Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 7 de março de 2019

Prefeitura sem Prefeito - Por Patativa do Assaré



Patativa morava a 18 Km da sede do município do Assaré. Foi a cidade tirar um documento que carecia da assinatura do prefeito e o prefeito não estava. Foi a segunda vez também não estava. Na terceira vez mesma coisa. Então fez este verso que lhe rendeu uma cadeia de menos de uma hora. 

Nessa vida atroz e dura
Tudo pode acontecer
Muito breve há de se ver
Prefeito sem prefeitura;
Vejo que alguém me censura
E não fica satisfeito
Porém, eu ando sem jeito,
Sem esperança e sem fé,
Por ver no meu Assaré
Prefeitura sem prefeito.

Por não ter literatura,
Nunca pude discernir
Se poderá existir
Prefeito sem prefeitura.
Porém, mesmo sem leitura,
Sem nenhum curso ter feito,
Eu conheço do direito
E sem lição de ninguém
Descobri onde é que tem
Prefeitura sem prefeito.

Ainda que alguém me diga
Que viu um mudo falando
Um elefante dançando
No lombo de uma formiga,
Não me causará intriga,
Escutarei com respeito,
Não mentiu este sujeito.
Muito mais barbaridade
É haver numa cidade
Prefeitura sem prefeito.

Não vou teimar com quem diz
Que viu ferro dar azeite,
Um avestruz dando leite
E pedra criar raiz,
Ema apanhar de perdiz
Um rio fora do leito,
Um aleijão sem defeito
E um morto declarar guerra,
Porque vejo em minha terra
Prefeitura sem prefeito.

3 comentários:

  1. Como falei eu tenho um video do Patativa no programa do Jô Soares. São varios os poemas declamados pelo poeta alem de historias engraçadas. Vou cortar em partes e fazer pequenas postagens para os leitores. Por conta de Prefeitura sem Prefeito o poeta foi preso, a revolta do povo foi tamanha que o delegado soltou em menos de uma hora. Então ele fez outro poema comparando a sua prisão a uma patativa que tambem estava presa numa gaiola para cantar, e ele preso porque cantou.

    ResponderExcluir
  2. muito legal eese poema !!!ja fui patativa por um dia numa feira literaria q teve na escola,saudades desse dia

    ResponderExcluir
  3. sera que a prefeitura que ele foi e a prefeitura de Nova LIma MG que desapropriou a minha casa quando completei 61 anos. este ano vou completar 66 anos ja fui la na prefeitura inumeras vezes e ate hoje nao encontrei o prefeito. continuarei tentando pois nao desistirei ate ter minha casa de volta pois estou com frio e cansada de morar na rua, pela segunda vez.

    J. Pedersen

    ResponderExcluir