Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 17 de março de 2011

A aventura de Ladislau Camilo.

Ladislau Camilo residente no sitio Vacaria, em Varzea-Alegre, agricultor de pequeno porte, recebeu a visita de um fiscal do Banco do Brasil, agencia Crato. Depois das avaliações cadastrais ficou acertado um limite de credito para o cliente bastando para tanto procurar a agencia.

Certa vez, o Ladislau deu a veneta e procurou a agencia, mais para saber se era divera do que por necessidade. Com a bufufa no bolso procurou com que gastar. No Crato a época existia a famosa “Boite da Glorinha”, conhecida e afamada na região. Ladislau foi parar por lá. Se abancou numa mesa, pediu uma gelada e ficou guaribando as moças, cada qual a mais cheia de formosura e apresentamento. Em pouco tempo estava a trocar picares de olhos com uma danada. Depois de algumas cervejas foram parar no quarto. Ladislau cometeu um erro que os de Várzea-Alegre não costumam cometer: não acertou antes o preço da bangalafomenga. Quando terminou é que foi perguntar o valor da conta e fazer os acertos. A mulher, muito prestativa e dengosa disse-lhe: pra outros eu cobro 300,00, mas pra você basta me dar 200,00! Ladislau deu o maior pinote: Valha, e, porque é tão caro? Porque a gasolina subiu! Respondeu sem demora a mundana.

Ladislau se arrumou, penteou o cabelo, pagou a despesa, se despediu, e, na hora do adeus a mulher falou: quando é que meu filho vem por aqui de novo? Ladislau respondeu em cima da bucha – Só quando você trocar seu “bichim” por um a óleo.


4 comentários:

  1. Ladislau quando tomava os seus pileques, ou seja, diariamente, gostava de repetir o que se falava pra ele. Era mais ou menos assim: Ladislau deixa de fazer confusão! Ele dizia e o que é confusão?

    Um belo dia fui chamado para tirar Ladislau da Cadeia em Crato. O crime: advertido pela dona do Bar para não quebrar as garrafas sob pena de ir pra cadeia - ele perguntou: e o que é Cadeia? Então a policia resolveu leva-lo para conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Ei Morais, essa caristia toda é porque é no "abutuadim" ????
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Morais,

    Boa saída... a de Ladislau. E sem volta. Boa história.

    ResponderExcluir