Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 6 de fevereiro de 2011

VELHOS CARNAVAIS - Por Blog do Sanharol.

Fran e Savio - Foto de Dihelson Mendonça.

Dedicado a Chiquinho de Louzo -( in memoria )

Estamos bem próximo do carnaval 2011. Pra quem imagina que só agora Várzea-Alegre é tradição em apresentar bons carnavais vai este recado. Temos postado fotos resgates antigos. Dr. Flavio Cavalcante enviou uma de 1953, e o Israel Batista outra que postarei quarta-feira, de 1942, esta com a identificação dos membros do “Bloco Pode Ser”. Agradeço aos dois e os cumprimento pelo zelo e gosto em defesa de nossa cultura e nossa historia.

Mas, eu quero mesmo é contar uma historinha de 1971, eu lá com os meus 20 anos, ex-aluno do Ginásio São Raimundo, fâ de carteirinha do Dr. Oto de Otoni Carvalho, chego na churrascaria do Gustavo Correia, todo melado de maisena com outros amigos e encontro meu professor, meu ídolo Oto. Aquele homem austero, exigente, cara fechada da sala de aula, se transformara em camarada, folião e brincante. Depois de algumas cervejas ele próprio cantou para os presentes a mesa: “As pastorinhas” .

Toda vez que ouça esta musica lembro o meu querido mestre de Ginásio São Raimundo o maior promotor de justiça de Várzea-Alegre em todos os tempos: Dr. Oto Otoni Carvalho.



3 comentários:

  1. Prezados amigos.

    Acompanhem as postagens da foto do Bloco "Poder Ser". Identiifique o maior numero possivel de pessoas. Vamos reacender a memoria de nossos carnavais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Oto de Otoni Carvalho, foi meu Grande Prof. de História Geral no Ginásio São Raimundo.(1966)Pessoa Íntegra, Moralista e dedicado ao ofício de lecionar e educar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Morais,

    Você, agora, me pegou pelo pé. Citou, no mesmo texto, o meu saudoso pai, folião de cateirinha do carnaval de rua, seu Chiquinho de Louso, e o meu inesquecível professor Dr. Oto de Otoni Carvalho. Ambos muito amigos, por sinal. Atrás da austeridade do bravo promotor e professor Dr. Oto havia um grande boêmio de voz magnífica; e guardado na retaguarda do comerciante e agricultor Chiquinho de Louso existia uma grandiosa expressão de liberdade e de modernidade.

    Guardo na minha memória a voz e os ensinamentos do Dr. Oto e a espontaneidade e a contemporaneidade do seu Chiquinho de Louso. Ambos, canavalescos e boêmios, numa época em que eles se mostravam na vanguarda do seu tempo.

    Um abraço momino.

    ResponderExcluir