Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 21 de março de 2011

Historias do Cangaço.

Por todos estes dias estarei transcrevendo algumas historias do Cangaço. Cruezas de Lampião. Historias contadas por testemunhas que viveram até bem pouco tempo ou que ainda vivem. Seguirei este roteiro dividindo a historia em pequenas postagens para não cansar o leitor. Segue o roteiro:
Primeira - Vila de Ipueira - Resistencia heroica ao cerco de Lampião.
Segunda - A fuga dramatica e astuciosa de Vicente Venancio.
Terceira - Manuel Marcelino, o homem que lampião temeu.
Quarta - A Vingança do Tenente Antonio.
Pra cada historia faremos quantas postagens forem necessarias de modo que o leitor não se canse. Historias contadas por testemunhas oculares dos fatos. Notas importantes para quem gosta do tema.

3 comentários:

  1. Estas postagens serão dedicadas ao Dr. Enio Menezes, grande admirador das historias do Cangaço.Acompanhem.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que tomem um depoimento de Ademir Batista, a família dele foi vítima dos atos de Lampião nas terras de origem do seu pai. É também uma testemunha viva das histórias do cangaço. Depois do ataque sofrido por eles tiveram que vir morar em Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Robson Bitu Moreno.

    Conheço a historia de Dona Vicencia, mãe de Ademir. A familia morava na localidade Olho Dagua do Melão e quando o Lampião passou por lá queria sequesta-la e leva-la. Ela conseguiu fugir e se esconder no mato. Depois vieram morar em Varzea-Alegre no sitio Mocotó.

    ResponderExcluir