Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 16 de março de 2011

A competência e a grandeza ética do bravo senador pernambucano Cristóvão Buarque – por Napoleão Tavares Neves (*)


Reputo o senador Cristóvão Buarque uma das poucas eminências do nosso Senado Federal: culto, competente, ético e inteligente, dentre outros títulos. Recentemente, ao cruzar por um esperto repórter – nos corredores do Congresso Nacional – recebeu do mesmo a inteligente e embaraçosa pergunta:
– Como o Senhor está sentindo ser colega de Tiririca como integrante da Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional?

Resposta precisa, inusitada e perspicaz do eminente senador Cristóvão Buarque:

– O Tiririca poderá prestar um grande serviço à instrução nacional naquela comissão, bastando dizer porque motivo não se alfabetizou no seu Estado do Ceará...

Resposta maiúscula, profunda e abrangente com múltiplos desdobramentos e veladas críticas ao sistema educacional brasileiro! Cristóvão Buarque é sempre assim: preciso, oportuno e ético, acertando um tiro mortal no âmago do problema enfocado. Quem sabe, sabe e faz! É catedrático de cidadania...
(*) Napoleão Tavares Neves é médico, escritor, cronista, historiador e memorialista. Reside em Barbalha.

Um comentário:

  1. Grande Cristovam Buarque.

    O Tiririca deveria responder que não aprendeu por razões diversas: Porque não quis talves. O Pais que constroe escola mirabolantes, paga para o aluno ir a sala de aula, transporta o aluno de casa para a escola, e promove o aluno automaticamente de ano, o unico e grave problema está no salario pago ao professor.

    Mas se para ser presidente não precisou aprender, vai ser preciso aprender para ser palhaço?

    ResponderExcluir