Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 6 de fevereiro de 2011

CORDEL PARA TARCISO COELHO - Por Mundim do Vale

Caro poeta Tarciso
Seu verso tem qualidade,
Não sei se sou seu parente
Mas sou da mesma cidade,
Da minha parte eu garanto
Que há uma afininidade.

O seu verso faz lembrar
As coisas da nossa terra,
Uma festa de São João
E a cabra quando berra,
O Riacho do Machado
E o sítio Aba da Serra.

Lembra Margarida Costa
Que acho que é sua prima,
Lembra Pedro Severino
Que era muito bom de rima,
Lambra do sítio Olho Dágua
Onde tem o melhor clima.

Lembra de Neco Rogério
E da minha avó maria,
Dona Maria Correia
E do doido Anania,
Prococa a sua saudade
Pra voltar aqui um dia.

Quando vier na ribeira
Passe no Canindezinho,
Vá até as Quatro Bocas
Depois no Juazeirinho,
Se não tiver apressado
Tome um café com Heldinho.

2 comentários:

  1. Mundim.

    Tarciso é neto de Toinho da Aba da Serra. Descendente de Dadá do São Cosme. É nosso primo quer queira ou não queira.

    ResponderExcluir
  2. Caro Poeta Mundim
    É grande a satisfação
    De ver um poeta afamado
    Me dando sua atenção
    Por isso muito obrigado
    Te digo de coração

    Nasci lá na Aba da Serra
    Onde corre o Machado
    Sou filho de Mané Costa
    E ao mundo fui jogado
    Hoje estou no Marajó
    Onde o Pará é o Estado

    Margarida a minha Tia
    Que o bom Deus a levou
    Deixou três queridos primos
    Na terra que muito amou
    Dionísio Neto, Eimar
    E o Costa que é Doutor

    De tudo o que falou
    Senti muita saudade
    Pois amo a Várzea Alegre
    Minha querida cidade
    Embora criado em Cedro
    Até dezoito de idade

    Quando um dia ai voltar
    Quero o poeta conhecer
    Pra trocar algumas prosas
    E umas poesias fazer
    Também tomar cafezinho
    e doce de leite comer

    Ao encontrar o Morais
    Nosso primo de valor
    Mande o meu forte abraço
    Me fazendo este favor
    E diga que quando puder
    A nossa Várzea Alegre vou

    Abraços aos conterrâneos.

    Tarciso Coelho, Soure (PA), 06.02.2011

    ResponderExcluir