Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Do seriado "Coisas da República": Carlos Luz, presidente por 4 dias (por Armando Rafael)

A tumultuada história republicana brasileira inclui fatos surrealistas. Em 24 de agosto de 1954 o presidente Getúlio Vargas suicidou-se. Assumiu a Presidência da República, cumprindo a lei maior, o vice-presidente Café Filho. Mas, no dia 7 de novembro de 1955, Café Filho teria sofrido um enfarte e afastou-se do cargo para tratamento de saúde.

Cumprindo a Constituição, no dia 8 de novembro assumiu a Presidência da República, o deputado Carlos Luz, (foto acima) presidente da Câmara Federal. No entanto ele só foi Presidente da República durante quatro dias.
No dia 11 daquele mês, o Ministro da Guerra (nome mudado em 1967 para Ministro do Exército), Marechal Henrique Batista Dufles Teixeira Lott (ao lado direito num cartaz de quando foi candidato a Presidente da Repúlica em 1960) – liderando um movimento militar denominado Movimento de 11 de Novembro – depôs Carlos Luz.
Os militares conseguiram que o Congresso Nacional decretasse o impeachment de Carlos Luz e colocaram no seu lugar o Presidente do Senado, Nereu Ramos (foto à esquerda portando a faixa presidencial).
O motivo para o impeachment de Carlos Luz? Os militares alegavam que este não queria dar posse ao presidente recém-eleito, Juscelino Kubitschek.
Moral da Opereta: Quando alguém lhe disser que Collor de Mello foi o primeiro Presidente da República a sofrer impeachment, informe que Carlos Luz foi o pioneiro dessa prática, em 1955.
Tem mais: de 7 de novembro de 1955 e 31 de janeiro de 1956 (período de 84 dias), a República dos Estados Unidos do Brasil (nome oficial do nosso país àquela época) teve quatro presidentes: Café Filho, Carlos Luz, Nereu Ramos e Juscelino Kubitschek.
Coisas da República...
E a história registra tudo!

2 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Li num destes livros que registram a historia que quando o General Mena Barreto foi levar a imformação do afastamento do Carlos Luz este reagiu dizendo: não me afasto da casa do povo, eu represento o povo. E, o General disse: Eu represento as forças armadas, voce vai se retirar e assim o fez.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Registra a história que, após sua deposição, Carlos Luz estava a bordo do Cruzador Tamandaré para evitar qualquer represália em terra e seguir para Santos (São Paulo), onde seria feita a resistência democrátia.
    O navio foi alvo de disparos pela artilharia do Exército, porém não revidou, devido a solicitação de Carlos Luz que desistiu da resistência e Nereu Ramos gozou das benesses da Presidência da República por cerca de 80 dias...

    Coisas da Ré – pública...

    ResponderExcluir