Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pedido de informação - Genealogia.

FAMÍLIA BEZERRA DUARTE DE VÁRZEA ALEGRE.

Caro Senhor Antônio, boa noite. Meu nome é David Wesley Amado Duarte e estou procurando informações sobre minha família que é de Várzea Alegre. Nos meus ascendentes tenho os sobrenomes Alves Bezerra e Bezerra Duarte, onde o familiar mais antigo é Vicente Alves Bezerra, meu trisavô, nascido em 1841 em Várzea Alegre (até onde sei). Ele foi seminarista e estudou com o Padre Cícero, deixando o seminário para casar-se com a sua primeira esposa, cujo nome desconheço. A segunda esposa dele é minha trisavó, chamada de Maria Linda Duarte, depois de casada (sol. Maria Linda do Amor Divino). Segundo minha avó, neta deles e que conviveu com eles, eles eram chamados de “Padim” e “Madinha” Duarte. Ainda segundo minha avó ele mudou o nome para Vicente Bezerra Duarte. Eles tiveram 11 ou 12 filhos, não estou certo. Ele falecido em 1913 e ela em 1953. Tenho pesquisado em alguns blogs e encontrei um Vicente Alves Bezerra, mas não tenho certeza se é ele. Inclusive, conversando com minha avó, ela me falou que o pai de “Padim” Duarte, ou o bisavô dela, foi quem doou o terreno para a construção da primeira igreja católica de Várzea Alegre. Gostaria de contar com sua ajuda, se possível, no esclarecimento dessas lacunas do passado de minha família.

Ah, eles moravam num sítio chamado “Medeiro”. Não sei se ainda existe, mas minha avó passou a infância lá.

Grato por sua atenção.

David Wesley Amado Duarte

7 comentários:

  1. Prezado David.

    Do meu conhecimento e desta época, o Vicente Alves Bezerra que temos registro era filho de Jose Raimundo Duarte, o conhecido Jose Raimundo do Sanharol e de Maria Anacleta de Menezes. Porém, se casou apenas uma vez com uma filha de Eufrásio Alves de Brito da cidade do Crato conhecida por Isabel Alves de Brito e teve apenas dois filhos. Portanto o Vicente Alves Bezerra que se encontra em varias matérias do Blog do Sanharol não é o que você procura.
    Como há a informação que era filho de quem doou o terreno onde se construiu a Igreja Matriz, se assim fosse, seria filho do Major Joaquim Alves, mas na relação de filhos do major Joaquim Alves não consta nenhum Vicente. Prometo que vou pesquisar e tanto eu como os leitores do Blog que tenham informações postaremos na tentativa de lhe atender.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. Antônio,
    Minha Trisavó, Maria Linda Duarte tinha dois irmãos de nomes Ana e Antônio Primo. Eles dividiram o sítio que herdaram dos pais em três, segundo livro de um tio avô meu, Vicente Guedes Duarte. Os sítio divididos foram Baixio, "Medeiro" e Taquari, ficando o "Medeiro" para minha trisavó. O nome de minha avó é Edna Bezerra Duarte (sol. Guedes Duarte) e meu avô, primo legítimo dela é José Bezerra Lima, filho de Maria Amélia de Passos e José Correia Lima (falecido em 1920), conhecido por "Zé de Teté". Bom, essas informações são as que possuo até o momento. Se alguém puder me ajudar fico grato. Gostaria de encontrar meus parentes que ainda estão em Várzea Alegre.
    Grande abraço.

    david_wesley@hotmail.com
    David Duarte

    ResponderExcluir
  3. Prezado David.

    Estas ultimas informações são importantes. Pois Antonio Primo do Baixio temos bastantes fontes de informações. Os sitios Baixio, Medeiro e Taquary ficam mais ou menos proximos. Vamos ver se o Dr. Rolim tem algumas informações já que os seus avós eram proprietarios do sitio Medeiro, hoje pertencente aos herdeiros de Nonato Rolim, seu avô. Vamos lá Dr. Rolim.

    ResponderExcluir
  4. Morais, o sítio Taquari,uma parte pertence a mim,e o sítio,Medeiros e Taquari,pertencia a vovó Nonato Rolim

    ResponderExcluir
  5. Morais,colhi do meu tio Raimundo Rolim,que vovó comprou o Medieros e Taquari, a Marica Duarte,que era a Maria Linda Duarte em 1938,e que Antonoi Primo que o David fala não e o pai de Chico Primo do Baixio

    ResponderExcluir
  6. Dr. Rolim.

    A informação do seu tio Raimundo Rolim é muito importante. Seria importante voce passar o telefone dele para o email do David que consta no comentario dele na postagem. Certamente ele tiraria as duvidas. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Caro Rolim, fico grato pelas informações. Segundo minha avó ainda tem mesmo familiares do Tio Primo aí em Várzea Alegre. Eu moro em Iguatu, muito pertinho, e gostaria de conhecer essa região e estes primos. Meu e-mail é david_wesley@hotmail.com
    Espero contato.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir