Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 14 de março de 2011

Emoção, lembranças e saudades - Blog do Sanharol.

Foto Claude Bloc Boris - Da esquerda para direita: Oci Bitu, Clara Bitu, Raimundo Menezes, Maria Bitu e Ilka Bitu.

Dedicado “In memória” - Moacir, Julio, Assis e Dr. Luiz Bitu.

Dizem que saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue. Saudade – é presença e ausência.

Neste Carnaval eu visitei a casa do Inharé, a casa de seu José Bitu e Dona Biluca. Lá estive na companhia de Raimundo Menezes, Dona Risomar, Dr. Menezes Filho e Dr. Helder Menezes. Quando me vi diante de Maria, Ilka, Ocy e Clara Bitu desejei ser um Rui, um Patrocínio ou um Bilac para com palavras descrever a emoção daquele momento. De repente passou na minha prodigiosa memória vários cenários vividos: Vi meu pai arrendando partes daquelas várzeas para fazer uma plantio de arroz. Vi Ilka Bitu passando na frente da casa do Sanharol acompanhada dos filhos para passar o domingo com os pais. Vi dona Biluca descendo para missa das cinco horas. Vi José Bitu na calçada do meu avô Pedro André fazendo uns arreadores artesanais de cabelos coloridos. Vi seu Acelino e Antonio Mamilin desenchocalhando a boiada que acabara de chegar dos Inhamuns. Vi Dr. Feitosa com sua inseparável malinha de ferramentas aliviando as dores de dentes dos nossos irmãos, por fim, vi Maria Bitu recebendo em sua casa em Fortaleza os doentes que ali chegavam para tratamento de saúde.

Não é fácil de uma hora pra outra você reviver todas essas lembranças sem ir às lagrimas. Como não sou um Rui, um Patrocínio nem um Bilac registro o nosso encontro com esta foto das irmãs: Maria, Ilka, e Oci e Clara que não as conhecia. Que Deus abençoe a todas e guarde em sua eterna morada os quatro irmãos homens que seguiram mais cedo abrindo os caminhos da casa do pai. Os netos não os vi, "sisconderam" para os lados da Serra da Charneca, mas há de haver tempo para os encontrar.

4 comentários:

  1. "Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue".

    ResponderExcluir
  2. Morais, Obrigado por homenagear nossa família. A primeira é Ilka,da esquerda para direita, mora em Fortaleza, foi casada com Edvar Moreno(in memoriam). A segunda é Clara, que mora no Rio de Janeiro e foi casada com Vicente Correia (in memoriam). A terceira é Maria, mora em Fortaleza, foi casada com Dr Feitosa (in memoriam) e Oci que é casada com José Bitu de Freitas, mora em Itapetim, Pernambuco. Todas octogenárias, menos Ilka que será só no próximo ano.

    ResponderExcluir
  3. Uma postagem dessas é na verdade doze para elefante. Ao olhar para esse guerreiro Raimundo Menezes traz-me uma grande recordação em função da grande amizade que ele tinha com os meus pais e família. Amigo verdadeiro de Raimundo Bitu e Cotinha e que ainda hoje permanece com o mesmo carinho especial para com os filhos.
    Ilca, Maria, Ocí e Clara são figuras impolutas que queriam muito bem a meus pais, eram sobrinhas legítimas do meu pai e primas legítimas de minha mãe. Observando o belíssimo relato de Morais quero complementar que faltou Raimundo Bitu e Cotinha na calçada recebendo e abraçando os filhos de Ilca por ocasião dos passeios nos domingos quando vinham para o Inharé.
    Tive a honra de abraçar a todos na missa e na confraternização dos cem anos de Tietinha no sábado de Carnaval. Essa família é fantástica, amizade recíproca de verdadeiros irmãos. Aproveito a oportunidade para mandar um grande abraço a todos em especial a esse grande casal Raimundo Menezes E Dona Rizomar são pessoas de uma educação exemplar e que investiu nos filhos a sabedoria no campo da educação.

    ResponderExcluir
  4. Blog do Sanharol, pelo que vejo o feriado de carnaval foi de grandes encontros e emoções, achei muito bonito o que você escreveu para os BITUS do INHARÉ. A gentileza de Sr. Raimundo Menezes me fez lembrar meu saudoso pai Zé Bitu que valorizava muito os parentes. Parabéns em nome dos BITUS de lá e de cá.
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir