Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 17 de março de 2011

Aluisio - Por Risomar Menezes.

Foto - Dr. Aluisio Maximo de Menezes.- "In Memoria".

Tanto tempo se passou
Que voce saiu daqui
Mas te digo com amor
Nunca me esqueci de ti
Meio dia, 12 horas
É dificil de esquecer
Pois eu ficava lá fora
A conversar com voce.

Mesmo sem estar aqui
E sem poder te ver
Quero sempre te ouvir
E conversar com voce
Filho: Me diz onde estás?
E tambem se estás feliz?
Pois Deus vai me perdoar
Se esta pergunta te fiz.

Me perdoa Deus adorado
Se estou falando demais
Pois sei que meu filho amado
Já goza de muita paz
Aluisio: Neste carnaval
Saimos todos daqui
Passamos o festival
No nosso lindo Iputy.

Foi muito bom, bom demais
Pois de lá todos gostamos
Embora lá não temos mais
Aquele que tanto amomos
Lá existe uma saudade
Uma lembrança de você
Uma grande ansiedade
E uma vontade de te ver.

Filho: O burro que voce andava
Naquela sela bonita
Que voce maravilhava
Que era toda sua dita
Tudo lá lembra demais
Sua pessoa adoravel
Mas tambem dá muita paz
Esta lembrança agradavel.

Mas por tras de tudo isto
Vem uma conformação
Se foi vontade de Crsito
Entregamos em suas mãos
Aluisio: Quero contar pra ti
Uma coisa muito linda
Os teus irmãos no Iputy
Construiram uma piscina

Não é piscina de luxo
Mas faz uma imitação
Pra criançada te juro
Foi uma satisfação
Filhoi: Quero te dizer
Que estou muito feliz
No Iputy seus irmão vão fazer
O que voce sempre quis.

Construir aqueles quartos
Que voce sempre falava
E que não houve mais espaço
Porque Deus já o esperava
Aquele quarto da sala
Que de direito era seu
Será sempre uma coisa rara
Que Jesus nos concedeu

Eu penso em fazer um quarto
Um lugar de devoção
E então naquele espaço
Rezar linda oração
É isto que vou fazer
Se Deus do céu me ajudar
E é pensando em voce
Que sempre por lá vou rezar.

Filho:tambem quero te falar
Do teu quarto aqui da rua
Eu mesma pude arrumar
Com bastante fotos suas
Filho: ficou muito lindo
O teu quarto arrumado
Parece que estou ouvindo
O seu sorriso animado.

Filho: foi naquele quarto
Que a ultima vez conversamos
Que estava no momento exato
Os teus presentes guardando
Vou mudar de assunto
Para não sofrer demais
Este lembrar me doe muito
Tambem nos faz padecer

Filho: Eu só te vejo sorrindo
Isto me dá muita paz
Peço a Deus um sonha lindo
Eu voce e muita paz
Filho: como é bom sonhar contigo
Para mim é coisa rara
Mas sempre penso comigo
De uma noite realizada
Quando isto acontecer
Eu vou acordar sorrindo
E quando o dia amanhecer
Vou continuar dormindo.

10 comentários:

  1. Prezados Leitores.

    A poetisa Risomar Menezes no uso de sua capacidade poetica escreve este belo poema decicado "In Memoria" do seu filho Aluisio. O sentimento materno aflora naturalmente do coração de uma mãe cujo filho querido entregou nas mãos do pai. Não podemos avaliar a dor, a tremenda dor, que lhe invade, mas sua confiança em Deus lhe dar coragem para falar coisas tão bonitas com tanta serenidade, esperança e fé.

    Deus lhe abençoe Risomar.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A DONA RISOMAR QUE TÃO BEM EXPRESSOU EM VERSOS A DOR DA SAUDADE. QUANTO A AVALIAR MEU AMIGO MORAIS. RAELMENTE NAO SE PODE PESAR MEDIR CALCULAR O TAMANHO DA FALTA QUANDO SE PERDE UM RNTR QUERIDO. POR MAIS SIMPLES QUE ELE SEJA. QUANDO PERDI A MINHA IRMÃO ESCREVI UMA MENSAGEM QUE FINALIZAVA COM A SEGUINTE FRASE. "MARIA NÓS NÃO SABÍAMOS QUE A TUA HUMILDADE E SIMPLICIDADE NOS FARIA TANTA FALTA".

    ResponderExcluir
  3. Celebrando os dois anos da minha partida, sinto-me muito feliz em receber o povo varzealegrense aqui no famoso sítio IPOTI,onde sempre curtimos bons momentos, grandes datas... Procurem um pouquinho de mim em cada canto deste sítio; no olhar sereno da minha mãe que organizou tudo isso com tanto carinho para receber as pessoas que mais amei. Neste momento, quero relembrar nossos encontros aqui e dizer da enorme alegria de meu pai e meus irmãos em mostrar o eterno reconhecimento pelo apoio dedicado a eles nos primeiros tempos da minha partida inesperada.
    Minha casa era essa. Era aqui que eu reunia a família, os amigos e como vívíamos bem! Hoje é dia de agradecimento, não quero pranto! Foram tantas as homenagens a mim!
    Em minha nova morada, estou mais vivo do que todos possam imaginar. Posso sentir nitidamente a perfeita harmonia que persiste na minha família: a vontade veemente de agradecer a tantos que se fizeram presentes nos momentos de dor porque descobri que "a morte não destrói a vida e que o amor supera a morte!" Continuo amando todos vocês com a mesma intensidade,só que agora em outra dimensão. Sei que continuo morando no coração de cada amigo que me prestou homenagem e solidariedade a minha família.
    Mantenho ainda aquele sorriso calmo e acolhedor e continuo amando as pessoas que fizeram parte do meu convívio porque foi a partir daí que eu comecei a elaborar o meu passaporte para o paraíso e, além disso, o amor nunca morre.
    Procurem lembrar de mim sem tristeza porque vivo contente ao ver que pouco a pouco, todos vão superando a minha ausência física. Fica então, o meu eterno agradecimento a tantos que se fizeram presentes nas belas homenagens e na solidariedade prestada a minha família.
    Aluísio 11/05/2007

    ResponderExcluir
  4. D. Risomar nessa "conversa" com Aluísio transmitiu com o coração cheio de saudade toda a beleza, sensibilidade e imensidão do amor de uma mãe. É um amor MAIOR!!!!

    ResponderExcluir
  5. Dona Risomar,

    Que bonito a sua carta para o seu filho Aluísio. A senhora externou toda a sua saudade e ternura em versos. Nós também sentimos muitas saudades do grande colega e amigo.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei tão emocionada ao ler seu poema, Risomar, que resolvi reprisar um texto que escrevi nos 2 anos do falecimento de ALUISIO. O seu sentimento, Risomar, me transporta ao sentimento de mamãe quando perdeu LUÍS BITU. Você consegue escrever, mamãe sufocou essa dor com muito pranto. Parabéns a você, Risomar, por estar superando tudo e de uma forma tão bonita: tocando e escrevendo. Sou sua fá,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  7. Um poema ditado pelo coração. Dizem os iniciados na arte da poesia que para escrever um poema você tem 10% de inspiração e 90% de transpiração. Mas, quando se constrói uma obra de arte que retrata a dor real deve ser bem mais dificil... Uma mãe ou um pai que perde o filho, carrega sempre uma saudade uma tristeza, mas ao mesmo tempo um esperança de algo que transcenda sua dor.
    Duplo parabéns à essa heroína, Risomar Menezes, que soube transformar sua dor em poesia.

    ResponderExcluir
  8. Vovó.

    Permita-me escrever um versinho que encontrei entre os belos poemas da Senhora:

    Mas, porém um belo dia
    Era noite de São Pedro
    Alguma coisa me dizia
    Vá a festa do Barreiro
    Foi então nesta festinha
    Que me encontrei com Raimundo
    Tivemos uma conversinha
    E tudo mudou de rumo.

    Começou nosso namoro
    Naquele luar cor de prata
    No proximo ano vindouro
    Casamos na mesma data
    No Sanharol vim morar
    Eu era ingenua demais
    Tive que me acostumar
    Vivi com amor e muita paz.

    João Pedro.

    ResponderExcluir
  9. Dona Risomar,você me fez lembrar as partidas de gamão que eu sempre jogava todos os dias com o nosso saudoso Dr. Aluizio.Você sabia que ele nesse tempo era estudante de engenharia e,eu cheguei a convencê-lo a fazer veestibular de medicina prometendo emprestar os meus livros médicos caso ele passasse no vestibular? Ele foi aprovado e todos os semestres vinha me pedir os livros das novas cadeiras e devolver os das cadeiras já feitas.Eu o levava comigo pra Ipaumirim pra dar plantão e o mesmo não saia da sala de parto.Nós arranjamos namoradas,eu, Nadejda que hoje é minha esposa e, ele,Vanúzia que é minha comadre que mora em S.Paulo sempre recorda os momentos felizes ao lado dele.Parabenizo pela bonita manifestação sentimental sua pelo o seu filho querido Dr. Aluizio.Abraços

    ResponderExcluir
  10. O Poema da poetisa Risomar Menezes,
    Traz nos seus versos um conteúdo completo de rimas bem inspiradas e o sentimento profundo de uma mãe conformada com a decisão divina. E ainda o sentimento de lembranças e saudades.
    Ela transferiu para nós, todos os sentimentos de uma boa mãe.
    Parabéns, poetisa Risomar.

    ResponderExcluir