Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 28 de março de 2011

Cultura Popular - Onde nós vamos parar - João Dino.

“Hoje eu durmo lá em cima, na casa das primas... Na casa das primas... Uma quenga por baixo e a outra por “riba”... Na casa das primas... Na casa das primas...

"Com a mãozinha no joelho vai descendo até o chão dê uma mechidinha que é a posição da rã....

"Ei, tu quer beber? Ei, tu quer fumar? Ei, tu é boiola? Ei tu quer sair, tem duas gatas para escolher?

"Vou sim, quero sim, posso sim... a mulher não manda em mim...


Amigos, eu sou o Seresteiro JOÃO DINO, que durante muitos anos cantei, participei e promovi bailes carnavalescos em algumas Cidades da Paraíba.

Acredito que algumas pessoas do Cariri recordam os bailes carnavalescos realizados na AABB de Juazeiro, pelo saudoso promoter Jonathan Quiss; o carnaval de rua, de fevereiro de 2000 realizado aqui, nas proximidades da Praça da Matriz, o carnaval na Praça da Sé do Crato, em fevereiro de 2001. Nesses eventos eu participei como cantor e produtor da orquestra carnavalesca.

Aquela orquestra, com 15 componentes, inclusive trompetes, trombone, Sax Soprano, Sax Tenor, custou aos cofres públicos, na época, o equivalente a 5% do valor que atualmente é pago às bandas de AXÉ, FUNK, RAPP e FORRÓ ELÉTRICO.

Para formar aquela orquestra eu costumava selecionar músicos profissionais e ensaiava durante três meses, a fim de prepará-los, antes de expor ao público.

A maioria das bandas de hoje, selecionam os componentes procurando jovens, de boa aparência, que aceitam pequenos cachês. E os ensaios são realizados nos palcos, durante as apresentações.

A minha orquestra de carnaval tinha um repertório de 100 músicas. Marchas rancho, marchinhas, frevos e sambas de todos os tempos. As bandas de hoje têm, em média, seis músicas no repértorio. E não precisa mais que isso.

Para os carnavais de rua os gestores públicos anunciam 10, 20, 30 atrações. Entretanto, cada uma se apresenta executando o mesmo roteiro musical, ou seja: a meia dúzia de “obras” que estão sendo veiculadas na mídia nacional, por ingerência dos próprios produtores musicais do momento. E o dinheiro público desliza para todos os lados. Sobra para a corrupção eleitoral, álcool, drogas, prostituição, subornos de autoridades etc.

Mas o que eu vejo de mais grave nessas inversões de valores, são as letras das músicas. As antigas enalteciam as belezas naturais do nosso país, as nossas celebridades como Marta Rocha, Rui Barbosa, Garrincha, Pelé, Tom Jobim, As cantoras do rádio etc. Outras, recheadas de bom humor, satirizavam os maus políticos, e de uma forma inteligente e indireta abriam os olhos do povo para eventuais desmandos administrativos.

As letras das “obras musicais” de hoje se limitam a denegrirem e detratarem as mulheres. E a coisa é tão séria, que tanto as jovens de pouca cultura das periferias de nossas cidades, quanto aquelas das classes média e alta, moças prendadas e de boas famílias, vibram, aplaudem, viram macacas de auditório e acham a coisa mais linda quando os vocalistas das bandas dizem: quem gostou bate palmas e canta comigo... Só as raparigas agora... Só as cachorras... Só as safadas... Só as molecas sem vergonha..., Só as “fuleiras”...

Normalmente essa interação do cantor com o público, é feita quando os gestores estão sobre o palco/palanque, ao lado de suas famílias, sendo filmados para sair na televisão (Estou narrando aqui o que eu vejo na TV).

E quando o cantor diz: dinheiro na mão... calcinha no chão. Dinheiro acabou... calcinha voltou...

A gargalhada é geral. Tudo é felicidade. Que banda boa.

Nesse momento muito oportuno, o Empresário da banda dá aquele aperto de mão caloroso, e diz ao gestou, aos berros: Eu não lhe falei que com essa Banda junta gente...

A verdade fica engasgada. Tem que ser dita: Eu sinto vergonha de mim.

8 comentários:

  1. Amigo João Dino.

    Esta é a questão. Onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  2. Eita mas eu vi um caba dançador!!

    ResponderExcluir
  3. VIAJANDO DE CRATO PARA IGUATU, NAQUELA BELIOSA ESTRADA,OS CAMINHONEIROS, MOTORISTAS DE ÔNIBUS, TOPIQUEIROS ETC.- ESTOU DESTACANDO, SOBRETUDO, AS PESSOAS QUE GANHAM O PÃO NAS ESTRADAS - PODEM RESPONDER: VAMOS PARAR NOS BURACOS.

    ResponderExcluir
  4. João Dino, o próprio homem destrói a sua identidade

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente, mas há "os piores cegos..."! A mídia televisiva muito deseduca e muitas vezes é a BABÁ que a criança tem. Infelizmente, independente da classe social.

    ResponderExcluir
  6. Eita amigo João Dino um dia...que não é tão longe eu ainda realizarei meu sonhos curtindo uma noitada em seus shows baile..sou sua fã...sucessos meu Rei.

    ResponderExcluir
  7. João Dino,

    A luta desenfreada para se aumentar o financiamento da cultura vem de longas datas. No primeiro aumento, os políticos descomprometidos desviam o dinheiro (protegidos pela lei feita por eles) que deveria ser gasto em ações culturais para financiar entretenimento de mau gosto. Eu acho essa ação governamental golpista. O deputado faz média com o prefeito ao arranjar o recurso, este superfatura o contrato (70% para ele e 30% para a banda), sem falar no acordo com os fornecedores de bebidas para fechar o ciclo. O resultado final você já falou no texto.

    Não sou contra o entretenimento nem as músicas de gosto duvidoso, mas acho que a verba para estes eventos culturais deveriam ser carimbadas, pois se assim o fosse, daria para o banqueteamento dos políticos e para as ações culturais sérias e necessárias.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. É ISSO SÁVIO PINHEIRO,
    EU ANDEI EM CERCA DE 20 CIDADES DURANTE ESSE CARNAVAL. VÍ GIGANTESCOS TRIOS ELÉTRICOS SE ARRASTANDO SOBRE CALÇAMENTOS ESBURACADOS, ESGOTOS PODRES A CÉU ABERTO, JOVENS EMBRIAGADOS, DROGADOS, ACIDENTADOS, ESFAQUEADOS, BALEADOS, MORRENDO EM HOSPITAIS POR FALTA DE MÉDICOS, EQUIPAMENTOS E MEDICAMENTOS.
    E NOS PALCOS/PALANQUES, QUANTA FELICIDADE. TUDO É ALEGRIA. SALVE O POVO BRASILEIRO. KAKAKAKAKAKAKA.
    ÀS VEZES EU TENHO A IMPRESSÃO QUE DETERMINADOS GESTORES ADMINISTRAM ASSIM COMO UMA FORMA DE SE VINGAR DO POVO. É PORQUE QUANDO ESTÁ NA CAMPANHA A HUMILHAÇÃO É GRANDE: LIMITES BANCÁRIOS ESTOURADOS, CARTÕES DE CRÉDITOS NO VERMELHO, AGIOTAS E OFICIAIS DE JUSTIÇA NA COLA, ADVOGADOS COMENDO O CABLOCO PELO PÉ, PROMOTORES ATERRORIZANDO, JUÍZES ??? ETC. POR ISSO, QUANDO ESTÁ NAQUELE SOL QUENTE, NO COMÍCIO, ELE PENSA: EU VOU ME VINGAR DE VOCÊS MAGOTE DE CÃO...KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA.

    ResponderExcluir