através da escola, esses valores. A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.
    Bem, assumo: Sou dinossauro!

    ResponderExcluir
  9. Mudin,

    - O fico acabou com dançar de feição.
    - O frango de granja quase aposenta a galinha caipira.
    - Os calçadões fecharam as casas de reboco e
    - A internet vem machucando bastante as hemorróidas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir