Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 7 de março de 2011

As voltas que o mundo dá... (por Armando Rafael)





"Você diz que devo morrer e que nada restará do meu
nome, mas as canções que cantei serão cantadas para sempre".
(Huexotzin, príncipe asteca - 1484)


Em 1917 os bolcheviques tomaram o poder na Rússia. Por ordem expressa de Lenine, o Czar Nicolau II (foto à esquerda), sua esposa e filhos foram impiedosamente e traiçoeiramente fuzilados. Com esses assassinatos, Lenine julgava que faria desaparecer, nas brumas da história, a instituição monárquica russa. Hoje sabemos que ele deu com os burros n’água!
Ah! As voltas que o mundo dá...




Os comunistas foram responsáveis pelo mais antinatural e desumano regime político que o mundo já conheceu. Segundo “O Livro Negro do Comunismo” mais de cem milhões de pessoas foram assassinadas para a manutenção desse regime, nos países onde se instalou.
De 1917 a 1989, o socialismo real dominou as populações da União Soviéticas (e dos países vizinhos anexados, que formavam a Cortina de Ferro) à custa do chicote e das baionetas. Nessas sete décadas, os comunistas usaram a tecnologia para escravizar; o poder para oprimir e a mídia para manipular e mentir. Praticaram atrocidades as mais diversas.
Uma delas foi o assassinato do Czar Nicolau II. A partir de 1918 ninguém mais, na Rússia, falou sobre a família imperial. (foto ao lado)




Em 1989, após a queda do Muro de Berlim, o povo russo recuperou a liberdade perdida. Muitos, a partir daí, principalmente nas universidades, (lá, diferente daqui, ninguém quer saber mais de marxismo) se voltaram para restaurar as verdadeiras origens do que eles chamam Mãe Rússia. Ocorreu então a volta triunfal da memória do Czar Nicolau II e de sua família.
Primeiro iniciaram uma campanha para localizar os restos mortais do Czar e familiares. Após longas pesquisas conseguiram encontra-los. Depois forçaram o governo de Yeltsin a sepultar condignamente os venerandos despojos, com um pedido de perdão pela atrocidade cometida. Isso aconteceu em 17 de julho 1998, na Catedral de São Pedro e São Paulo, em São Petersburgo, onde estão enterrados os demais Czares. Devido ao interesse pelos Romanov (família imperial que reinou na Rússia de 1613 a 1917) farta literatura vem sendo publicada sobre eles.






Existe até um projeto na Duma (Câmara dos Deputados da Rússia) para que a atual bandeira tricolor daquele país volte a ter a águia bicéfala dos tempos da Monarquia. Em 19 de agosto de 2000 durante a festa da Transfiguração, Nicolau II e a família imperial foram canonizados, como mártires do comunismo pela Igreja Ortodoxa. O cinema adiantou-se à decisão dos bispos com «Os Romanov, Uma Família Imperial», filme de Gleb Panfilov. Ainda mais popular é o último disco de Elena Bogusheskaya, cantora de renome na Rússia, que lhe dedicou todas as canções e ainda pôs na capa uma imagem de Nicolau com uma aura dourada à volta da cabeça.
Hoje sabemos que matando o Czar e sua família os comunistas deram-lhes o direito de voltar. Existe um ditado popular russo que diz: “Tudo volta. Tudo”. Já no evangelho de João 12:24 também está escrito: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo caindo na terra, não morrer, fica ele sozinho; mas se morrer produz muitos frutos”. Maria Stuart, outra rainha assassinada, escreveu: “Em meu fim está meu começo”.

É este o caso de Nicolau II. Recentemente noticiou-se que será enterrada a múmia de Lênin, exposta no Kremlin. Enquanto isso o túmulo do último Czar, na Catedral de São Petersburgo, recebe flores todos os dias por parte das novas gerações russas.
São as voltas que o mundo dá...
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

11 comentários:

  1. Como a direita é esquecida...
    A União Soviética, mesmo com uma ditadura, ditadura do proletariado, diferente de ditadura patronal-burguesa, conseguiu colocar um homem no espaço muito antes Dos Estados Unidos, capitalista. A União Soviética, mais odiada, que temida, foi aliada dos Estados Unidos para combater o Nazismo, ditadura de direita. Franco na Espanha, ditadura de direita, Antonio de Oliveira Salazar em Portugal, ditadura de direita, Mussolini na Itália, ditadura de direita, Augusto Pinochet no Chile, ditadura de direita. Jorge Rafael Videla na argentina, ditadura de direita. E no Brasil vivíamos um regime que punia quem fosse contra o regime. Quem achasse alguma coisa contra aquele período nunca mais seria achado. As ditaduras de esquerda, até onde tenho conhecimento, fizeram com que o povo avançasse na educação no trabalho na saúde e na cultura.
    Não defendo nenhuma ditadura, mas não posso entender como alguém pode calar diante de tantas atrocidades patrocinadas pelo país mais rico do mundo, Estados Unidos, e tecer comentários negativos, contra regimes revolucionários.
    Deve ser que a direita tem o direito sagrado de matar esconder corpos proibir a liberdade de expressão julgar quem está certo ou errado e ao povo... Bem, quanto ao povo, Eles devem pensar que ainda somos crianças e precisamos ser tutelados.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando.

    As voltas que o mundo dá tem mostrado que apesar das ilusões serem peserverantes, um dia, o povo acorda e reage e parte para outra. Não há quem possa duvidar. Ninguem quer mais saber desse tipo de sistema de governo. Só não vê, quem não quer.

    ResponderExcluir
  3. Blog do sanharol.

    Muda-se os métodos, mas a luta é a mesma. Enquanto houver exploração do homem pelo homem na face da terra haverá espaço para lutar.

    ResponderExcluir
  4. Blog do Sanharol

    Entendo que respeito pra você seja concordar? Onde está a ofensa que eu cometi a esse senhor? Prove essa ofensa e eu a retiro com vênia!

    ResponderExcluir
  5. Francisco.

    Absolutamente não é concordar. Muito pelo contraio: é simplismente saber que existem muitos que pensam diferente. Se voce lê os comentarios do texto onde não concordei com os termos utilizados você verá o Washington dizer: Deixa de ser Besta... e, mais outras qualificações, que não fazem parte de um bom debate, especialmente quando não se conhece quem está expondo sua opinião do outro lado. São termos grosseiros e deselegantes. Não me referi a você nem neste texto nem no outro.

    ResponderExcluir
  6. Entendi... As palavras quando escritas adquirem dimensões incomensuráveis!

    ResponderExcluir
  7. É isto aí, meu caro Francisco, você disse uma verdade: "as palavras, quando escritas, adquirem dimensões incomensuráveis".
    Isto motivou o homem a inventar a escrita e a endeusar a caligrafia ( do grego: kallos: belo e graphein: escrever) significando a maneira bonita e correta de traçar os caracteres da escrita.
    Motivou, outrossim, (palavra já em desuso), a escrita como dimensão de poder( todos os poderes). E hajam códigos (lembra-se do de Hamurabi?), cartas ou epístolas, constituições, enfim, palavra adquirindo dimensões incomensuráveis, como você bem o disse.
    Então, está correto o blog do Sanharol quando lhe responde, valendo para todos nós, e não só para você.
    E quanto ao Armando ? Bem, saiba que eu também não concordo muito com o que ele defende. Mas ele escreve, e escreve muito bem, tanto em caligrafia quanto em pensamento. E tem uma coisa no pensamento dele que eu gosto demais: a sua atitude relativista diante das coisas e do mundo. Os homens e as instituições (que são humanas) estão passíveis de erros. E parece que quanto mais poder, erra-se mais, porque ele (o poder) tem sua viseira própria.
    Só um exemplo: você disse com toda a razão noutra postagem que o Brasil cresceu em muitos aspectos na era Lula, é verdade. Mas é também verdade que o IDH não acompanhou este crescimento. O PIB, o setor financeiro, as coisas gradiosas desse nosso Brasil na verdade cresceram. Mas, meu caro Francisco, veja que o povo, na sua maioria, padece da falta de coisas básicas para sobreviver. Culpa de Lula ? Digo que não.De Fernando ? Também não. De Getúlio, de Jânio, da Ditadura ? De jeito nenhum.
    Caetano Veloso, que você citou alhures (palavra em desuso) deu uma pista quando isse: "enquanto os homens exercem os seus podres poderes"...
    Então, parece haver uma coisa errada na forma do exercício do poder que deveria emanar do povo, pelo povo e para o povo. o Armando acha que daria tudo certo caso fosse a Monarquia. Pelo visto, você acha que seria o Socialismo e outros acham... bem a conversa está indo longe demais.
    Saiba que admiro muito sua visão da História. Na sua escrita não há uma só inverdade.
    Meus cumprimentos.

    ResponderExcluir
  8. Zé Nilton.

    Sou avesso à guerra, por isso gosto de articular palavras. Embora seu uso seja muito complexo. Uma vírgula colocada no lugar errado, um ponto, uma exclamação, uma interrogação ou uma palavra que apresentem vários sentidos, tudo isso, pode gerar dificuldades na compreensão de um texto. A linguagem escrita deve ser redigida várias vezes para que o que não estiver claro, clareie.

    ResponderExcluir
  9. Pura verdade. O nosso Pe. Cícero uma vez disse mais ou menos o que você falou.
    Ele disse uma frase latina: "Verba volant, scripta manent".
    As palavras voam mas a escrita fica.
    É preciso ter cuidado com o que se escreve. Você tem razão, caro varzealegrense.

    ResponderExcluir
  10. Acho que se fosse elaborada uma lista de sinais para identificar um analfabeto verborrágico, certamente entraria nela o fato de o indivíduo considerar o nazismo e o fascismo doutrinas de direita. Esse tipo de agente da desinformação não conhece sequer a natureza de seus semelhantes e ainda se mete a querer saber o que é direita. Que patético! Coisa que combina bem com adoradores/bajuladores da mula de nove-dedos.

    ResponderExcluir