Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SEXTA DE TEXTOS - Sávio Pinheiro

REVOLTA GERAL EM VÁRZEA ALEGRE
Dedico ao meu pai Chiquinho de Louso (in memoriam)

Estando, eu, longe da serenidade sertaneja, numa praia de areias finas, num litoral revolto por ondas gigantes de um movimentado carnaval, jamais poderia imaginar o que ora vos apresento nesta crônica. A aura carnavalesca impetrada em mim, no carnaval de Beberibe, deslocava os meus pensamentos para as belas praias do sol nascente, obrigando-me a imaginar que o carnaval interiorano havia se rendido à exuberância dos eventos litorâneos. Ledo engano.

Numa casa, junto à afrodisíaca Praia das Fontes, após banho de mar pela manhã, churrasco à tarde e folia dançante à noite, movimentada por monumentais bandas de sucesso, acordava, sem o menor desejo de despertar, para iniciar um novo ciclo. De repente, o telefone toca. No outro lado da linha, a minha mãe Maria Dalva.

- É você, meu filho? – Sim!... - Tu não imaginas o que aconteceu, aqui em Várzea Alegre, no desfile da Escola de Samba, de ontem à tarde.

Várzea alegre, desde 1963, exporta para todo o Brasil a exuberância do seu carnaval através da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro – a ESURD, e também da já tradicional Mocidade Independente do Sanharol – a MIS. Disputas, à parte, cada uma quer levar o melhor carnaval para a avenida, criando e inovando os seus enredos com novidades e modernidades. Pois bem.

- Meu filho, metade da cidade ficou revoltada com o que aconteceu durante o desfile da Escola de Samba do Sanharol. Duas passistas, numa demonstração de modernidade, desfilaram totalmente nuas, ornamentadas apenas com tinturas pelo corpo, iguaiszinhas à Globeleza. Foi um comentário geral, principalmente quando a tinta derreteu. Paulo Danúbio disse, que até o dentinho de alho apareceu. Eu fiquei horrorizada.

Meu saudoso pai, seu Chiquinho de Louso, carnavalesco de longas datas e componente de carteirinha da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, a contragosto, teve que se ausentar da cidade por algumas horas para resolver um problema logístico na sua fazenda, no município de Granjeiro, só sabendo da novidade um dia depois do fato ter sido consumado. Ao chegar, de imediato liga para mim.

– É o Sávio? – Sim!... – Você já soube da novidade do carnaval? – A minha mãe me contou! Disse-me que metade da cidade ficou revoltada com a falta de compostura das passistas da escola de samba desfilando nuas, apenas com os corpos pintados. – Pois ela não falou toda a verdade, não! Eu também estou revoltado, mas é porque não vi! Que azar o meu, de viajar exatamente, ontem, e perder um negócio desses!

Sem meias palavras, concluí: – Então, fechou-se a estatística. Metade da população revoltada com o que viu e a outra metade revoltada porque não viu.

14 comentários:

  1. Sávio, no outro dia a cotação do alho subiu na bodega de Joaquim Bitu.As meninas todas querendo usar o dentinho de alho. Ei Sávio, aí chegou uma menina do engenho vei e disse: ei Joaquim Bitu pra mim só dar certo se for um CIBOLAO. Abraco

    ResponderExcluir
  2. Sávio,

    Quando isto aconteceu.
    O sanharol era deferente.
    O povo mais inocente.
    Vivia lado-a-lado com o seu.
    Hoje a coisa inverteu.
    Muita coisa foi mudada.
    Tem até mulher pelada.
    Na escola do sanharol.
    Nos tempo de minha vó.
    Era só de oração.
    Hoje é briga de irmão.
    Um verdadeiro bordel.
    Não lamento este escarcéu.
    Já tirei meu passaporte.
    pois antes que chegue a morte.
    O sanharol é o céu.

    ResponderExcluir
  3. É...

    Sávio:

    A revolta é procedente.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Rolim,

    O bom do alho é que ele agrada pelo visual e pelo cheiro.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Lisboa,

    Gostei do poema. Mas você precisa vir para desfilar na escola. Os enredos são ótimos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Vicente Almeida,

    Eu fiquei muito orgulhoso do meu pai na época do desfile, pois ele se tornou um revoltoso. O que é, quase, um revolucionário.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sávio.

    Se essa sua crônica for publicada aqui nos principais jornais do Rio e São Paulo os carnavais carioca e paulista que se cuidem!
    Depois de ler sua crônica estou pensando em adiantar um pouco mais as férias...

    ResponderExcluir
  8. Dr. savio.

    Estou chegando atrasado. Ontem as chuvas destruiram o canal, derrubaram postes da rede eletrica e ficamos sem energia até agora. Conheço a historia das brincantes sem roupas. As más liguas diziam que o Rozado de Dentro introduziu as mesmas no Bloco da Mocidade para desmoralizar o desfile. Fonte "Futricas e fuxicos do Saanharol". Chiquinho de Louzo me fez lembrar Ze André do sanharol. Depois eu conto.

    ResponderExcluir
  9. Morais

    Tenho certeza que esse "Rozado" de dentro foi proposital ah! se foi!rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Morais

    Tenho certeza que esse "Rozado" de dentro foi proposital ah! se foi!rsrsr

    ResponderExcluir
  11. Francisco,

    Você precisa vir ao Ceará na época do carnaval. Os nossos enredos estão cheios de surpresas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Morais,

    Infelizmente, eu não pude ver a cena desse desfile mas, segundo o meu pai, a idéia foi bem aceita por ele.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Pois é Sávio, conhecendo bem Chico de Louzo, essa foi azar mesmo.kkkkkkkkkkk.
    Fideralina

    ResponderExcluir
  14. Tia Fidera,

    Realmente, o lamento foi enorme. Ele não se cansava de falar da sua falta de sorte.

    ResponderExcluir